Estava fazendo uma pesquisa sobre alguns software do backend do Linux e acabei me deparando com o polkit e o seatd, e fiquei curioso sobre porém não achava nem Fórum que explicava completamente sobre eles, queria saber se alguém poderia me explicar algumas coisas sobre o eles:
O que eles são?
Como cada um deles funciona?
Qual é o uso de cada um deles?
É possível utilizar os dois juntos?
E qual a relação do polkit com o systemd, e do seatd com o libseatd?
É por último se algum deles tem algum ambiente em que eles sejam mais ultilizados ( talvez polkit em desktop environment como Gnome, ou seatd em window Manager como sway )?
Polkit, de uma forma bem porcamente resumida é basicamente um “app” que serve para intermediar uma solicitação de administrador pro app, tem muitos aplicativos que só vão fazer função x se tiver permissão de root, e a forma como eles pedem essa permissão (e senha) é pelo Polkit, recomendo a leitura.
Quanto ao Seatd ele serve pra “gerenciar” o acesso aos hardwares de entrada ao sistema, como teclado, mouse, monitor, essas coisas. É uma forma de gerenciar esses controladores para cada sessão, ele é usado por exemplo, caso você não tenha o suporte, ou não queira usar o Systemd na maquina.
De resto eu vou ficar devendo, porque esses tópicos geralmente são avançados e eu sou apenas um usuário comum de PC.
Pela sua explicação deu pra mim ter uma noção sobre o que é o polkit e o seatd, parece que eles são dois “aplicativos” que atuam em áreas diferentes do sistema linux.
Quando a pergunta estava mais em dúvida por causa de uma instalação que fiz do Arch Linux com sway via Archinstall, já que na hora me apareceu a opção de polkit ou seatd, que me gerou dúvida na hora.
Quando a opção de uso acho q vou usar o polkit normalmente, já que o padrão do Arch Linux é systemd, já que você disse o seatd é como se fosse uma alternativa a ele.
Mais muito obrigado pela sua ajuda, mesmo que vc seja um usuário comum de Pc, ajudou muito a entender sobre.