Podman-compose e permissões

Recentemente resolvi trocar o docker pelo podman para não precisar rodar mais containers com sudo ou root, mas estou enfrentando problemas com permissões.
Estou tentando subir um compose.yml do Navidrome com podman-compose, mas ele fica dando erro de permissão e não sei como resolver. Essa questão de mexer com containers é meio nova pra mim
Estou no Debian 12 Stable, instalei os pacotes

podman podman-compose e podman-docker

E tentei rodar o compose com

podman-compose up -d

vou deixar em anexo os logs do podman, o arquivo compose.yml e como estão as permissões do diretório

Isso se deve a uma camada adicional de segurança do podman: o podman faz com que o os usuários dentro do container, caso “escapem”, tenham permissões correspondentes a contas que não existem fora dele, sendo “inertes” (com exceção do root dentro do container, que tem os privilégios do seu próprio usuário).

O artigo abaixo explica em mais detalhes:

As soluções sugeridas:

• Remover o user: do arquivo compose, assim ele vai rodar como root dentro do container (que tem as permissões do seu usuário) – relatos de que funciona aqui.
  • --userns=keep-id, para o usuário que você especificou em user: no .yml tenha também os privilégios do seu usuário.
  • Dar a permissão da pasta data para o usuário “fictício” dentro do container (com podman unshare chown.
1 curtida

Resolvi tentar a função da permissão ao usuário fictício por achar que seria o método mais adequado e funcionou!
Muito obrigado

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.