Poderiam me tirar algumas dúvidas sobre o Gnome?

Bom Dia pessoal, tenho algumas dúvidas relacionadas ao ecossistema Gnome:

1 A instalação de novos recursos via Gnome Extensions é segura ?

2 As extensões são estáveis e atualizam junto com o sistema ?

3 Com relação a games, o Gnome é o mais indicado ?

4 O Gnome possui um melhor gerenciamento de recursos de Hardware ?

5 A Gnome Software é mais eficiente que o Discover do KDE ?

6 O Wayland já é o padrão de desenvolvimento no Gnome ?

7 GTk ou Qt, qual possui mais Bugs ?

8 Nvidia x AMD, qual placa gráfica funciona melhor com o Gnome ?

9 O Gnome Software trabalha melhor com Flatpaks ou Snaps ?

10 O Gnome possui ciclos de atualização ?

1 curtida

Sim, é razoavelmente segura, lembrando que as extensões são feitas por terceiros, então pode passar algo as vezes.

Não, geralmente são atualizadas por outro app, e nem sempre acompanham o ritmo de atualizações do sistema, podendo assim causar instabilidades.

Algumas pessoas dizem que sim, já eu acho melhor o Plasma, tanto que o próprio Steam Deck utilizará o KDE Plasma.

Na minha opinião não, tanto que instalava algumas extensões para melhorar isso.

Eu prefiro o Discover, já utilizei os dois e a GNOME Software sempre foi lenta para mim e nunca integrou bem com Flatpak e Snap.

Se não me engano sim, já faz um tempinho que fez essa migração.

Como programador eu acho o GTK mais bugado, fora que o GTK é um toolkit, já o Qt é um framework completo.

A AMD sempre teve um suporte melhor no Linux.

Creio que trabalhe melhor com Flatpaks, mas para mim nunca funcionou direito com nenhum dos dois.

Sim, possui. Schedule - GNOME Wiki!

6 curtidas

A maioria das extensões são open source, ou seja, tem transparência, mas como comentaram elas são feitas por terceiros

Isso depende do desenvolvedor da extensão. A Dash to Dock por exemplo demorou para atualizar durante a transição do gnome 3.38 para o 40+, mas a maioria que eu utilizo sempre acompanha os novos lançamentos do Gnome.

O Gnome é um pouco mais pesado que outros DEs, o que pode influenciar um pouco no desempenho. Se você utilizar seu pc para fazer outras tarefas também, e melhor focar no DE que você se sente mais produtivo.

O gnome tem algumas configurações básicas de hardware. Outros DEs como o KDE tem configurações mais avançadas. Mas você pode instalar extensões também para isso.

Eu acho a Gnome Software mais clean e mais organizada. Uma diferença importante é que a Gnome Software vai pedir para instalar as atualizações quando você desligar o computador, igual o Windows. Se você fizer as atualizações via terminal isso não vai acontecer.

Sim, o Gnome prioriza o Wayland

Na minha experiencia os 2 são iguais e bem estáveis,mas depende do desenvolvedor do app

Por enquanto utilizei só Intel

Com os 2, mas o Gnome tem mais foco em Flatpaks

A cada 6 meses é lançada uma nova versão do Gnome

2 curtidas

É normal que alguns sempre tentem favorecer aquilo que preferem, então tentarei ser o mais objetivo e imparcial possível.

Com exceção de algumas extensões, nenhuma extensão é curada ou vistoriada por contribuidores do GNOME, ou seja, sempre esteja atento ao que você está instalando.

Não e não. O GNOME não possui uma interface para extensões, então elas não passam de patches ou hacks, segundo os contribuidores do GNOME. Minha recomendação é que você tente a aprender a usar o GNOME sem extensões, vai evitar possíveis dores de cabeça.

Não existe ambiente gráfico mais indicado para jogos. Use o que você preferir.

“Mas a Valve vai usar KDE Plasma”. Verdade, mas isso está relacionado ao KDE Plasma ofertando a modularidade necessária para a Valve criar seu próprio produto, removendo partes, adicionando outras. Trabalho a nível de sistema, não é algo com que você deva se preocupar.

Isso é responsabilidade do sistema, não do ambiente gráfico. Entretanto, julgo que você esteja se referindo a recursos visuais. O GNOME costuma ser o primeiro a implementar algumas qualidades de vida, mas são coisas bem pontuais e simples. Gerenciamento de hardware costuma ser deixado para aplicações a parte.

Objetivamente? Atualmente, a GNOME Software é mais consistente em seus resultados e se porta melhor como produto, mas depende da implementação. Se você pretende usar a GNOME Software, eu recomendaria ficar com o Fedora.

O melhor Discover você vai encontrar no KDE Neon, mas mesmo no Neon você vai ver que o Discover pode ser problemático.

Subjetivamente? Depende de qual experiência de usuário te agrada mais.

Há muitos anos. O GNOME foi o primeiro projeto de sua categoria a adotar o Wayland. GNOME sempre está encabeçando as implementações das novas tecnologias, muito por causa da “bolha” do projeto ser a mesma dos responsáveis por essas tecnologias.

Difícil de dizer e a não ser que você seja um desenvolvedor, você estará em contato com produtos que utilizam essas tecnologias, não com as tecnologias em si. A pergunta correta seria “GNOME ou KDE Plasma, qual possui mais bugs?”

Em geral, para Linux no Desktop, AMD.

Flatpaks.

Sim. Atualizações ocorrem de 6 em 6 meses.

3 curtidas

Sim e não. Aconselho usar sem extensões para uma experiência mais pura possível com o GNOME

Não.

Não existe DE recomendada para games, o que temos são distros que facilitam o uso (como Pop!_OS e Manjaro)

Se vc tiver 4GB ou mais de RAM e/ou um SSD, sim

Acho ele mais organizado e melhor para se trabalhar com flatpak e snap, mas acho que isso é mais pessoal mesmo (as duas são boas)

Sim. Uso no Fedora 35 e nem parece que estou fora do Xorg, além de ser mais eficiente em efeitos visuais (sem lags ou coisa do tipo)

Dizem que o Qt é melhor para trabalhar com programas universais (que são usados em várias distros, Windows e Mac), mas fico te devendo essa

As duas. A dificuldade de usar um driver nvidia no linux já é passado e os drivers AMD já vem embutidos.

As duas, mas vejo maior velocidade com Flatpaks

Sim, saiu do 1.x para 2.x, do 3.x para 4x.x (que é o mais atual)

BTW, se quiser uma melhor e mais pura experiência com GNOME, recomendo:
→ Fedora;
→ Arch Linux;
→ Gentoo.