Poderiam matar minha dúvida sobre repositórios?

Olá pessoal, apesar de usar linux a algum tempo, ainda não parei pra entender 100% como funcionam os repositórios e como recentemente instalei o linux Deepin, algumas coisas estão me preocupando. Vamos aos pontos que ainda tenho dúvidas:

  1. O repositório do deepin é uma “cópia” do repositório Debian estável? Ou seja, tudo que tem no repositório do debian tem no deepin, porém se sair uma atualização no debian pode ser que no deepin não atualize?

  2. O Debian tem vários tipos diferentes de repositórios diferentes? Pra que?

  3. Eu sei que o repositório do meu linux fica em /etc/apt/sourcelist então eu eu posso ir lá, apagar e colocar o repositório que tem os pacotes mais atuais e tudo bem? Qual seria o melhor repositório pra manter meus pacotes sempre mais atual possível?

  4. Caso eu tenham vários repositórios, como saber de qual repositório meu pacote vai ser baixado?

É isso pessoal, esses são alguns pontos que eu ainda não entendi sobre repositórios, se alguém puder me esclarecer alguns deles ficarei mt grato :grinning:

Um abraço!

1 curtida
  1. não, os devs do Deepin lidam com o próprio repo de forma diferente.
  2. organização, jogar tudo (software livre, libs, proprietários, etc) das duas versões diferentes do Debian (stable e testing) num só repo ficaria bagunçado, confuso e inseguro.
  3. poder pode, a pergunta certa é, vc deveria? Usar repositórios não oficiais é um risco bem grande. Se quer algo mais atualizado eu recomendo só mudar de distro mesmo, pegar uma rolling release como openSUSE Tumbleweed ou até mesmo o Arch, que são distros que mantém seus repositórios na versão mais recente possível.
  4. geralmente seu gerenciador de pacotes vai informar em que repo cada pacote fica.
2 curtidas

Todos os pacotes do repositório do Deepin, são reembalados qdo extraídos do repositório do Debian… É feito alguns ajustes de tema. E ainda, a equipe Deepin adiciona pacotes curados no próprio repositório.

Se vc add o repositório do Debian, Ubuntu ou até mesmo o PPA… As chances de quebrar o sistema são altíssimas.

Após a migração de repositório que o Deepin vem fazendo. Os apps mais populares terão atenção especial pela equipe e serão atualizados. ATÉ LÁ, recomenda-se usar AppImage, Flatpak e Snappy… além, de baixar os .deb do site dos programas.

2 curtidas

1- sim, mas não seguem 100% igual ao Debian, modificam algumas coisas, acrescentam outras, atualizam nem sempre junto com o Debian…não compilam 100% dos pacotes no deepin.
2- sim, questão de organização, licenças etc…
3- Não, dependendo do repo que você colocar lá pode quebrar o sistema, deepin não possui um repositório tipo o “tearing” do Debian (até onde me lembro) então não mexa lá, quer programas recentes sem arriscar seu sistema, use flatpak’s, snaps’s e appimage’s
4- pode usar apt info nomedopacote ou verificar em um gerenciador gráfico, ele deve te mostrar de qual repo é…

3 curtidas