Podem me dar dicas sobre velocidade de internet no linux?

Olá galera, tudo bem?
Eu contratei uma internet da Claro de 250 mbs. Então hoje eu resolvi fazer uns testes para saber se esta chegando a velocidade contratada. No meu notebook testei na conexão 5g e chegou em 290 a velocidade (passou a velocidade contratada). Já no desktop só tem a opção wifi 2g, e a internet ficou nos 56mbs. Será que eu consigo melhorar essa velocidade nesse pc? Ou o 2g fica abaixo mesmo da velocidade contratada? Eu achei muito abaixo. Menos de 25%. Esse desktop que não tem a opção conectar a cabo porque a entrada a cabo não esta funcionando. Nos dois computadores estão instalados o debian 11.

1 curtida

Olá!

Há uma série de fatores que influenciam.
Primeiro precisa verificar as especificações de hardware de sua placa wi-fi no desktop e em seguida ver se está com o driver adequado.
Após, precisa verificar se o sinal está chegando de forma adequada no desktop visto que se for antena traseira, como está em termos de obstrução física de sinal até chegar nela e coisas do tipo.
Seguindo, verificar como está a configuração de canais e nível de ruído na rede 2,4GHz e de repente ter como otimizar para menor ruído e chegar mais livre no desktop.

Veja esse vídeo com essas informações de forma mais prática que deve ajudar com primeiros testes e soluções.

2 curtidas

Então. No notebook também cai para os 56 mbs quando eu mudo para 2,4Ghz, enquando no 5g ultrapassa a velocidade contratada. Coisas como distância não é problema, pois o mode esta do meu lado. Eu pesquisei sobre isso e vi que no Windows tem uma coisa nas configurações que pode fazer a internet vir numa velocidade abaixo da que o roteador esta mandando. Mas você pode resolver isso mexendo nas configurações. Minha dúvida é se o roteador esta enviando só esses 56mbs, mesmo para 2,4Ghz ou é alguma coisa na configurações do Linux que limita a velocidade para essa conexão.

1 curtida

Tá tudo certo! O meu roteador tem essas duas tecnologias 5G e 2G - A 5G consegue velocidade maior, mas tem um alcance menor, a 2G é menos veloz só vai até 50Mbps, mas o alcance é maior.

O que diz se você vai usar 2G ou 5G é sua placa/adptador wireless, se tem suporte.

Eu só consigo usar 5G no meu celular, no meu notebook só consigo 2G, pois a placa wireless não tem suporte para 5G. Quando a placa não tem suporte a opção de 5G nem aparece na lista de opções de conexão do wifi.

Se a placa/adaptador wifi não tem suporte a 5G, não tem nada que possa ser feito para que ele use o 5G.

2 curtidas

Sim. Devido a natureza de operação da frequência mais alta (5GHz) alcança-se maior velocidade em custo de outras coisas.
Qual é a sua placa wi-fi?
Sabendo o modelo certo teremos certeza de alguns detalhes. Caso ela seja mais antiga pode estar limitada a padrão G que é 54Mbps e daí não passará mesmo. Se for N é outro limite. Então precisamos saber qual a placa para poder ver as limitações se serão via hardware, caso contrário ai você avança para buscar “destravar” na parte de soft a velocidade ser maior.

Aproveitando, passa também o modelo certo do modem/router.

1 curtida

Ah, bom… Acho que vou colocar uma placa de rede offboard para ver se consigo ter a velocidade contratada. valeu pelas informações.

Tanto a notebook quanto a desktop no 2,4ghz não vai além dos 50 e pouco mbs. Mas o notebook tem a opção 5ghz. No 5GHZ ele passa dos 250 mbs que contratei. Chega em 290 mbs. Acho que vou colocar uma placa de rede no desktop para ligar no cabo. Isso deve resolver o problema. Eu não sei qual o modelo do pci wireless dele. Eu sei que ele tinha um outro que era ruim de sinal, aí tirei um de um notebook quebrado e coloquei no lugar. Era um notebook da mutilaser, se não me engano.

Certo.
Se é viável adquirir um device LAN será velocidade completa.

Observação: a questão de aparecer maior que o contratado é bem relativo. No vídeo que enviei tem alguns mecanismos de validar diferentes métodos a velocidade.

O tradicional Speestest OOkla ele apresentará sempre uma velocidade de curta duração de uso bem alta visto que ele primeiramente aponta para o server local do seu ISP e a conexão é direta entre seu router e o ISP ficando basicamente no nominal. Agora se começar a tracar conexão com outros servidores e tirar média ai sim você consegue ter uma precisão melhor.

Exemplo disso é zilhões de pessoas clientes do Xbox Cloud Beta terem contratos de 500Mbits e terem lags absurdos ao jogar. Isso ocorre por causa de rota. E mesmo que a exigência do jogo online do Xcloud é bem baixa em termos de sustentação de velocidade 15Mbps a latência é outros quinhentos.

Um modelo de teste real é por exemplo o fast.com que é o streamind do Netflix ele da uma aproximação de sustentação. Outra é ver streaming de filme em 4k60 que usa bastante banda e precisa fazer buffer bem constante para manter fluidez. E por ai vai. Só curiosidade mesmo.

Valeu.
#sucesso

1 curtida

Eu medi com o test fast. O engraçado é que fui medir agora e deu 99 mbs no 2ghz (no notebook) e 310 mbs no 5 ghz. Saiu da casa dos 50 no 2ghz no notebook. Mas no desktop eu fui medir agora e deu 42 mbps. Usei também para medir o site MInha Conexão e deu mais ou menos mesma coisa. Já no desktop caiu para 42 mbps. Fui nas configurações mudar o canal, testei vários canais e continuo na mesma média. Aí eu deixei em como estava que era no auto.

Sim, ao mudar testes você começa ver diferenças devido as rotas e outros fatores.
Sobre alternar canais, você fez isso acompanhando um estudo do sinal chegando no ponto de recepção em seu notebook e em seu desktop? É preciso acompanhar durante um tempo visualizando o mapa de sinais. Para tomar uma melhor medida. Daí fazer vários testes, ao menos 5 tipos que pegam rotas diferentes em pontos estratégicos.

É um processo mais longo mesmo, mas depois que encontrar um parâmetro bom, o que seguir de muita variação ai ja será mais oscilação do provedor.

2 curtidas

O Fast dá resultados acima do “real”.

Minha hipótese é que o Fast envia e recebe pacotes compactados (a serem descompactados pelo seu sistema), e considera como se os pacotes tivessem trafegado em seu tamanho descompactado – o que faz sentido para Netflix, mas não é a velocidade “real” da sua conexão.

Testes feitos ao longo de 10 minutos, em uma conexão de 200 Mbit/s:

speedtest-cli     186   40  Mbit/s
EAQ               225   39  Mbit/s
Ookla-BR          209   36  Mbit/s
Fast              410   30  Mbit/s  falso    (12,6 MiB/s!)
speedtest-cli     203   43  Mbit/s

Testes feitos ao longo de 15 minutos, com uma conexão de 480 Mbit/s:

speedtest-cli     59    94  Mbit/s
EAQ              430   128  Mbit/s
Ookla-BR         138   183  Mbit/s
Fast             610   120  Mbit/s   falso (6,4 MiB/s!)
speedtest-cli    371   150  Mbit/s

Para distinguir a velocidade “real”, utilizo o Conky, o widget da Conexão (KDE), o KSysguard etc.

2 curtidas

Não cheguei a verificar o upload, mas ao menos no teste de download o fast.com e o applet “Download and upload speed” do Cinnamon concordam absolutamente um com o outro.

1 curtida