Caso você utilize o Firefox, deve ter visto ao menos uma vez a extensão do Pocket e se perguntado pra que o app serve. Hoje irei apresentar essa ferramenta que vem incluída no navegador e você raramente deve ter utilizado.
O Pocket, é um aplicativos disponível para Android, iOS e navegador via extensão que permite ao usuário salvar links para ler depois. Isso pode ser útil caso o usuário tenha um horário para ler as notícias.
Além disso, a interface padronizada auxilia na leitura e é um dos motivos de eu estar utilizando ele para realizar as leituras de conteúdos que eu escrevo para o Blog e o fórum já que mesmo em sua versão gratuita, ele possui funções interessantes.
Para salvar um link, podemos utilizar a extensão para navegador disponível para FIrefox e Chrome. Ao clicar no ícone do Pocket, ele irá salvar a página. Caso queira, pode adicionar tags para diferenciar os conteúdos.
Os links serão salvos no site do Pocket e dentro da interface do programa temos o botão “+” para que o usuário adicione um link sem a necessidade da extensão. Temos também o botão de procurar caso você tenha muitos links salvos na plataforma.
Dentro da interface do Pocket, temos funções interessantes como favoritar posts e realizar marcações. Ao abrir uma postagem, temos uma versão simplificada, sem imagens da publicação, e com uma fonte “padrão” que pode ser alterada caso o usuário possua a versão premium.
Na barra superior ao post, temos um botão de voltar a página inicial ao lado esquerdo, e a opção de alterar a fonte, cor de fundo para leitura e o tamanho do texto. Ao centro nesta barra, temos a função de destaques, para vermos os trechos que destacamos do artigo. Para realizar um destaque basta selecionar trecho a ser destacado e clicar em Highlight.
Podem ser realizados apenas 3 destaques por artigo na versão premium, mas já deve ser o suficiente por enquanto. Você pode arquivar seus artigos já lidos caso queira realizar uma nova leitura dele no futuro, além de favoritar as suas postagens e encontrá-las com facilidade futuramente.
O pocket não é o único aplicativo do ramo. Temos o Instapaper que possui os mesmos recursos e pode ser melhor ou pior em alguns aspectos. Quem sabe não teremos um artigo sobre esta ferramenta no futuro? O que você acha?
O Pocket é um aplicativo que particularmente adotei recentemente, mas tem se mostrado ótimo. Ele auxilia o leitor a ter foco na leitura, trazendo uma interface simples e recursos interessantes, mesmo em sua versão gratuita.
Você já utiliza o Pocket? O que acha do aplicativo? Deixe pra gente nos comentários, confira nosso Feed RSS e até a próxima notícia, dica ou tutorial!