Play Steam - Proton

Galera recentemente no Canal do Diolinux foi postado um vídeo rodando jogos no Linux.

Fui instalar os jogos PUBG, GTA V e Sniper Elite 3, para rodar com o Proton, e nenhum deles funciona, fica mostrando que está “iniciando”, mas não sai disso.

Testei todas as versões do Proton, nenhum rodou.

Meu Linux é Ubuntu 20.04, 1050TI, DDR4, SSD + HD.

Alguém sabe como resolver ?

Verifique se você não instalou os jogos em uma partição NTFS… Esse problema é comum. Precisa estar em Ext4.

PUBG ainda não roda devido ao sistema de anti-cheat , mais GTA V e Sniper Elite 3 funcionam perfeitamente, veja se vc ativou o proton para todos os jogos, se estão instalados em uma partição EXT 4 ou BTRFS, se vc usa Nvidia, tenha certeza que o drive proprietário está instalado.

A versão atual da Steam vem configurada por padrão para usar o Steam Runtime 2 - Soldier, que por algum motivo os jogos do Windows sequer funcionam. Entre em configurações - Steam Play - e troque por Proton 5.0-(alguma coisa) e reinicie a Steam. Volte a instalar os jogos novamente.

Os jogos e a Steam estão sendo instaladas no meu HD secundário, não no SSD, pois é só 128G.

Será se tem algo a ver ?

A versão que testei é o Proton 5.0…

Se esse HD estiver formatado em NTFS não vai funcionar… Precisa formatar como Ext4.

Muito provavelmente é esse o problema aí, porque muita gente faz isso (usa um HD secundário para jogos e não sabe da questão do formato).

Se eu mudar o formato pra Ext4, tem risco de apagar algo ?

Vai apagar tudo que está no HD. Você precisa fazer backup dos arquivos e salvar em outro disco para apagar a partição deste e criar outra.

Vixi. E se eu instalar o RuimWindows e instalar os jogos no HD, será se roda normal ?

Sim. NTFS é o formato padrão do Windows 10.

Você não tem outro lugar para salvar seus arquivos pessoais? Assim poderia transferir temporariamente enquanto deleta a partição do HD e cria outra.

Não. é porque muita das coisas que tenho no HD não é só arquivos, tem programas instalados. Tem muita coisa.

Bem, nesse caso, antes de tudo, lhe dou um conselho de amigo: faça backup dos seus arquivos pessoais. HDs podem pifar da noite para o dia e você pode acabar perdendo dados. Tenha sempre uma cópia atualizada daquilo que é mais importante, seja em outro disco local, externo ou em nuvem. E lhe digo isso com a dor de alguém que já perdeu arquivos importantes porque não fazia backups.

Sobre os programas, seriam referentes ao Ubuntu? Ou você usava Windows anteriormente e são programas de Windows?

Como eu vejo o formato do HD ? se é NTFS ou Ext4.

Abra o menu de aplicativos do GNOME e pesquise por “discos”. Abra o aplicativo e clique sobre o nome do disco:

Praticamente tudo meu está na Nuvem.

Realmente pensado bem, tudo meu está na nuvem.

Os programas são do Ubuntu.

Aproventando, nesse meu PC eu to com SSD 128G, e tenho um Notebook com um SSD de 512G + HD 1T.

Se eu pegar esse SSD de 512 e botar no PC, e a mesma coisa no Notebook, eles irão reconhecer o Sistema ? ou teria que formatar depois que trocasse os SSD ??