Galera recentemente no Canal do Diolinux foi postado um vídeo rodando jogos no Linux.
Fui instalar os jogos PUBG, GTA V e Sniper Elite 3, para rodar com o Proton, e nenhum deles funciona, fica mostrando que está “iniciando”, mas não sai disso.
PUBG ainda não roda devido ao sistema de anti-cheat , mais GTA V e Sniper Elite 3 funcionam perfeitamente, veja se vc ativou o proton para todos os jogos, se estão instalados em uma partição EXT 4 ou BTRFS, se vc usa Nvidia, tenha certeza que o drive proprietário está instalado.
A versão atual da Steam vem configurada por padrão para usar o Steam Runtime 2 - Soldier, que por algum motivo os jogos do Windows sequer funcionam. Entre em configurações - Steam Play - e troque por Proton 5.0-(alguma coisa) e reinicie a Steam. Volte a instalar os jogos novamente.
Bem, nesse caso, antes de tudo, lhe dou um conselho de amigo: faça backup dos seus arquivos pessoais. HDs podem pifar da noite para o dia e você pode acabar perdendo dados. Tenha sempre uma cópia atualizada daquilo que é mais importante, seja em outro disco local, externo ou em nuvem. E lhe digo isso com a dor de alguém que já perdeu arquivos importantes porque não fazia backups.
Sobre os programas, seriam referentes ao Ubuntu? Ou você usava Windows anteriormente e são programas de Windows?
Aproventando, nesse meu PC eu to com SSD 128G, e tenho um Notebook com um SSD de 512G + HD 1T.
Se eu pegar esse SSD de 512 e botar no PC, e a mesma coisa no Notebook, eles irão reconhecer o Sistema ? ou teria que formatar depois que trocasse os SSD ??