Plataforma para 24/7

Eai pessoal! Tudo certo?

Quero montar um Servidor para usar na minha rede residencial, é muito provável que ele vai funcionar 24/7 (mas não é 100% de certeza), e eu estou com uma dúvida em relação a plataforma:
Qual é a melhor opção pra um pc que vai ficar ligado a maior parte do tempo? Intel ou AMD?

A minha vida toda eu sempre usei Intel, mas estava cogitando a ideia de pegar AMD por ser mais barato, sei que essa plataforma tem um TDP menor, o que me ajudaria até mesmo a economizar na conta de luz.
OBS: Dispenso usar Boards com arquitetura ARM
E aproveitando, quero saber, a fonte também interfere em alguma coisa nessa questão?

A Configuração que tenho em mente é:

  • AMD Athlon 200GE ou Intel Pentium G5400
  • Placa Mãe Biostar A320 (AMD) ou Gigabyte H310 (Intel)
  • 4GB RAM DDR4
  • Fonte 430w 80+ Thermaltake
  • HD SSD 16GB (sistema)
  • 2x HD Seagate IronWolf

Como podem ver, vai ser um PC com uma configuração bem leve, até mesmo pelo que o sistema que vou utilizar é realmente leve e não exige muito recurso (não tem interface gráfica)

Fico no aguardo, e agradeço a todos que puderem ajudar!

2 curtidas

Tem alguns servidores usados que da para encontrar ate no Mercado Livre, mas teria que ver se as specs te atendem e tendo um bom preço.
Olha um exemplo ae: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1182784549-servidor-torre-xeon-16gb-ram-hd-1tb-melhor-preco-_JM#reco_item_pos=0&reco_backend=machinalis-seller-items&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-seller_items-above&reco_id=aa8114b2-4fe3-47a9-984d-6c045b08300e

É difícil encontrar no Brasil, mas a Intel tem processadores terminados em T que consomem menos energia, tenho um mini PC da Dell com um desses processadores, o TDP dele é de 35W. Em uma máquina que vai ficar ligada 24/7 a fonte é muito importante, Thermaltake não é exatamente nenhuma referência no segmento de fontes, eu daria preferência a Corsair, EVGA e Seasonic. Fontes com certificação Gold ou Platinum são mais eficientes e desperdiçam menos energia.

2 curtidas

Fonte e placa mãe são as bases de toda a maquina, nesses dois tem que comprar produtos de qualidade para não dar dor de cabeça.

1 curtida

A ideia de comprar um Xeon usado é bacana, mas mesmo usados eles estão caros, um dos meus objetivos é gastar pouco… Sem falar que não vou precisar de uma configuração tão elevada assim (No caso dos 16GB principalmente, não vai usar nem metade kkkkk)
Algumas pessoas usam Desktops velhos pra fazer esse servidor, até me sugeriram de comprar um PC usado, mas nesse ponto eu não quero, pois tenho um certo receio de comprar e acabar dando problema futuramente…

1 curtida

Entendi! Mas e quanto a processadores AMD? Sabe se podem servir?
Vou levar em consideração a questão da fonte, vc já ouviu falar na Cougar? Sabe se valem a pena? Se não vou usar uma Corsair mesmo!

Vou levar esse ponto em consideração…
Apesar de algumas pessoas terem me falado bem da mobo, vou estudar um pouco mais as outras marcas, a fonte vou escolher outra também!

Processadores da AMD tendem a esquentar mais, o que a longo prazo pode prejudicar a vida útil. A respeito da fonte, eu ficaria com uma das 3 marcas que mencionei, são as mais bem avaliadas do mercado.

1 curtida