Plasma - Substituir Konsole

Bom dia pessoal,

Tô começando as usar o Plasma agora e queria saber se existe algum jeito de substituir o Konsole no plasma 5? O que eu quero é abrir o terminator com ctrl + alt + t e quando clicar em open on terminal no Dolphin, abrir a pasta no terminator.

Já tentei mudar o terminal padrão pro terminator e trocar o atalho ctrl + alt + t, mas nada disso fez efeito. Estranho que o Plasma permite customizar tudo, não é possível que não dê para trocar o terminal.

Basta instalar outro terminal e definir como aplicativo padrão.
Ao menos é assim na maioria dos DE’s

Obrigado, já tentei colocar o terminator como padrão nas configurações, mas mesmo escolhendo o terminator nada acontece, o Konsole continue abrindo no lugar.

Tenta com um novo perfil de usuário :+1:

O Dolphin usa um .desktop para chamar o Konsole quando usa a opção open on Terminal. Você precisaria criar um .desktop para chamar o seu console de escolha. No caso eu criei um aqui para chamar o Qterminal no lugar do Konsole. Funciona super de buenas.

[Desktop Entry]
Type=Service
X-KDE-ServiceTypes=KonqPopupMenu/Plugin,inode/directory
Actions=openQTerminalHere;
X-KDE-AuthorizeAction=shell_access

[Desktop Action openQTerminalHere]
Name=Open Terminal here
Icon=utilities-terminal
Exec=env SHELL=/usr/bin/fish qterminal -w %f

É só substituir o comando no Exec pelo comando do terminator e tirar a variável SHELL caso queira usar o shell padrão. Depois disso, salve o .desktop no ~/.local/share/kservices5/ServiceMenus/ e pronto.

Sobre o atalho Ctrl+Alt+T, o Plasma permite configurar todos os atalhos da interface, incluindo deletar e criar outros.

Espero ter ajudado aí.