Plasma KDE - Configurações

Pensei em criar alguns tópicos sobre as Configurações do KDE Plasma – para nos ajudarmos mutuamente, com dicas e soluções já encontradas por cada um de nós – e desse modo, sairmos um pouco da mera discussão sobre se “é / não é” complicado.

O campo é vasto demais! – Há muitos anos, percebi que a “Documentação” oficial do KDE não consegue abranger nem 1% das dicas possíveis e imagináveis – e o KDE avança tão rápido, que mesmo esse 1% logo se torna defasado em relação às últimas alterações… por outro lado, precisariam manter páginas diferentes, para várias versões do KDE ainda em uso.

EDIT - Eliminei a ideia de numerar / desdobrar em vários tópicos, para não complicar.

Notificações - KDE Spectacle

Uma coisa que sempre me incomodou no KDE Spectacle é aquela notificação visual que fica vários segundos na tela. – Se tento capturar vários eventos, em rápida sucessão, o KDE Spectacle acaba capturando suas próprias notificações, às vezes 2, 3, 4 notificações, que vão se empilhando, umas sobre as outras. – Às vezes, ocultam detalhes importantes da tela. Outras vezes, servem apenas para distrair a atenção do que importa, deixando a captura confusa. E muitas vezes ocultam um botão de “Ok”, “Install” etc., então é preciso fechar manualmente a notificação, para prosseguir com a tarefa, sem ficar esperando intermináveis segundos, a cada passo.

Acima - Existem configurações gerais, que afetam todas as Notificações – conforme sejam “críticas” ou “não-críticas”. – Por exemplo, “Não exibir Popups” na tela… Mas há notificações que quero, sim, que sejam mostradas.

Também pode-se alterar o local da tela onde as Notificações irão aparecer – “Perto do Ícone” (embaixo, à direita), ou em um outro local, personalizado. – E se vai ficar no histórico das Notificações, ou não.

Outra opção é reduzir o tempo de exibição dos Popups em geral. – À primeira vista, parece ser “a solução” – mas existem outros casos, em que é útil mantê-los durante 5 segundos.

Para alterar só a Notificação do Spectacle, vou na última opção, que é o botão de “Configurar”.

Acima - Aqui, sim, posso mexer só nas Notificações do Spectacle.

É possível eliminar a notificação visual, simplesmente desmarcando “Mostrar Popups” – mas neste caso você fica sem saber se a tela foi mesmo capturada, ou não – pois há situações (com um Menu aberto, p.ex.), em que a tecla PrintScreen não funciona.

Acima - Então, clico em “Configurar eventos”, marco a opção “Play a sound”, e escolho um som de curta duração – por exemplo, o som de “Logout”, que é só um “plom…”.

E, pronto! – Já posso documentar a instalação de uma distro, sem atrasos de 5 segundos (ou mais) a cada passo.

Isso me interessa, em particular, para registrar mudanças rápidas de Temperatura pelo # watch sensors (num terminal), ou aparições de determinadas atividades no htop. – No caso acima, o grub-mount / os-prober em plena atividade desde o momento em que abri o instalador do Manjaro, às 18:40, até o final da instalação, às 19:04… o que manteve até 3 núcleos acima de 70ºC, em boa parte desse tempo.

Obs.: - Nas distros instaladas, desabilito o KDE Spectacle e uso a tecla PrtScn para disparar o gnome-screenshot – que notifica com uma piscada da tela (na maioria das distros) – configurado para salvar as capturas sem perguntar nada.

8 curtidas

“Klipper”

Não sei que nome tem, hoje, esse gerenciador de “clipboard”.

Descobri sua função – manter várias coisas copiadas para a Memória, para selecionar qualquer uma delas – há muitos anos, e na época chamava-se “Klipper”.

Foi nos meus últimos anos de Windows. Eu usava o XP, que só guardava a última coisa copiada / recortada – e fiquei maravilhado, de poder guardar várias coisas, e escolher qual delas desejava recuperar, para colar.

Terá sido no Kurumin, que usei entre 2007 e 2009? Ou no Kubuntu, de 2009 em diante? – Veio instalado em alguma distro, não em outras. – Descobri que nesses casos precisava instalar o “Klipper”. Hoje, vem instalado por padrão.

Existem 2 ou 3 configurações que sempre altero:

  1. Vem com um limite de 7 itens – aumento para 15

  2. Em geral, vem configurado para incluir imagens – neste caso, marco “Ignorar Imagens”

  3. Muitas vezes, vem configurado para copiar qualquer coisa que eu selecione – neste caso, marco “Ignorar seleção”

1 curtida

Dicas, sí, pero no mucho!

Em meados de 2016, eu já estava enjoado daquele retângulo enorme, que pipocava bem na minha cara, a cada vez que o ponteiro do mouse passava, por acaso ou infelicidade, em cima da Barra de Tarefas – embora, na época, eu ainda usasse o Gerenciador de Tarefas (Task Manager) no modo padrão (ícone + texto). – O retângulo enorme não acrescentava nenhuma informação, ao que já estava visível na Barra de Tarefas, mas sempre ocultava e atrapalhava ver / fazer alguma coisa.

Bastou desmarcar a opção “Mostrar dicas” (Show tooltips), para eliminar o popup indesejável.

Aproveitei para desmarcar “Percorrer as tarefas com a roda do mouse” (scroll), que nunca usei – mas às vezes acontecia sem que eu quisesse.

Desabilitei “Agrupamento”, pois dá mais trabalho (mais etapas) quando se tentar encontrar alguma coisa, ou quando se tenta alternar entre tarefas pelo Alt+Tab.

Quando ao ordenamento das Tarefas, optei por “Manualmente” – assim, basta arrastar as janelas, se o TOC de cada um não ficar satisfeito com o ordenamento ocasional.

Ultimamente, resolvi substituir (remover) o Task Manager pelo “Icons-only Task Manager” (adicionar).

Não tenho certeza, se veio tudo “pinado”. É uma opção interessante, que eu já tinha conhecido, no Manjaro, onde vinha por padrão no Task Manager tradicional, em 2018, mas depois preferi voltar ao comportamento (Behavior) “normal”.

Adicionei um “espaçador”, para afastar o Icons-only Task Manager do widget de Lançadores (Launchers), à esquerda. – De início, veio com um espaçamento enorme…

… mas bastou marcar “Tamanho flexível”… ou desmarcar???.. Bom, quando fizer isso em outra distro, aproveito para conferir esse detalhe.

Agora, que a Barra de Tarefas mostra só os ícones dos aplicativos, achei que podia ser interessante voltar a “Mostrar dicas”.

Bom… o retângulo diminuiu um pouco, mas todas as “dicas” mostram o nome do mesmo arquivo – do primeiro, talvez… ou do último? – Desisti de “Mostrar dicas”, mais uma vez.

É mais simples e rápido clicar para ver que de qual arquivo se trata.

Outra “dica” interessante, é exibir as informações de cada arquivo, ao passar o ponteiro do mouse sobre eles, no Dolphin.

Eu jamais iria descobrir isso, se não fosse o Mint 17.3 Rosa KDE, que veio com isso ativado.

Está nas configurações gerais do Dolphin >> Behaior >> Miscellaneous >> Show tooltips.

Uso isso, só em alguns momentos – pois, no dia-a-dia, é chato ter popups pulando na nossa cara, a três por quatro.

1 curtida