Por aqui tudo certo por enquanto com a melhor DE de todos os tempos na minha humilde opnião que tem uma comunidade incrível a seu favor.
Como tá por aí? Senti falta logo de cara do “Sobre” que sumiu rss
Por aqui tudo certo por enquanto com a melhor DE de todos os tempos na minha humilde opnião que tem uma comunidade incrível a seu favor.
Como tá por aí? Senti falta logo de cara do “Sobre” que sumiu rss
O que tu ta achando? Tava usando o 5 até então, mas recentemente decidi testar o GNOME pra ver se consigo usar também, visto que todo mundo fala tão bem.
Tô apanhando um pouquinho mas tá sendo uma experiência legal.
Também acontece-vos este erro durante a utilização do KDE com Arch quando instalo alguma coisa ou faço sudo pacman -Syyu para upgrade do sistema, a barra de tarefas congela sozinha durante 20 segundos.
Relatório de visualizador de erros do KDE:
Signal: 11 (SEGV)
Timestamp: Sat 2024-03-09 21:30:19 WET (1h 41min ago)
Command Line: /usr/bin/plasmashell --no-respawn
Executable: /usr/bin/plasmashell
Control Group: /user.slice/user-1000.slice/[email protected]/session.slice/plasma-plasmashell.service
Unit: [email protected]
User Unit: plasma-plasmashell.service
Slice: user-1000.slice
Owner UID: 1000 (irlm)
Boot ID: d1cb230cf3f144e5a41b596d26a05ea9
Machine ID: a51338ff543747ba9df4221dbd8dcbe4
Hostname: archlinux
Storage: /var/lib/systemd/coredump/core.plasmashell.1000.d1cb230cf3f144e5a41b596d26a05ea9.8959.1710019819000000.zst (present)
Size on Disk: 121.2M
Message: Process 8959 (plasmashell) of user 1000 dumped core.
KDE 6.0.1
Tou ainda testando, mas tá bem fluido e rapidão, sensação de fluidez impressionante.
Você sempre atualiza seu arch linux com os parâmetros -Syyu
?
O Arch Linux é uma distro que sempre lança atualizações diariamente portanto o comando com dois parâmtros yy
vai forçar o sistema a atualizar o banco de dados de todos os pacotes até mesmo aqueles que já estão atualizados.
Sempre uso apenas sudo pacman -Syu
para atualizar o Arch e nunca tive problemas com lentidão na execução do comando. Eu provavelmente só usaria -Syyu
em casos muito específicos, talvez tentando consertar algo no sistema.
Estou esperando chegar no fedora para testar o plasma6.
Você que tá fluidão, mas você tá usando X11 ou Wayland?
como vocês faz pra colocar o menu e os ícones no meio da barra? @mauriciodelima
Wayland, não faz sentido usar Plasma 6 com X11.
eu atualizo pelo yay -Syu
, pois aí atualiza as coisas do AUR também!
Obrigado
Uma curiosidade tangente ao tema, aparentemente o kvantum agora no archlinux da suporte primariamente ao qt6. Eu abri meu vlc agora de manhã e ele estava sem o tema arc-dark que defini e para corrigir tiva que instalar o pacote kvantum-qt5.
Dica para quem usa outras DEs.
Será que terei que eliminar os pacotes orfãos do Plasma Qt5? Eles estão misturados com o QT6? foi a transição do QT5 para QT6 que está a dar problemas?
Bem o Arch há meses vem mudando os pacotes para 5 sinalizando a versão 5 e agora ele atualizou com o nome correto para o 6 e substituiu o 5 onde tinha para substituir.
A coisa vem de longe, e acho que é um pouco mais complexa do que isso:
Pacotes com nomes-de-arquivo contendo a string “Qt6” têm aparecido há muito tempo. – Em Janeiro 2020, no KDE Neon, por exemplo:
Já perdi a conta de quantas vezes já se instalaram pacotes contendo “Qt6”, nas mais diversas distros, de 2020 até hoje – incluindo versões anteriores do Fedora, desde Maio 2022:
A impressão é de que os desenvolvedores do KDE estão preparando a transição há muito tempo – mas, muito tempo, mesmo! – e receio que esse quebra-cabeças ainda vai se prolongar por outro longo tempo.
Acho que não podemos confundir Qt com Plasma. São coisas e projetos diferentes.
Perdão! Fiz a busca por “Qt6”, apenas como exemplo.
Em algum outro tópico, por aqui, já mostrei estatísticas semelhantes também para “kf6”. – Seria trabalhoso refazer essas e outras pesquisas agora… que estou enfrentando a atualização de várias distros (rs).
Estou usando o Fedora 40 KDE pre release. Também fiquei bem impressionado com a fluidez. Testando também. Único erro que tive até o momento foi o Discover dando umas mensagens de erro de segundo plano. Mas o sistema em geral vai seguindo bem performático. No meu caso estou avaliando mais coisas como o VVR e HDR. Mas o que quero certificar melhor é o gerenciamento de cor que é ao meu ver a feature mais importante, mas isso é mais trabalhoso testar porque desejo fazer com alguns testes práticos de proofing.
No geral, positivamente surpreendido até o momento.
Então, e aí, você já habilitou tal opção? Funcionou como deveria?