O desenvolvimento da próxima versão do Plasma 5.21 introduziu, entre outras coisas, muitas melhorias no design, utilitários e temas do Plasma, com o objetivo de fornecer aos usuários finais um ambiente mais agradável e acessível.
Embora a maioria das coisas no Plasma 5.21 beta funcione bem, observe que ainda é um software beta e lançado principalmente para fins de teste. Usar este software em produção NÃO é recomendado.
A versão final do Plasma 5.21 estará disponível no dia 16 de Fevereiro de 2021.
Novo lançador de aplicativos
O Plasma 5.21 apresenta um novo iniciador de aplicativo que apresenta uma IU de painel duplo, melhorias na navegação por teclado e mouse, melhor acessibilidade e suporte para idiomas com escrita RTL.
O novo iniciador inclui uma exibição em ordem alfabética de “Todos os aplicativos”, uma exibição de favoritos em estilo de grade e ações de energia visíveis por padrão com seus rótulos.
Por último, mas não menos importante, corrigimos a maioria dos bugs relatados pelos usuários, garantindo um acesso mais fácil a todas as suas coisas.
O antigo inicializador de aplicativos Kickoff ainda está disponível em store.kde.org.
Melhorias no tema do aplicativo
Os aplicativos que usam o tema padrão do Plasma agora têm um esquema de cores atualizado e apresentam um novo estilo de barra de cabeçalho unificado com um novo visual limpo e legal.
Breeze Twilight
Conheça Breeze Twilight: uma combinação de um tema escuro para o Plasma e um tema claro para aplicativos, para que você possa aproveitar o melhor dos dois mundos. Está disponível nas configurações do Tema Global.
Monitor de sistema de plasma
O Plasma System Monitor é uma nova IU para monitorar recursos do sistema. É construído em cima do Kirigami e de um serviço de estatísticas do sistema chamado “KSystemStats”. Ele compartilha código com os novos miniaplicativos de monitor de sistema introduzidos no Plasma 5.19 e é projetado para suceder o KSysGuard.
O Plasma System Monitor oferece muitas visualizações diferentes, oferecendo uma página de visão geral que fornece informações sobre recursos essenciais importantes, como memória, espaço em disco, rede e uso de CPU. Ele também fornece uma visão rápida dos aplicativos que consomem a maioria dos recursos.
Se você precisar de mais detalhes, a página Aplicativos mostra todos os aplicativos em execução, juntamente com estatísticas e gráficos detalhados. Uma página de processo também está disponível para informações por processo.
Histórico mostra a evolução do uso dos recursos de sua máquina ao longo do tempo.
Finalmente, você também pode criar novas páginas personalizadas usando o editor de páginas. Isso permite que você adapte as informações que obtém do sistema às suas necessidades.
KWin e Wayland
O KDE está se esforçando para ter suporte de primeira classe para o Wayland, e o Plasma 5.21 faz um grande progresso para atingir esse objetivo.
O código de composição no KWin foi amplamente refatorado e deve reduzir a latência em todas as operações de composição. Também adicionamos um controle nas configurações de composição para que você possa escolher se prefere uma latência mais baixa ou animações mais suaves.
Além disso, também adicionamos suporte para configurações de exibição de taxa de atualização mista no Wayland, por exemplo, você pode ter uma tela atualizando a 144 Hz e outra a 60 Hz. Suporte preliminar para várias GPUs também foi adicionado no Wayland.
O teclado virtual no Wayland foi aprimorado e agora suporta aplicativos GTK usando o text-input-v3protocolo. O suporte para tablets gráficos também foi aprimorado e agora inclui todos os controles que faltavam na versão anterior, como o anel do pad e os botões do pad.
Além das inúmeras melhorias na estabilidade, existem alguns componentes do Plasma que estão obtendo um suporte muito melhor no Wayland. Por exemplo, o KRunner agora é capaz de listar todas as janelas abertas no Wayland, e agora oferecemos suporte aos recursos necessários para GTK4, então o aplicativo GTK4 agora funcionará.
Para mais informações, como “Configurações do sistema”, “Applets” e “Plasma Mobile”, você pode conferir diretamente pela página de anúncio do Plasma 5.21.