curti demais o krunner no centro da tela
E eu ansioso pelo Plasma 6, que terá renderização Vulkan nativa
Os devs do KDE trabalham 25 horas por dia, não é possível
Essa versão nova tá show. Tenho que tirar o chapéu pros devs do Plasma.
“Entretanto os programadores continuam arduamente a adaptar o Plasma e todos os seus componentes para o Wayland. Assim que terminarem, o Plasma não só estará mais preparado para o futuro, como também irá trabalhar melhor com telas touch e múltiplos com diferentes frequências e PPP’s…”
É Elementary se preparando para Wayland, KDE chegando lá, GNOME já na vanguarda…não tem mais volta…
Estamos em outubro, período em que o SDA vai atacar muita gente rsrsrsrs.
No futuro não haverá mais desculpas para os desenvolvedores do Budgie Desktop e XFCE adiarem seus ports definitivos para Wayland.
Testei em VM e o Plasma 5.20 está sensacional, o espírito SDA está batendo forte aqui para sair do Kubuntu.
Cara, eu testei o Kubuntu porque o Manjaro tava travando muito, tava sensacional mas a curiosidade em testar o 5.20 me fez ir ao Neon em menos de 2 dias de Kubuntu; redomendo, viu? Plasma tá muito bom.
O redesign das notificações e status ficou muito bom, ainda não testei a sessão wayland mas de resto tá muito bom esse 5.20.
Arch Linux como (quase) sempre mais atualizado que Bomba Patch, chegou hoje e já baixei.
Algumas dessas novidades já tinha visto no KDE Neon ainda no 5.19 (a nova área de notificações por exemplo) mas é sempre bom ter no sistema principal agora, hehe.
Acho que já estão no Manjaro, creio… ao contrário do Gnome 3.38.1
Instalando aqui o OpenSUSE em VM pra ver se já veio
Não é desculpa, é falta de recursos, muito provável que se usassem Qt já teriam portado faz tempo, o dev do XFCE já explicou a questão
A única coisa que falta no KDE é padding/margem interna
Para não transparecer que não faltam melhorias, uma das coisas que o KDE como projeto tem que focar bastante é no Discover, que de longe é uma das piores aplicações do KDE; o mesmo tem melhorado mas não é tão intuitivo, sua pesquisa é lenta se comparado a outras centrais e muito falha… outras coisas são pormenores para mim, tal como a mudança do lançador de aplicativos padrão, que já está em desenvolvimento, entretanto quanto ao Discover, falta muito ainda.
E pode ser algo da base Ubuntu, ou do Neon em especial; tem muito tempo que não utilizo a base Ubuntu e não sei como está a implementação dos Snaps atualmente, mas não gostei nada de somente achar o Chromium em pacote Snap via Discover. Até pensei que tinha bugado, porque foi quase um parto a instalação de um simples programa em Snap, demora demais
Pode ser que tenha a ver com a base Ubuntu. As reclamações sobre a Gnome-Software e a Snapstore no Ubuntu são conhecidas. Contudo, não sei muito sobre outras distros e sua integração com o Discover. No OpenSUSE as coisas são feitas via YaST, na família Arch via PAMAC, e não sei como eles se integram ao Discover. Vou ver agora com calma na VM, mas tem gente aqui que usa o Manjaro com Plasma, pode te responder melhor… porém é isso, as lojas são conhecidas dores-de-cabeça nas distros, com algumas exceções - me parece que as duas que citei estão entre elas
O 6 vai sair quando?
Algumas aplicações da família KDE necessitam de um upgrade também.
O KOffice mesmo merecia uma evolução para se tornar uma alternativa real.
Konqueror é outro.
Google, Suse e Canonical estão entre os patrocinadores do KDE?! Isso explica a experiência única que se tem do Plasma no OpenSuse, inusitado são a Canonical e o Google.
O Discover é bom para atualizar os próprios programas do KDE, o resto é melhor fazer com um gestor de pacotes ou loja.
Esse não era o Calligra? Eu queria usar o Karbon mas ele não instalava sem o resto da suíte e não funcionou direito - dps soube o pq, ele foi abandonado junto com o resto da suíte, pelo que li por aqui em algum tópico
Sim, ele mesmo. E o pior é que era uma suite promissora, mas, parece que ninguém dentro do projeto se habilita a levar a frente. Um pacote office moderno e altamente compatível do KDE seria excelente em razão de sua conhecida qualidade nos aplicativos.