Como fã de carteirinha da interface gráfica Plasma do KDE, eu uso as versões de teste para saber o que esperar da próxima versão e até para curtir as novas funcionalidades antes da hora. Mas essas ultimas semanas, eu me deparei com uma funcionalidade que é pra lá de bem vinda e honestamente já faz tempo que precisava ser implementada. Foram-se os tempos os quais apps GTK pareciam alienígenas no KDE Plasma
O KWin, o gerenciador de janelas oficial da interface Plasma, recebeu um trabalho mais elaborado para fazer com que programas GTK3 que possuam CSD (Client Side Decorations ou também chamados Header bars) fiquem melhor apresentáveis no Plasma. Para quem não sabe, anteriormente não havia uma boa integração entre os programas usando CSD e o Plasma, deixando janelas cruas, sem sombreamento e cuidado visual. Agora nas últimas builds, isso foi mudado.
Mas eu gosto de fazer comparações, então aqui vai uma que fiz com o meu desktop. Antes, era necessário fazer uma gambiarra com as regras do Kwin e Decoração de Janelas para ter um sombreado e dizer que os GTK3 CSD estava mais ou menos integrado no Plasma de forma natural. Aqui está uma imagem de como a gambi ficava se tentasse forçar sombras. Está branca por ser uma screenshot antiga quando eu usava outra modificação:
Agora com as modificações feitas no KWin e no tema Breeze para GTK, essa é a diferença. Lembrando que aqui não foi feita nenhuma configuração com regras de KWin. As sombras são implementações naturais feitas pelo gerenciador de janelas de forma “Out of the box”:
Agora some isso a uma funcionalidade do tema Breeze para GTK de usar o esquema de cores aplicado no Plasma pelo usuário e não o esquema de cores Breeze. Se antes o Plasma faltava polimento nessa parte, agora temos uma melhoria enorme.
O Plasma 5.18 será a próxima LTS que virá para substituir a 5.12. Está previsto para ser lançado dia 11 de Fevereiro ano que vem e já vem trazendo muitas ferramentas novas ou revisadas. Mas eu queria trazer essa para vocês em português. Um abraço aí galera e até a próxima.