Plasma 5.18 trará melhor integração com apps GTK

Como fã de carteirinha da interface gráfica Plasma do KDE, eu uso as versões de teste para saber o que esperar da próxima versão e até para curtir as novas funcionalidades antes da hora. Mas essas ultimas semanas, eu me deparei com uma funcionalidade que é pra lá de bem vinda e honestamente já faz tempo que precisava ser implementada. Foram-se os tempos os quais apps GTK pareciam alienígenas no KDE Plasma

O KWin, o gerenciador de janelas oficial da interface Plasma, recebeu um trabalho mais elaborado para fazer com que programas GTK3 que possuam CSD (Client Side Decorations ou também chamados Header bars) fiquem melhor apresentáveis no Plasma. Para quem não sabe, anteriormente não havia uma boa integração entre os programas usando CSD e o Plasma, deixando janelas cruas, sem sombreamento e cuidado visual. Agora nas últimas builds, isso foi mudado.

Mas eu gosto de fazer comparações, então aqui vai uma que fiz com o meu desktop. Antes, era necessário fazer uma gambiarra com as regras do Kwin e Decoração de Janelas para ter um sombreado e dizer que os GTK3 CSD estava mais ou menos integrado no Plasma de forma natural. Aqui está uma imagem de como a gambi ficava se tentasse forçar sombras. Está branca por ser uma screenshot antiga quando eu usava outra modificação:

Agora com as modificações feitas no KWin e no tema Breeze para GTK, essa é a diferença. Lembrando que aqui não foi feita nenhuma configuração com regras de KWin. As sombras são implementações naturais feitas pelo gerenciador de janelas de forma “Out of the box”:

Agora some isso a uma funcionalidade do tema Breeze para GTK de usar o esquema de cores aplicado no Plasma pelo usuário e não o esquema de cores Breeze. Se antes o Plasma faltava polimento nessa parte, agora temos uma melhoria enorme.

O Plasma 5.18 será a próxima LTS que virá para substituir a 5.12. Está previsto para ser lançado dia 11 de Fevereiro ano que vem e já vem trazendo muitas ferramentas novas ou revisadas. Mas eu queria trazer essa para vocês em português. Um abraço aí galera e até a próxima.

10 curtidas

Finalmente! Eu esperava muito por isso

1 curtida

Sem dúvida é a interface gráfica que mais evolui no mundo Linux.
Com rapidez e sempre inovando em alguma coisa.
Taí um projeto para o qual vale a pena doar. Principalmente quem o utiliza.
Você vê resultados concretos em curto espaço de tempo.

2 curtidas

Não só doar mas também participar. Tenho vontade de aprender C++ só para trabalhar com Qt e KF5 e ajudar o projeto KDE mas nem sei por onde começar. Tipo, será que tem algum curso para C++ gratuito na internet para quem só conhece um pouco de Bash e algorítimo?

Aí acho que o melhor caminho seria entrar em contato com algum desenvolvedor Brazuca do KDE. Ele deve mostrar o caminho das pedras…

Pra integrar melhor os apps gtk no kde têm um pacote que desativa o client side decorations e força a decoração pelo kwin. É o gtk3-nocsd. Fiz um postagem sobre ele no meu blog: https://mosquildo.com.br/linux/03/08/2019/trocando-headerbars-por-titlebars-kde

Pra quem n quer aguardar o lançamento do Plasma 5.18 é uma opção possível de contornar essa bizarrice.

Também tem essa. Se não me engano, o Unity e alguns XFCE faz uso desse pacote

Como está o seu inglês? Creio que o Beginning C++ Programming - From Beginner to Beyond seja um bom curso, tenho ele em meu computador, mas nunca parei para estudar direito (não sou da área de T.I.).

Estou vendo agora que ele até que está com um preço bom, se você é da área é bom pagar. Mas há outros meios… use o DuckDuckGo para pesquisar por um site que tenha disponibilizado esse curso para download (você acha facinho) ou baixe via torrent, que é bem melhor (procure por “From Beginner to Beyond” no seu site de torrent favorito).

2 curtidas

CARAMBA! 95% de desconto? Tá só 20 pila!

1 curtida

Esse site tem cursos muito bons, recomendo também.

Caso seja de interesse, abaixo uns outros que estão grátis:

https://plus.diolinux.com.br/t/dica-cursos-gratuitos-com-certificado-data-science-academy/9899

1 curtida