Plasma 5.17 mais leve que XFCE segundo o Forbes

Se o plasma estiver oferecendo uma experiência fluída, significa que você pode abrir mais programas, ou programas muito mais pesados, por exemplo imagem acima de 4 k no GIMP seria em tese possível

SE o plasma estiver mantendo a fluidez, isso é ótimo, primeiro porque permite o uso em máquinas fracas, segundo que pra quem desenvolve (especialmente android) isso é ótimo

Já chegamos até na versão 5.20 do Plasma. Uso desde o 5.12. Posso dizer que quando o 5.17 saiu, eu senti uma leve diferença. Mas aparentemente isso foi o suficiente para o Ubuntu Studio deixar o XFCE e passar a usar Plasma no 20.10

1 curtida

Mas realmente o XFCE parece que vai ficando mais pesado, vi uma iso do Manjaro XFCE e eram fucking 2.8 gb, como uma iso que é pra ser leve é desse tamanho?

E antes eu usava o xfce no arch e o chromium tava MUITO lento, ai migrei pro i3 e tá bem melhor.

O tamanho da ISO varia de acordo com a quantidade de programas, o tamanho do XFCE é o mesmo em todas as distros, uma ISO do Ubuntu sem programas adicionais só com o XFCE tem 750 MB de ISO

2 curtidas

Caramba, não sabia que o xfce eram 750MB!

Não, uma .iso do *ubuntu com XFCE “puro” ainda vem com outros programas, como o kernel com os drivers, utilitários próprios do Ubuntu, navegador (suponho que Firefox) e outras categorias importantes de programas que o ambiente XFCE por si só não fornece.

Mas eu acho que o manjaro vem com muita coisa instalada, o xubuntu (que é o ubuntu com xfce pré-instalado) vem bem menor (acho que é só uns 1.6 gb)