Planilha Excel com VBA/SQL no Linux

Salve galera, boa tarde!
Estou com um pequeno problema para utilizar uma planilha do excel em outra suite office. Eu tenho uma planilha que usa bastante VBA com conexão ao SQL Server, mas nenhum outro APP que lê o arquivo do excel, consegue ativar as macros para o VBA funcionar e muito menos funcionar a conexão com o SQL Server.

Já tentei inclusive instalar o Office 2010 via Wine, mas não funcionou bem, o código VBA em si funciona, mas a conexão com o banco de dados não. Acho que em função do driver, não sei.

Eu queria mesmo era não usar nenhum APP Windows, mas se no fim das contas tiver que usar não tem problema, só preciso saber como fazer funcionar, se alguém souber como me ajudar, dá uma luz aí por favor :grin:

1 Curtida

:point_up_2:

Acho que não tem como mesmo né? rsrs

1 Curtida

Olá @MWeber

Você tem um senário bem especifico ai!

A recomendação é que você teste esse documento em diversos programas como:

O que costuma ser mais compatível em casos específicos como o seu é o LibreOffice.

Caso você esteja em distribuições baseadas em Debian/Ubuntu tente executar:

sudo apt install libreoffice libreoffice-core libreoffice-common

Isso fará uma instalação muito mais completa do LibreOffice do que a que costuma vir com o sistema.

Depois tente ler o texto abaixo:

Com isso talvez as macros funcionem.

Você também citou que o VBA realiza conexão com o SQL Server, deste caso pode ser interessante você ler:

Instalar o Microsoft ODBC Driver for SQL Server (Linux)

OBS: Cada versão do SQL Server utiliza um driver de conexão especifico!

Se nada disso funcionar eu acredito que você deva continuar utilizando o Microsoft Office no Microsoft Windows mesmo, ou talvez tentar refazer a planilha de forma que ela possa funcionar em outras outras suítes de escritório, todavia isso vai depender da complexidade da sua planilha e do tipo de problema que ela se propõe a resolver.

1 Curtida

Opa, vlw @natorsc! Eu já havia testado o Libreoffice, WPS e o FreeOffice. Mas em nenhum deles eu consegui sucesso com relação ao SQL Server. Mas vou dar uma olhada com calma no link que passou.
No caso da planilha ela não é tão complexa, ela só faz alguns selects e uns inserts, a maior parte é só consulta mesmo, enfim, vou dar uma olhada nos links, muito obrigado pela contribuição :smiley:

1 Curtida

Se ainda assim não resolver, a última solução seria mudar a forma como você automatiza a planilha e acessa o SQL… Existem alternativas ao VBA na área de programação que também vão te permitir conectar normalmente ao servidor SQL e atualizar/manipular a planilha, etc.