Placas Híbridas e Gerenciador de Drives

Opa! Blz?
Estou iniciando no mundo Linux e da programação e preciso de ajuda.

Instalei o Linux Mint 19.2 em dual boot no meu laptop e deixei todo atualizado. Ocorre que o gerenciador de drives proprietários não mostra nada absolutamente nada.
Procurando uma solução para isto, encontrei uma matéria aqui no site sobre instalações do Ubuntu em placas híbridas, porém, trata de placas Nvidia, que não é o caso, e de versões anteriores do Ubuntu.

Dito isto, tenho quatro dúvidas que não estão necessariamente ligadas:
A) No Mint 19.2 é necessário fazer aquele esquema antes de instalar para ter as placas gráficas híbridas gerenciadas pelo sistema?
B) Como eu faço para ver qual hardware está presente na máquina??
C) Como eu faço para ver qual drive está instalado para determinado hardware???
D) Como eu faço para saber qual hardware não foi reconhecido ou não tem seu respectivo driver instalado???

O laptop em que o gerenciador de drives não lista nada é o Dell Studio 1458, com processador IntelCore I5 e placa gráfica AMD/ATI Radeon HD 4500/5100 Series.

Parabéns aos gestores do site. Estou sempre acompanhando o Diolinux.

Aguardo respostaS e desde já agradeço a atenção!

1 Curtida

dê uma olhada aqui

2 Curtidas

Essa placa é uma versão legado, não é mais atualizado os drivers para ela desde o ano passado se não me engano.

Você só terá os drivers OpenSource para uso, que no caso, você já está utilizando.

Saudações.

1 Curtida

Saudações amigos.

Agradeço o retorno.

Interessante o tópico, mas infelizmente não responde nenhuma da quatro perguntas que fiz.

Mesmo assim, obrigado.

Eu não respondi especificamente suas perguntas por não utilizar o Mint (não utilizo base Deb), por isso passei só a informação que eu tenho certeza que independente da distribuição, ela será a mesma.

Saudações.

1 Curtida

para ver hardware mais completo: sudo lshw -short ou sudo apt install hwinfo e depois sudo hwinfo --short ou lspci

1 Curtida

OK

Este comando já ajuda, mas como saber qual drive está instalado para o respectivo hardware?
E principalmente… como saber se todo hardware instalado no PC está reconhecido e tem seu respectivo drive instalado? Em outras palavras: como saber se existe algum hardware faltando driver??

Aguardo retorno.

Grato!

Simples, o dispositivo/hardware que estiver faltando o driver não estará funcionando. E como saber sobre os drivers, eu recomendaria você ler a documentação/wiki (não é a Wikipedia) da sua distribuição, principalmente por você estar começando.

Fóruns, blogs, canais no youtube ou grupos em rede social não faz você aprender, o torna dependente, quer aprender, leia a documentação/wiki da distribuição e peça ajuda naquilo que não compreender.

Saudações.

1 Curtida

na imensa maioria dos casos, os únicos drivers que você precisa instalar manualmente são os da Nvidia. De qualquer modo, esses comandos podem ser úteis

sudo lshw | grep display -A10
nvidia-smi

se está tudo funcionando direitinho, não deve ter nenhum driver faltando

E se você quiser saber qual driver é o recomendado, você pode dar um:
sudo apt install nvidia-detect && nvidia-detect