Placa mãe compatível com Ubuntu asrock ou asus

Estou tentando montar um computador comprando a placa mãe no site pichal. As placas de lá rodam o Ubuntu?

Olá! Se possível informe qual modelo você está pensando em adquirir.

Em teoria não existem “placas mãe” “X86” ou “AMD64” que não rodem um sistema operacional baseado em Linux, o que ocorre na maioria das vezes é que um determinado componente de uma placa como um chip wifi ou uma controladora qualquer não possui um driver oficial ou otimizado e por isso não é possível extrair todo o potencial dela.

Quanto mais clara e específica for a pergunta, mais objetiva será a resposta. :slight_smile:

2 curtidas

Sinceramente? Pra mim a Asus era uma das melhores fabricante de placas do mercado (até poucos anos atrás), mas tenho visto o cenário mudar, apareceram muitos casos isolados (que já não são mais tão isolados, porque são muitos kkk) e recentemente tive uma experiência ruim com uma placa de vídeo minha da Asus que foi para o saco com muito pouco tempo de uso, fora a qualidade dos smartphones (zenfone) que eu nem preciso mencionar o quão é péssima. Estou gostando muito da fabricante Gigabyte, se eu fosse você, adicionaria ela a sua lista para especular preços também, estou até cogitando em comprar a minha próxima placa de vídeo desta fabricante.

Observação: a minha placa mãe é uma Gigabyte, modelo GA-970A-UD3P, tenho a mais de 2 anos e é excelente! Outro motivo para eu querer comprar a placa de vídeo desta marca é a questão da compatibilidade, manter o padrão/arquitetura AMD + Gigabyte em toda a minha máquina.

Observação 2: Olhe peças na kabum.com.br. Montei minha máquina com 80% das peças de lá, 20% só da Pichau. (Lá estava mais em conta, e o serviço deles é excelente, desde a embalagem até o prazo de entrega).

2 curtidas

Não sei se algum fabricante tem problemas de hardware.

No site o ubuntu sobre compatibilidade não encontro elas.

E não encontro na internet ou mesmo no youtube algum teste que me dê segurança

Segue a lista das placas mães que estou interessado (aceito outras sugestões com preço acessível).

Placa Mae ASRock H310M-HG4 DDR4 Socket LGA1151 Chipset Intel B310

Placa Mae Asus Prime B360M-K DDR4 Socket LGA1151 Chipset Intel B360

Placa Mae Asus Prime A320M-K/BR DDR4 Socket AM4 Chipset AMD A320

Placa Mae Gigabyte H310M M.2 2.0 DDR4 Socket LGA1151 Chipset Intel H310

Placa Mae Asus TUF H310M-PLUS GAMING/BR DDR4 Socket LGA1151 Chipset Intel H310

Placa Mae ASRock Fatal1ty B360M Performance DDR4 Socket LGA1151 Chipset Intel B360

Placa Mae Asus TUF B360-PLUS GAMING DDR4 Socket LGA1151 Chipset Intel B360

Placa Mae Asus TUF B360M-PLUS GAMING/BR DDR4 Socket LGA1151 Chipset Intel B360

1 curtida

Eu eliminaria as A320 da lista porque esse chipset não será compatível com as novas gerações de AMD Ryzen, para AMD recomendo pegar algum chip que teve a compatibilidade com as novas gerações informada pelo fabricante.

Um coisa que não está fazendo muito sentido para mim é que você está comparando placas muito diferentes entre si, então fica minha pergunta: O que você espera fazer com essa máquina? Qual é o setup que você quer montar?

Nos exemplos que você citou tem placas mATX e Full-ATX, placas com M2 e com Intel Optane, placas gaming e placas high-end. Se você der mais informações sobre seu o que pretende fazer fica mais fácil te ajudar.

Uma outra opção é você enviar um tweet para os fabricantes perguntando sobre compatibilidade ou postar uma questão no fórum de suporte deles.

Eu tenho uma GA-970A-DS3P REV 1 e eu acho ela uma placa horrível. Sempre usei ASUS e para esse setup (que já é bem antigo) quis variar e fui nas dicas dos amigos que recomendaram Gigabyte. Eu tive diversos problemas de compatibilidade no Windows com ela e inclusive bugs na BIOS.
Essa placa foi abandonada pela Gigabyte e nunca recebeu updates para corrigir os problemas na Bios por exemplo. Já a Rev 2 dessa placa recebeu atualizações e um suporte muito melhor do fabricante.

Caros amigos,

Fui num site para comprar peças para montar um computador, no entanto lá não diz se as placas são compatíveis com Ubuntu.
No site do Ubuntu idem.
Por isso pergunto, pois queria não ter dor de cabeça com placa mãe.
Agradeço por me avisarem sobre o chipset da AMD A320.
O objetivo do computador é editar alguns video, nada profissional e talvez jogos menos pesados.
O processador escolhido foi o i5 e apos escolher a placa mãe que vou pesquisar a placa de video.
O que me deixou intrigado foi esta noticia.
https://sempreupdate.com.br/usuarios-linux-relatam-problemas-com-placas-mae-asrock/
Logo quero sugestões de placas mães boas e baratas.

Hahahahahha quando fui comprar a placa mãe, fiquei justamente na dúvida entre os dois modelos GA-970A-UD3P e GA-970A-DS3P. Mas, diferente de você, eu nunca tive problemas com ela, seja por drivers ou outro motivo qualquer, usando os dois sistemas (Linux e Windows). Só tive problema mesmo com a placa de vídeo da Asus (era uma Radeon R7 Strix da Asus de 4gb ddr5). Agora estou usando uma provisoriamente da XFX (modelo Radeon HD 5000 series, de 1gb ddr3).

Pessoal as configurações listadas são compativeis com ubuntu 18.04.
Instalei o Steam com o proton e rodou os jogos e testei alguns jogos que estão descritos no protonDB
https://www.protondb.com/
bom desempenho no Ubuntu Linux.

Para epic store usei o Lutris https://lutris.net/ e rodei o Metro 2033.
Tá bacana.