Placa GForce 525M não esta sendo reconhecida corretamento no Zorin OS

Migrei para o Linux por causa de uma incompatibilidade da minha placa de vídeo GT525M com o DirectX12 do Windows 10 ( excelente decisão, não quero mais Windows ), porém depois de passar por algumas distros, conseguir me adaptar com o Zorin OS 16. Porém a minha placa da nvidia não é reconhecida como uma VGA compatible controller, segue abaixo:

lspci | grep -E “VGA|3D”
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller (rev 09)
01:00.0 3D controller: NVIDIA Corporation GF108M [GeForce GT 525M] (rev a1)

O que pode estar acontecendo?

Olá!

Esta tudo certo!
Aqui na minha a Nvidia também é vista como 3D controler. Isso é apenas uma descrição para designar que a Intel é a vga integrada e a Nvidia é a vga discreta ou dedicada.
Com isso você pode usar somente a Nvidia ou somente a Intel ou modo hibrido que ativa a GPU da Nvidia em casos que você especificar no caso do Zorin com Gnome, o padrão XFCE acho que usa o prime daí você tem que escolher qual é a placa que fica ativada por padrão e para trocar você seleciona da logout e ao logar ja fica alternado.

Mas se esta listando e identificando esta beleza.
Aqui no meu…
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 4th Gen Core Processor Integrated Graphics Controller (rev 06)
01:00.0 3D controller: NVIDIA Corporation GK208M [GeForce GT 730M] (rev a1)

Falou!

O que acontece é que não consigo alternar para a Nvidia, o sistema não me dá essa opção. O Zorin esta bloqueando para usar o driver Nouveau, não consigo mudar para proprietário. Captura de tela de 2021-10-15 22-13-57

E como meu note esta aquecendo demais, estou desconfiado que deve ser alguma coisa que não esta sendo gerenciada corretamente no software.

Obs.: Cooller foi limpo e trocado pasta térmica do processador e placa dedicada !!

Essa placa é legada, então precisa utilizar driver mais antigo.
Acredito que ela deve trabalhar com até um 415.

No caso, você fez algum comando de instalação?
Porque esta indicando seleção manual do driver.
Sugiro que pesquise como remover por completo o driver nvidia.
Depois instale manualmente forçando uma versão.

No site da Nvidia consegue encontrar uma matriz que fala até qual versão de driver sua placa suporta para escolher corretamente.

Baixa o binário e siga as informações.
Detalhe que você não poderá o sistema instalar automaticamente versões maiores.
Creio que melhor ainda para fazer todo esse processo é usar o Synaptic que permite você graficamente manipular os pacotes e após instalar o drive que funcionar correto, você vai lá e da um lock/trava o drive.

E ai tem outro problema, o driver antigo da Nvidia, provavelmente não vai conseguir compilar os módulos do kernel na versão 5.10 pra cima e não sei qual é a padrão do Zorin nesse momento.

Infelizmente nós que temos placa mais antigas vamos ficando de mãos atadas… a Nvidia não abre mão dos drivers proprietários e nem passa as especificações adequadas para que a equipe Nuveau consiga performance adequada…

Outro ponto, ja observei que há algum item n abase do Zorin que faz essa questão dos coolers dispararem e não necessariamente é porque esta aquecendo, mas é um comando equivocado. Isso aconteceu muito num Dell mais antigo que tenho aqui até que eu troquei a distro. Não tive tempo pra sair rastreando e analisar. E nesse Dell é só Intel. Lembrando que ao ativar somente Nvidia ai no seu caso a tendência é ficar sempre mais quente mesmo porque ela é para mais performance e consome mais que a Intel, ok?

1 curtida

Eu tive tanto problema com a GPU discreta Nvidia em um notebook antigo que acabei desabilitando a dGPU na bios e passei a usar somente a GPU integrada (Intel). Depois que fiz isso, não tive mais problema.

É como o aarProTech falou, o suporte da Nvidia para essas placas antigas no Linux não foi bom, então nem sei se tem como fazer funcionar tudo direitinho. Gastei muito tempo tentando e acabei desistindo.

1 curtida

POis é, depois que de fato encerra o ciclo legacy ou você usa uma distro antiga e trava kernel e drivers nvidia ou faz isso, usa só o gráfico integrados. Aqui no meu caso estou no limite, parece que os drivers da linha 47X serão os últimos que minha placa terá qqq tipo de update suporte e acho que ela deve existir nos drivers só até a 49X que é a versão que vai homologar Nvidia com Wayland e assim espero… senão vou ter que ficar mantendo versão travada também.
É uma pena a política da empresa ser assim. Mas é o modelo de negócio dela, forçar o giro de hardware. A AMD tem uma política mais amigável e é totalmente pro stack gráfica open source.
Complicado são os preços estarem tão alto para as placas mais high end…