Placa de captura

Olá pessoal boa tarde com vão? eu queria gravar umas gameplays do meu PS3 e eu tenho uma placa de captura daquelas baratinhas

uma igual a essa, eu queria saber se tem algum programa bom pra utilizar ela, que não trave pois eu já fiz testes no obs e ele deu umas travadas e fica impossivel de jogar

agradeço desde já

2 curtidas

Olá @Cookie12 tudo bem contigo?

Essa placas simples funcionam apenas como “divisores” de sinal de vídeo, talvez o problema seja que essa captura com o jogo rodando, está sobrecarregando o seu computador. Faça um teste deixando um gerenciador de tarefas aberto e veja em que momentos os travamentos ocorrem.

Talvez mudar o codec ou reduzir de 1080p para 720p ajude - caso uma resolução menor não seja um problema para você.

:vulcan_salute:

1 curtida

Este modelo é USB 2.0 ou 3.0? se for 2.0 dependendo da resolução e taxa de quadros vai travar mesmo, o codec usado também influencia muito, sempre procure usar aceleração de hardware quando disponível. Aqui tenho uma dessas 3.0 que uso no PS2 e PS3 e funciona perfeitamente com OBS.

é 3.0 e ja resolvi esse problema, agr ela não quer dar audio

Essas placas genéricas fazem o trabalho da “redigitalização” do sinal em protocolo hdmi para o padrão de vídeo em uma classe de streaming via usb. E ok com isso. MAS…

A verdade é que jogar com esse modo de captura não vai ser bacana. O delay é inevitável e o input lag alto para uma fluidez principalmente em cenas de maior dinamismo.

Para captura de jogos ainda mais em 60fps, você precisa de uma placa que tem outra saída hdmi além da usb 3. Essa outras saída será um passthrough que joga o sinal de entrada direto para a saída mantendo como se a conexão fosse direto do videogame num monitor sem ter o reprocessamento e input lag do sinal de vídeo.

Essa placa é mais adequada para capturar imagem de câmera, gravação de vídeos e tal onde você não depende dele para uso de “reação instantânea”.

Claro, se for viável ter uma outra placa e, ainda, em virtude de seu objetivo for realmente para gravação e streaming de games.

Falou!

1 curtida

opa tudo bem ss e com vc? eu já arrumei os problemas porém quando eu termino de gravar e vou abrir o video ele simplismente fica assim:

Olá!

Mesmo tocando assim você escuta o som normalmente?
Esse tipo de imagem quando aparecem em playback normalmente está relaciona a codec. Verifique sobre a atualização de seus codecs.

Outro ponto é verificar se porventura você forçou alguma combinação de config para a placa de captura a qual ela não consegue trabalhar adequadamente. Nesse caso para tirar a dúvida crie apenas uma cena e adicione fontes como microfone e captura de janela ou de tela, não inclua a placa de captura. Faça uma gravação abrindo o navegador e tocando um vídeo do youtube e qualquer outra coisa do tipo. Após finalizar a gravação teste abra o arquivo e verifique se acontece isso ou se vai tocar normalmente. Se tocar normalmente, grande chance de o problema estar entre a placa de captura, driver e ou configuração.

Outra questão que recordo e que não sei se é o caso, antigamente os PS e creio que inclui até o 3 tinham um formato de proteção de imagem nos vídeos. Pesquisa sobre isso, pode ser o caso. Se cogitando essa ideia for uma verdade, então para testar a placa de captura entre com outro tipo de sinal, um sinal qualquer via hdmi de um outro computador, por exemplo. Grave e veja se toca. Se tocar normalmente, ai o problema na captura pode ser a questão da imagem enviada pelo console.

#sucessoai

1 curtida

Acho que o problema deve ser a própria placa mesmo, eu tenho uma dessas também e ela é suficiente para coisas básicas, mas para algo que precise de maior taxa de quadros ou que tenha muito movimento, com cores de diferentes, como é o caso de jogos, é realmente complicado.

Porém, as travadas, podem ter a ver com o buffer do seu USB, elas placas injetam muitos dados e especialmente placas mães mais simples tem dificuldade de lidar com isso, sobretudo, se tiver muitos outros dispositivos USB conectados também, como câmeras, mic, mouse, teclado, etc.

1 curtida

eu testei ela no windows de um notebook do meu avô e funcionou normalmente

Por ser outro computador, a controladora USB é diferente. Só daria para saber se isso é um problema com o Linux nesse caso testando Linux nesse notebook, ou testando Windows no computador e ver se onde funciona e onde não.

Olá.
Concordo com o ponto explicado pelo Dio.
Essas placas genéricas usam a classe de vídeo e áudio via USB e isso é nativo no kernel linux. Agora, não quer dizer que sempre vai funcionar porque existem ainda outras camadas de drivers das controladores para que funcionem a comunicação adequadamente.

Retorno ao posto que escrevi anteriormente. É preciso um método científico para ir eliminando possibilidades.

Outro ponto é passar as informações completas do seu hardware, qual ou quais sistemas linux esta usando ai para testar e o que você ja fez. Além de quais programas tentou realizar a captura.

Fotos reais da sua placa, informações do chipset dela, link da compra com descrição e etc.

Tem vários tópicos aqui no fórum ensinando como coletar todas essas informações, infelizmente no ato não tenho como ir passo a passo.

Assim, organizando uma sequência de dados teremos como organizar a informação e um diagnóstico melhor.

Organiza.
Confia.
Envia, rs

Só tem fera aqui pra ajudar!
Valeu