Olá pessoal, preciso da ajuda da comunidade.
Preciso muito usar o programa PJeCalc para apresentar cálculos em processos trabalhistas, mas o tribunal que desenvolve o programa só o desenvolveu para funcionar no windows (fiz muitas ligações e enviei dezenas de e-mails pedindo versão para outros sistemas operacionais, mas sem chance de atenderem).
Alguém pode dar uma luz de como posso fazer esse programa funcionar no linux mint? Já tentei pelo wine, mas como sou novato não consegui e não encontrei tutoriais sobre o assunto.
Esse programa pode ser baixado nesse link https://www.trt8.jus.br/pjecalc-cidadao/instalando-o-pje-calc-cidadao
Por causa desse programa específico, sou obrigado a ter o pc em dual boot ou usar máquina virtual.
O PJe é o maior empecilho para a utilização de distribuições Linux por advogados; é extremamente complicado fazer a certificação digital funcionar corretamente.
Mas obrigar o advogado a usar um sistema operacional proprietário pago beira o total absurdo.
Você deveria acioná-los judicialmente.
(Eu sei que é comprar uma briga com gigantes, mas só o fato de poder expor o problema - e a hipocrisia - já vale a pena.)
Infelizmente o suporte a Linux é muito ruim nos sistemas de processo eletrônico. Mas vi que em alguns tribunais os juízes e servidores já não precisam de um token físico pra assinatura e juntada de documentos. A assinatura e autenticação de documentos seria feita atráves de um token digital e de um QR code gerado pelo própio sistema do PJe, o que em tese torna a plataforma totalmente agnostica quanto ao sistema operacional, permitindo a juntada de a assinatura de documentos a partir de tablets, smarthphones e computadores. Pelo que vi a ideia é expandir isso para todos os usuários o que inclui os advogados. Mas quando e se isso vai chegar pra todos não dá pra saber.