Pix: A nova tecnologia de pagamentos instantâneos do Banco Central

Confira o post completo no blog: https://diolinux.com.br/2020/08/pix-tecnologia-pagamentos-instantaneos.html

O Banco Central apresentou algumas novidades sobre o Pix, uma nova tecnologia de pagamentos instantâneos.

6 curtidas

Soa como moeda digital.

Achei uma ótima notícia!

Um salto tecnológico foi criar uma rede que integra o setor financeiro e que funciona 24h por dia! Outro salto é poder mandar mensagens junto com as transferências, isso abre oportunidades ainda não imaginadas para transações financeiras!

Tem um vídeo bem longo (uma hora!) sobre o assunto do Fernando Ulrich com uma das mentes por trás do PIX. Achei bem interessante pois há detalhes de como funciona a rede bancária atual (com história) e como vai funcionar a rede do PIX, algo de interesse aos mais chegados em programação. Infelizmente não foi adotado o modelo descentralizado (com blockchain) para registro e validação das transações…

Não é. A ideia é diminuir as transações em papel moeda, que segundo o próprio Banco Central é bem custoso pra eles, mas o Pix é basicamente uma tecnologia de pagamentos, assim como boleto, TED, DOC, ou até citando outras empresas, o pagamento por QR Code que o Picpay utiliza.

Sim! Se for bem utilizado, tem um potencial absurdo…

Moeda digital é cilada… empresas e governo controlarão sua vida e invade até um pouco de sua privacidade.

Dinheiro em papel, sempre!

1 curtida

Vamos torcer para que o Pix funcione, pois se tratando de aplicativos feitos pelo governo… parece sempre que eles liberam uma versão “alfa” e aos poucos, depois de diversos transtornos vão ajustando… liberam o “beta” e só depois a versão LTS rsrsrs.
Mas críticas a parte… realmente é um grande salto.

Danilo, dinheiro de papel é apenas uma representação de valor controlada justamente pelo Banco Central. O papel em si não vale nada. As pessoas mais ricas do mundo pouco tem de dinheiro “em papel”.

4 curtidas

Mas o governo já controla a sua vida… Seu CPF, RG, a quantidade de informações relacionadas a imposto, compras e tudo mais…

Em um certo nível o dinheiro em papel também é rastreável :thinking:

Aí que está a diferença… O Banco Central vai ser responsável pela infraestrutura do Pix, e os bancos, aplicativos de pagamento, etc que serão os responsáveis em fazer a interface para o usuário final. Então ao menos não veremos aplicativos como o da Caixa Tem hahahaha

2 curtidas

Aos que se interessarem sobre tal Pix, essa é a ideia por trás:

Se tirar os adjetivos não sobra nada desses vídeos de lavagem cerebral…

Aqui em Portugal tem o multibanco e além de poder sacar dinheiro em qualquer banco sem custo tem a referencia multibanco que processa o pagamento em minutos e o MBWay que funciona de forma similar ao o que o Pix quer ser, por aqui funciona muito bem, é bem pratico, se conseguirem adesão dos bancos e que não tenha custo para o cliente será muito bom.

Pesquisem sobre “Crédito Social”. Sistema que já está implementado na “China”. Ai vocês entenderão “o porquê” de querem extinguir o dinheiro em papel e força-nos a usar só dinheiro digital.

É mais pratico? sim, é. Mas por trás está uma pegadinha que se cairmos, não teremos mais como sair.