Pesquisa: Vocês abririam um PDF infectado no Linux?

Desde que vim para o Linux sempre falaram que era seguro, então pensava que um filme pirata baixado por torrent não afetaria o Linux como afetaria um Windows, ou mesmo um pdf infectado. O que vocês acham sobre isso?

1 curtida

Olá @atomic, tudo bem contigo?

Existem alguns pontos a se considerar neste tópico:

Infecções são geralmente focadas em explorar uma vulnerabilidade ou bug específico. Então a menos que a vulnerabilidade exista tanto no Windows quanto no Linux, as chances de haver algum prejuízo são pequenas.

O que de forma alguma garante “super poderes” para sair baixando coisas de lugares potencialmente perigosos no Linux e acreditar que está protegido, os ataques estão ficando cada vez mais sofisticados.

Existe inclusive a estratégia de “honey pots” que são armadilhas plantadas para capturar informações de determinado perfil de usuário, sejam eles invasores ou usuários comuns. Conteúdo pirata deve ser evitado, não faz sentido você deliberadamente se expor ao risco.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Mesmo sabendo que Linux é mais seguro em muitas coisas, eu prefiro não arriscar, principalmente porque não sou um profissional de segurança e não sei exatamente como o meu sistema poderia ser infectado.

Penso que nos dias atuais, todo cuidado é pouco.

1 curtida

Os usuários de Linux são incentivados pela comunidade a serem mais cuidadosos que os usuários do Windows.
Os mesmo cuidado que você deve ter no Windows você tera que ter no Linux.
Já instalo e ativo ou verifico o firewall do seu Antergos.

O numero de malware que existe para Linux é muito menor que os que existe para Windows, mas é porque tem muito mais usuários Windows que tem no Linux, então é de se esperar que onde tem mais pessoas é onde vai ter mais malware.

1 curtida

Não(Resumidamente)
Não abro essas coisas que são detectadas pela maioria dos AVs hj, quem dira abrir no Linux

1 curtida

Obrigado pela resposta, só não absorvi bem a parte dos honey pots.

Você pode ver uma descrição completa neste verbete da Wikipedia, mas de forma resumida é uma armadilha.

:vulcan_salute:

1 curtida