Personalizando o relógio do xfce e espaço o interno do xfce4-terminal

É verdade que o relógio padrão o xfce parece ser bem ruinzinho, você clica nas opções e ele não te exibi praticamente nada, aparentemente. Então, vou ensinar a vocês como podemos personalizar o relógio a nosso gosto. Eu gosto de sempre aumentar um pouco o tamanho da fonte, acho o tamanho original um pouco pequeno demais.

É só abrir as configurações do relógio, clicando o botão direito em cima e depois em propriedades. Feito isso vá na caixa “formato” e marque como “Formato personalizado”. Como na imagem abaixo:

relogio

A sintaxe é a seguinte:

<span font_desc="Nome da Fonte e Tamanho" color="Cor desejada">Formato do relógio</span>

A fonte fica a sua escolha, você pode usar a padrão do sistema ou não. A cor, se não quiser, não precisa alterar, o relógio irá utilizar a cor do tema que você está usando. Mas, caso deseje uma cor específica, use o gimp ou algum seletor de cor para saber o código certo da cor desejada. E o formato do relógio vai depender do seu gosto. Eu prefiro utilizar somente o “%R” que é o nosso formato tradicional de relógio digital.

Exemplo de como está o meu:

<span font_desc="Sans Regular 12" color="#262F45">%R</span>

Se apenas quiser aumentar um pouco o tamanho dos números, sem definir um tamanho de fonte específico, é ainda mais fácil.

<big>formato_do_relógio</big>

Exemplo:

<big>%R</big>

Bem fácil, né?! Se quiseram saber um pouco mais o que faz cada letra, tem um glossário na página do xfce: xfce:xfce4-panel:clock [Xfce Docs] No mais, é só ir testando até achar o formato que te interessar mais.

Outra dica legal, eu costumo usar meu terminal sem menu, borda nem nada. Parece aqueles terminais flutuantes de gerenciadores de janelas. Porém, o texto fica meio perto demais da borda da janela. Para resolver isso é bem fácil. Vá na pasta “~/.config/gtk-3.0/gtk.css” e você deverá ver uma linha igual a essa

Bordas xfce-terminal

Se você não encontrar o arquivo “gtk.css” é só criá-lo, usando um editor de texto como o mousepad, leafpad, xed ou pelo terminal usando o nano, vi, vim etc. e adicionar o conteúdo da imagem acima. Lembrando que para essa tarefa, você pode fazer como usuário normal, NÃO precisa de sudo. Para alterar a distância que o texto ficará nas bordas, mude o número da linha “padding: 12px;” aonde tem 12, você colocar o valor desejado. Lembrando que é necessário reiniciar a sessão para a mudança acontecer. Basta deslogar e logar novamente com seu usuário.

terminal borda interna

Como podemos ver na imagem, existe um pequeno espaço entre a borda e o texto. Para quem está curioso em como eu redimensiono ou movo a tela. Eu redimensiono o terminal com alt + f8 e movimento pressionando alt + segurar o botão esquerdo do mouse. Ou seja, eu pressiono alt e o botão esquerdo do mouse e movimento a tela com o movimento do mouse. Isso é um atalho padrão do xfwm (para alterar é só ir nas configurações/gerenciador de janelas/teclado.

Se quiser saber mais formas de personalizar o visual do seu xfce, além é claro de adicionar novos temas e ícones, é só pesquisar aqui no fórum. Existem vários tópicos com dicas desse tipo.

4 Curtidas

Interessante. Pode mostrar como o seu ficou?

Você fala o relógio, né? Não sei se será possível ter uma noção total, só vendo a barra. Mas, farei alguns layouts diferentes para exemplificar. Vou usar cores, fontes e formatos diferentes. Se ler a página que citei, é bem fácil de ir mexendo e personalizando ao seu gosto. São muitas possibilidades, mostrarei apenas algumas mais simples.

<span font_desc="Sans Regular 11" color="#1793d1">%R</span>

relógio 1
<big>%R</big>

relógio 2
<span font_desc="Serif Bold Italic 12" color="#1793d1">%R</span>

relógio 3

Você pode usar a data e a hora também, por exemplo:
%d %b %H:%M

relógio 4
Outro exemplo, usando dia do mês, da semana, mês e hora:

%d %A %b <big>%H:%M</big>

relógio 5
Igual ao de cima, porém com segundos:

%d  %A %b  <big>%H:%M %S</big>

relógio 6

<span font_desc="Serif Bold Italic 12" color="#1793d1">%d %A %b %H:%M</span>

relógio 7
<span font_desc="Z003 Bold Italic 14" color="#00df00">%d %B %H:%M</span>

relógio 8

Enfim, dá para fazer muitas combinações diferentes. Eu nem mexi com as opções direito. Uma outra dica, se quiserem mudar a cor do whiker-menu, o processo é bem parecido:

<span foreground="cor_desejada">título_do_whisker</span>

Dois exemplos, em azul e amarelo:

<span foreground="#1793d1">Arch Linux</span>

whisker menu 1
<span foreground="#ddcd33">Arch Linux</span>

whisker menu 2

2 Curtidas

Realmente, muito mais bonito.

1 Curtida

Os prints ficaram meio esquisitos hahahahhha, não sei se deu para ver direito. Mas, se olhar para a área de trabalho como um todo, se o relógio for bem configurado, faz uma diferença danada. As cores que e fontes que eu utilizei, acho que ficaram meio esquisitas, mas dá pra ter alguma noção de como funciona.

É uma boa opção para combinar com o cor do seu tema, barra etc. caso não esteja casando. Mas, se instalar o plugin, date e time, se não me engano, dá para fazer várias dessas coisas por ele. Menos mudar a cor. Eu prefiro mudar manualmente mesmo, porque só instalo alguns plugins do xfce e não costumo usar o date e time.

1 Curtida

Eu particularmente gostei de todos, fica realmente com outra cara.

1 Curtida

Ótimo Tutorial,vlw pelas dicas fico bom :slightly_smiling_face:

1 Curtida

Como tu colocou para ser números a representar as áreas de trabalho ?

1
É possível deixar o relógio do XFCE nesse modelo, tipo hora em cima e data em baixo, assim como no windows 10?

@Kadumeneses sim! Qual distro você está usando? Xubuntu mesmo? É ir nas “preferências do painel” e adicionar o plugin “date e time”. A configuração padrão dele já é assim, ou seja, data e hora juntos um em cima do outro. Não lembro se esse plugin vem por padrão no Xubuntu, porque não utilizo, tanto o plugin quanto o Xubuntu, a muito tempo. Se não estiver instalado, é só instalar com o comando:

sudo apt install xfce4-datetime-plugin

Instalado. É só ir nas “preferências do painel”, remover o “relógio” e adicionar o “date e time”. Para configurar a fonte e o tamanho da fonte, é só clicar o botão direito e ir em “propriedades”. Se quiser ter a disposição todos os plugins do xfce, ao invés de instalar apenas o “date e time”, você pode instalar o pacote xfce4-goodies:

sudo apt install xfce4-goodies

@ikairus basta clicar o botão direito em cima dos “espaços de trabalho” e depois em “propriedades”. Lá você vai encontrar a opção “mostrar visualização em miniatura”, desmarque essa opção. Feito isso, vá em “configurações de espaços de trabalho” e mude o texto, só para números. Se não conseguir, me avisa que depois posto um print.

4 Curtidas

Muito obrigado meu caro, entretanto já tinha lembrado onde era todavia agradeço vossa ajuda!