Consigo juntar os icones com as janelas?
Para que as janelas possam ser abertas no icone, se é que me entendem…É que eu fixo meus apps na barra de tarefas, mas quando clico para abrir, ele abre em uma janela a parte parecida com o do windows…
Até onde eu sei não há como fazer isso de forma nativa no Xfce. Até tem uma opção pra deixar só os ícones, mas não é possível unificar os ícones dos programas abertos com os seus respectivos atalhos no painel.
Mas você pode usar o DockBarX, um applet para o painel do Xfce, que permite agrupar os ícones das janelas nesse estilo Windows. Inclusive o Zorin OS Lite usa esse applet pra deixar os ícones nesse estilo:
Nossa, muito bom saber disso. Onde consigo baixar esse applet?
Bom, nas distros Ubuntu based há um PPA, mas eu me lembro que quando eu fui tentar usar esse PPA ele não funcionou.
Você poderia tentar baixar o código fonte no GitHub e compilá-lo.
Edit:
Você também pode encontrar os pacotes .deb do DockBarX no repositório do Zorin OS, incluindo esse tema que aparece na foto. Porém, como a última versão do Zorin ainda é baseada no Ubuntu 18.04, eu não sei se eles seriam compatíveis com o Mint 20 que é baseado no Ubuntu 20.04. Pode ser que você se depare com alguns problemas chatinhos de dependência se tentar instalar esses pacotes manualmente…
Se fosse no Manjaro/Arch, seria muito fácil instalar pelo AUR.
Muito obrigado pela colocação. =D
Atualizando minha resposta:
Nas distros baseadas no Ubuntu 20.04, como o Mint 20 XFCE e o próprio Xubuntu, a DockbarX pode ser instalada facilmente por este PPA. Desta vez eu testei no Xubuntu 20.04 e funcionou.
O procedimento para instalar é bem simples. Primeiro adicionamos o PPA com este comando:
sudo add-apt-repository ppa:xuzhen666/dockbarx
Ele pede para pressionar ENTER para confirmar a adição do PPA.
Depois atualizamos o repositório e instalamos os pacotes, o pode ser feito com um único comando:
sudo apt update && sudo apt install dockbarx dockbarx-themes-extra xfce4-dockbarx-plugin
Feito isso, é só ir nas configurações do painel do XFCE, remover os botões de janela e os lançadores de aplicativos, e colocar o plugin DockbarX no lugar.
Ele já vem com uns temas instalados e você pode escolher o que você quer. Eu particularmente não gosto dos temas que vem instalado. Eu gosto do tema DockBarX-Windows10, que como o nome diz, é parecido com o painel do Windows 10. As instruções para a instalação desse tema estão neste link.
E meu painel do Xubuntu com o DockbarX ficou assim:
E aqui tem um vídeo mostrando como instalar e customizar a DockbarX: