Personalização Mint XFCE

Consigo juntar os icones com as janelas?
Para que as janelas possam ser abertas no icone, se é que me entendem…É que eu fixo meus apps na barra de tarefas, mas quando clico para abrir, ele abre em uma janela a parte parecida com o do windows…

2 Curtidas

Até onde eu sei não há como fazer isso de forma nativa no Xfce. Até tem uma opção pra deixar só os ícones, mas não é possível unificar os ícones dos programas abertos com os seus respectivos atalhos no painel.
Mas você pode usar o DockBarX, um applet para o painel do Xfce, que permite agrupar os ícones das janelas nesse estilo Windows. Inclusive o Zorin OS Lite usa esse applet pra deixar os ícones nesse estilo:
Zorin-OS-Lite-Review-9(1)

2 Curtidas

Nossa, muito bom saber disso. Onde consigo baixar esse applet?

1 Curtida

Bom, nas distros Ubuntu based há um PPA, mas eu me lembro que quando eu fui tentar usar esse PPA ele não funcionou.
Você poderia tentar baixar o código fonte no GitHub e compilá-lo.

Edit:
Você também pode encontrar os pacotes .deb do DockBarX no repositório do Zorin OS, incluindo esse tema que aparece na foto. Porém, como a última versão do Zorin ainda é baseada no Ubuntu 18.04, eu não sei se eles seriam compatíveis com o Mint 20 que é baseado no Ubuntu 20.04. Pode ser que você se depare com alguns problemas chatinhos de dependência se tentar instalar esses pacotes manualmente…

Se fosse no Manjaro/Arch, seria muito fácil instalar pelo AUR.

1 Curtida

Muito obrigado pela colocação. =D

1 Curtida

Não sei se é isso o que você quer… mas nativamente eu faço assim

3 Curtidas

Atualizando minha resposta:

Nas distros baseadas no Ubuntu 20.04, como o Mint 20 XFCE e o próprio Xubuntu, a DockbarX pode ser instalada facilmente por este PPA. Desta vez eu testei no Xubuntu 20.04 e funcionou.

O procedimento para instalar é bem simples. Primeiro adicionamos o PPA com este comando:

sudo add-apt-repository ppa:xuzhen666/dockbarx

Ele pede para pressionar ENTER para confirmar a adição do PPA.

Depois atualizamos o repositório e instalamos os pacotes, o pode ser feito com um único comando:

sudo apt update && sudo apt install dockbarx dockbarx-themes-extra xfce4-dockbarx-plugin

Feito isso, é só ir nas configurações do painel do XFCE, remover os botões de janela e os lançadores de aplicativos, e colocar o plugin DockbarX no lugar.

Ele já vem com uns temas instalados e você pode escolher o que você quer. Eu particularmente não gosto dos temas que vem instalado. Eu gosto do tema DockBarX-Windows10, que como o nome diz, é parecido com o painel do Windows 10. As instruções para a instalação desse tema estão neste link.

E meu painel do Xubuntu com o DockbarX ficou assim:

Captura de tela_2021-04-07_13-14-24(1)

E aqui tem um vídeo mostrando como instalar e customizar a DockbarX: