Olá. Cometi o grave erro de conceder as permissões 777 na root e perdi acesso aos comandos sudo. Pesquisando por aí, vi pessoas que cometeram o mesmo erro, e para o meu desespero, é um problema grave. Tudo que já li recomendando sobre, não funcionou, inclusive já cheguei a ver que as únicas duas formas de corrigir esse problema seria ajeitar as permissões manualmente (que aparentemente é muuuuito trabalho e eu não faço ideia por onde começar) ou formatar (que seria um prejuízo muito grande para mim, pois perderia meus arquivos e programas que instalei na gambiarra durante anos e deu muito trabalho para uma pessoa no meu nível de conhecimento). Seria possível formatar apenas a “partição” root (/) e não perder o resto, por exemplo o que está em home? Não sei se essa pergunta foi elaborada da maneira correta, não conheço muitos termos mais apropriados.
Muitos arquivos de configurações e programas ficam fora da home. Mas sim, dá para formatar sem perder a home.
Basta copiar a /home para outro dispositivo, e daí formatar o pc todo. Feito isso, copie a home de volta para o pc.
Ou faça dual boot e vá migrando tudo aos poucos.