Performance Ubuntu

Pessoal, instalei o Ubuntu 19.10 para utilizar como SO principal. Minha maquina está em dual boot com W10, pois para prestar serviço para alguns clientes preciso do W10.

Testei várias distros: Ubuntu, Mint, Arch, Manjaro e até o ClearLinux.

Este ultimo possui uma performance muito boa, diferenciada. Mas zoou o Grub, a instalação é meio complicada, e prefiro muito mais a base Debian por ja ter usado o Ubuntu antes (aliás foi minha primeira distro).

Gosto do GNOME como DE, e como sou bem iniciante, quero saber se é possivel deixar o Ubuntu com a performance do Clear (rs). Inicializacao rápida, interface sem lags, etc.

Meu note é um Dell com 16gb de ram, nvme de 512gb (Leitura 3480MB/s, Gravação 2000MB/s) video híbrido Intel 630hd e NVIDIA 1050TI de 4GB.

Tem +1 HD de 1TB 5400rpm.

É uma maquina muito boa.

Já agradeço pelas dicas e respostas.

@DiogoMoreira, caso você consiga implementar as modificações necessárias para isso, por favor, compartilhe conosco! hahaha
É sabido quais são essas otimizações, mas infelizmente não são apenas simples configurações. Algumas delas exigem modificações um pouco mais profundas. E, como qualquer configuração a nível de Kernel, fazê-las sem muito teste e conhecimento pode quebrar o sistema rapidamente.

Fazendo uma busca rápida na internet encontrei esse PDF da própria Intel detalhando essas otimizações, caso queira tentar:

Edit:
E apenas para dar uma solução mais viável, eu acho que vale a pena esperar pelo próximo Ubuntu (20.04). Eu estou usando ele neste momento, já com o Gnome 3.36, e estou achando muito bom. Nunca utilizei o ClearLinux instalado diretamente em HW para comparar, mas já utilizei as outras versões do Ubuntu e dá pra dizer que as coisas estão perceptivelmente melhores.

Valeu @brunonzanette pela ajuda. Tenho pesquisado sobre o 20.04. Acho que vou acabar seguindo seu conselho e aguardar o lançamento sim.

Mas também vou dar uma olhada no documento que mandou pra ver se há melhora.

Obrigado.

“Essa comunidade é show de bola… sempre tem alguém disposto a ajudar…”

1 curtida

Veja a parte de startup apps e services (cuidado). Esquece otimização do kernel, ele é provavelmente o que menos atrasa no boot… Stacer - Um programa para otimizar o Ubuntu - Diolinux

@DiogoMoreira, dá uma lida nisso aqui: Linux Distributions Running On Intel CPUs Are About To Get A Lot Slower - LinuxReviews

Provavelmente você está tendo uma performance melhor no Clear Linux (que, olha só, é mantida pela Intel ou algo assim) justamente porque há otimizações para processadores Intel.