Performance dos novos Kernels do Linux

Pessoal, escutei no ultimo podcast do Destination Linux EP 148 sobre os benchmarks do Phoronix comparando a performance do Kernel 4.16 até a versão 5.4. Acho que vale a pena dar uma olhada. Eu mesmo aguardo ansiosamente os testes com um processador AMD, pois conforme é citado no podcast, a queda de performance em Kernels mais novos pode se dar por conta das “mitigações” que foram inseridas por conta do problema de execução especulativa que afeta de forma mais intensa os processadores da Intel.

The Disappointing Direction Of Linux Performance From 4.16 To 5.4 Kernels

2 curtidas

Essa diferença de desempenho nem se percebe na prática, porque outras coisas entram na conta, como é o caso dos drivers de vídeo que melhoraram absurdamente de lá pra cá, compositores de janela mais otimizados e outras coisas do tipo.

2 curtidas

Contra “dados” não existem argumentos, mas, no meu ambiente de trabalho o kernel 5.x apresentou uma qualidade infinitamente superior à família 4.1x no Elementary OS.

Todas as atividades cotidianas ficaram mais fluidas e estáveis, até alguns pequenos lags no Pantheon sumiram ao migrar para o 5.3, então, não apoiado em dados mas apoiado na minha experiência usando o sistema… sigo de 5.x sem nenhum remorso.

:vulcan_salute:

4 curtidas

Talvez para usuário de desktop a diferença não seja perceptível, mas imagino que pra aplicações de BI ou científicas, como cálculos pesados ou decodificação genômica essa perda de performance possa ser impactante. Não agora, pois a maioria dessas aplicações ainda rodam em versões mais antigas do kernel, mas a medida que as distros que eles utilizam vão sendo atualizadas, imagino que essa diferença vá ser percebida neste tipo de uso. Enfim, eu fico aguardando o Phoronix fazer os benchmarks com os processadores da AMD pra ver se esse resultado se replica.

2 curtidas

Por um momento eu achei que iria ver uma daquelas conversas de loucos questionando os efeitos e a necessidade das atualizações.
vou ver se consigo usar o Kernel 5.4 agora, a ultima vez que tentei não estava funcionando a placa de rede.

1 curtida

Bom… os únicos problemas que tenho notado em Kernel a partir do 5.3, são com máquinas com placa de vídeo NVidia, utilizando o Mint Cinnamon… o sistema simplesmente entra no “modo de segurança Mate” e dá erro ao carregar…
Agora nos vídeos AMD/Intel, funciona sem problema tanto o 5.3 como o 5.4

1 curtida

Eu na verdade por conta das melhorias dos drivers e outras coisas achei o kernel 5 melhor, não senti nenhuma queda de desempenho muito pelo contrario no meu caso.

1 curtida

“Modo de segurança Mate” no “Mint Cinnamon”?

1 curtida

A maioria dos usuários percebeu essa diferença positiva.

1 curtida

Sim… rs
É quando dá erro no carregamento do Cinnamon e o sistema carrega o Mate pra “tentar” não te deixar na mão…

Tipo isso aqui…

1 curtida

Não sabia que tinha isso no Mint, achei que o fallback era o Cinnamon com renderização por software.

1 curtida

Normalmente o aviso de renderização por software é quando o sistema não acha o driver ou existe alguma incompatibilidade (Ex. Vídeos SiS e etc)

Neste caso o sistema tem o driver, mas sabe-se lá o porque dá esse erro a partir do Kernel 5.3… (se fizer um Downgrade p/ o 5.2.16 roda normal)

Isso ocorreu em 3 máquinas diferentes com placas NVidia… Geforce GT210, Geforce GT630 e NVidia Quadro 410… se remover as placas e iniciar pelo vídeo Onboard Intel… vai normal sem qualquer erro em qualquer Kernel

1 curtida

Para compilar o kernel demora muito mesmo???

o meu ta rolando desde 11 horas e nunca acaba…

vi um tutorial de como atualiza o kernel, e to tentando atualizar pro 5.4.

mas ta demoraaaaando…

1 curtida

Deve ter algo errado pq aqui não leva mais que 5 minutos…
Se vc estiver utilizando base Ubuntu, o mais prático e rápido seria atualizar o Kernel através do Ukuu… se for este caso…

sudo apt-add-repository -y ppa:teejee2008/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install ukuu

Depois só abrir o app, escolher o Kernel e instalar

2 curtidas

obrigado pelo feedback, vou tentar aqui e falo se deu certo.

3 curtidas

Obrigado pela ajuda, funcionou certinho o kernel foi atualizado.

2 curtidas

Estou usando o kernel 4.15 (Instalado e homologado pela equipe do MINT) e agora o 5.4 (Baixado direto do site kernel.ubuntu.com) no Linux Mint 19.2, estou achando o 5.4 mais rápido do que o 5.3, mas claro, pode ser efeito placebo, até porque não fiz testes de performance para comprovar alguma coisa.

1 curtida

Entretanto, antes de tentar instalar o kernel 5.4 do Linux, lembre-se de que isso é recomendado apenas para aqueles que precisam de suporte para determinados componentes de hardware que não funcionam corretamente ou com uma versão anterior do kernel do Linux.

Além disso, pode ser necessário reinstalar qualquer módulo do kernel de terceiros e reiniciar o computador após a instalação.

Se você usa drivers proprietários, este kernel pode quebrar a funcionalidade com esses drivers ou se você possui drivers proprietários instalados e ainda decide continuar com essa instalação, você deve ser competente em reparar seus drivers. Se não for, NÃO instale este kernel, disse Jerry Bezencon.


Acredito que este trecho também dever ser válido pra qualquer distro baseada em Ubuntu.

1 curtida

Você tá usando o kernel baixado de onde? Porque se for aquele Mainline Kernel PPA do Ubuntu, realmente não vai funcionar.

Tenta usar o XanMod ou o Liquorix, neles o driver de vídeo vai funcionar de boas.

2 curtidas

É justamente esse método que não está funcionando corretamente com drivers NVIDIA.

2 curtidas