Perfis no Firefox

Olá pessoal.

Eu gosto muito do Firefox e queria saber se tinha uma forma de ter dois “perfis” ao mesmo tempo no navegador. Vou exemplificar:

Eu uso o Firefox para navegação convencional, sites do Youtube, o DiolinuxPlus etc. Sendo que também tem um conjunto de sites que eu sempre uso, que são relacionados a um assunto específico. Sei que dá para colocar nos favoritos, mas gostaria de que eles aparecessem logo nos "sites preferidos’. Também gostaria de isolá-los, de forma que não pudesse compartilhar cookies com outros sites e vice-versa.

Existe alguma forma de fazer isso ?

Obrigado.

1 curtida

Sim, é possível e muito útil.
Use a extensão oficial da Mozilla multi-account containers

3 curtidas

Sempre quis está função no firefox, desconhecia a extensão.

A pergunta que fica é. Já que é uma extensão oficial, por que eles não implementam isso logo no Firefox?

Nem precisa de extensão. O próprio firefox já tem suporte a isso via linha de comando.

Se você iniciar o firefox:
firefox --ProfileManager
vai abrir uma janela onde você pode escolher o perfil para iniciar, ou ainda criar um novo perfil.

Se quiser iniciar uma segunda janela do firefox com novo perfil:
firefox --ProfileManager --new-instance
Aí ele criará uma nova instância com o perfil desejado.

Caso seja esse o comportamento padrão que você queira, pode editar o lançador do firefox para incluir esses parâmetros de inicialização.

Caso queira criar ícones na área de trabalho, outra opção é que o lançador execute direto o perfil desejado. Para isso use o comando:
firefox -P <perfil>
então renomeie o ícone conforme desejado, criando tantos ícones quantos perfis estejam operantes.

Em algumas instações o firefox pode ser chamado com o comando firefox-bin ou firefox-esr

Para ver mais opções de linha de comando execute:
firefox --help

3 curtidas

Agradeço pela dica da linha de comando.

Talvez a implementação não seja tão fácil, ou até mesmo para não deixar o navegador tão pesado, tendo em vista que não é uma feature utilizado pelo público mais geral. Mas seria uma adição bem vinda!

1 curtida

Após o post do @Deleterium resolvi pesquisar e achei este artigo muito interessante da própria Mozilla em relação a criação de perfis:

2 curtidas