Comprei um notebook positivo. Liguei pela primeira vez e apareceu a tela “PoliLinux”, me pediu que cadastrasse uma senha. No outro dia fui instalar o Chrome e me pediram essa senha, eu estou colocando a senha correta e diz “Desculpe, isto não funcionou.”. Também não consigo entrar no grub e não sei mexer. Alguém me ajuda a redefinir a senha, por favor.
Boa noite!
Vc tem algum conhecimento em distro Linux? Isso que a Positivo instala é apenas para baratear o preço final da máquina, e ser substituído pelo Windows pirata, posteriormente.
Recomendo instalar um sistema mais popular e com documentação na internet, tu pode até resolver este problema mas vai aparecer outros depois…
Não sei nada sobre pc, notebook. Nunca tive. Eu só quero redefinir a senha de administrador para conseguir instalar programas.
Não entendi. Sobre qual sistema você fala? Como vou instalar algo se pede a senha para instalar? A senha está correta, eu anotei! Preciso redefinir a senha para instalar qualquer coisa.
Olá @rohgms, tudo bem contigo?
Você escolheu uma senha para administrador e outra para o seu usuário? Se foi o caso, quando pedir a senha novamente, digite a senha do seu usuário. Muitos sistemas Linux usam um recurso chamado “sudo” para permitir que usuários comuns executem algumas tarefas que apenas um administrador poderia.
Se isso não funcionar, pode ser necessário gerar um live pendrive para que você possa alterar a senha manualmente ou até mesmo, instalar outro ambiente se preferir.
O vídeo abaixo explica como criar um pendrive com um instalador do sistema. Mas, antes de fazer isso, testa esse lance da senha.
Olá @eddiecsilva! Tudo bem.
Eu cadastrei apenas a senha do usuário.
Consigo ligar o note normal pois não pede senha, mas para instalar qualquer coisa ou até mesmo acessar as configurações pede a senha. Sei que ela está correta pois eu anotei. Não entendo o porque está acontecendo isso. Já pensei em devolver o notebook a loja. Não sei oque fazer.
Como seu notebook é novo e veio com o sistema pré-instalado, não é uma má ideia entrar em contato com o suporte antes de tentar qualquer coisa mais drástica. Entendo que a experiência no momento pode estar sendo frustrante, mas com paciência as coisas se ajeitam.
Seu notebook tem teclado numérico? Um erro comum é digitar a senha com o teclado numérico desligado, o que gera uma combinação totalmente diferente do esperado. Tente eliminar essa possibilidade. Ou até mesmo, digitar tudo em maiúsculo sem perceber.
Vi isso ocorrer muitas vezes. Já testou estas possibilidades?
@eddiecsilva obrigado pelas dicas! Vou ver essa possibilidade do teclado numérico e se não der certo entrarei em contato com o suporte. Gratidão.
Como você esta entrando no sistema? Já entra direto sem passar pelo login do usuário?
O notebook inicia e vai para a área de trabalho normalmente. Pede a senha para instalar programas e usar as configurações.
A solução que eu vou passar requer que você faça toda a operação via modo texto (é como se estivesse apenas o terminal sem nenhuma interface gráfica).
Quando aparecer o grub, aperte a tecla e e você vai editar alguns parâmetros na entrada linux
OBS: caso a entrada linux não esteja aparecendo, utilize a seta para baixo para descer o texto até o linux. (lembrando que para acessar a quebra de linha, você tem que iniciar no começo da linha e ir com a seta para o lado até a quebra de linha)
OBS: O teclado neste momento vai estar em inglês possivelmente, então o / vai estar onde esta a tecla ;
Você vai encontrar algo semelhante a isso:
Pode estar diferente em relação aos valores e parâmetros.
O que você vai fazer é apagar os seguintes parâmetros caso tiver:
quiet
splash
rw
CUIDADO: não apague nada além disso.
e acrescente no final da linha da entrada linux o seguinte parâmetro:
rw init=/bin/bash
OBS: lembre do detalhe do teclado inglês e a mudança do / para a tecla ;
Após editar você vai apertar a tecla F10 para dar seguimento ao boot, ao invés de entrar no sistema, ele irá entrar no tty logado como root (#).
Como você esta como superusuário, você pode fazer qualquer operação, muito cuidado para não quebrar o sistema. Você vai digitar o seguinte comando:
passwd seu_nome_de_usuario
OBS: substitua pelo nome de usuário.
Insira a nova senha e repita ela novamente, lembrando que talvez o numlock esteja desativado, melhor utilizar os números acima das teclas das letras ao invés daquele teclado numérico do lado direito do teclado.
Caso queira alterar a senha do root, basta digitar:
passwd root
Após fazer as alterações, reinicie com o seguinte comando:
systemctl reboot -ff
Você fará o boot normalmente como antes.
OBS: As alterações que você fez antes no grub são temporária com eficacia apenas neste boot, quando reiniciar o sistema ou desligar o pc, irá se perder e voltar como era antes.
Entrei no grub pressionando “Esc” durante a inicialização mas aqui pra mim não aparece nada, somente a tela preta escrito “grub”. O comando “E” não faz nada.
O ESC sai da edição do grub e descarta as alterações. Após editar você tem que apertar a tecla F10
OBS: Lembrando que as dicas que eu passei servem apenas para o GRUB, talvez esta distro que você utiliza possa estar utilizando outro gerenciador de boot.
@rohgms Não é o PoliLinux, mas caso queira algumas aulas básicas, e uma distro mais simples, confere aqui:
tigeros.com.br