Perdi o modo gráfico quando entro no linux Mint 19, e não sei trabalhar em modo texto

Boa noite, depois de sucessivo erro de inicialização acabei perdendo o acesso gráfico ao linux, e agora não sei como voltar ao modo anterior.

Já fiz uso:

1 - Crt-Alt- F7 , nada aconteceu;
2- usei startx, nada aconteceu;
3- sudo nano /etc/defaut/grub - entrei dentro do programa, e depois enquanto gravava deu um erro que parece que deu erro, tento repetir para ficar no modo de escrita correto (igual ao dos sites de ajuda, acusa um no arquiva e não permite gravar;
4- quis refazer a reinstalação, mas o computador não tem dvd, e o boot inicial não permite faze-lo pelo pendrive nem pelo dvd externo, ficando s´mostrando só a opção hdd e sdd interno.
5- e esqueci, usei método de recuperação e testei todas a opções e nada consegui…

Assim não sei o que fazer… e acho que este poste por pegar todas as soluções da rede é um verdadeiro desafio. Terei de usar este computador para dar aula online, e necessito com urgência resolver este problema, e por ter comprado este computador a 2 semanas…

Obrigadão

Vc usava cinnamon, mate ou xfce?

Provavelmente vc desintalou o ambiente desktop…

Ou pode ser o drive da placa de video

Fica bem difícil nessa situação, pois algo está errado não dá pra fazer o diagnóstico. O mais fácil será pedir ajuda de outra pessoa que tenha computador para gravar um pendrive de inicialização e reinstalar o sistema.

1 Curtida

O que vc pode fazer, e uma dica que sempre faço no pós instalação é: instalar o w3m e o w3m-img.

sudo apt install w3m w3m-img

Esse é um navegador em modo texto. Para navegar use w3m LinkDoSite.com. Para sair clique na letra Q e Y para confirmar. Com isso vc pode navegar e baixar a iso do Mint.

Mint Cinnamon

http://mirrors.ordimatic.net/mint/stable/20/linuxmint-20-cinnamon-64bit.iso

Mint XFCE

http://mirrors.ordimatic.net/mint/stable/20/linuxmint-20-xfce-64bit.iso

Xubuntu Core (Se quiser mais rápido baixar pra ter um Linux em modo gráfico e depois baixar o outro)

https://unit193.net/xubuntu/core/xubuntu-20.04-core-amd64.iso


Baixado o arquivo, retorne ao console.
Plugue um pendrive na porta USB e monte ele (sdb se você tiver só um HD, ou sdc, sdd,… dependendo da quantidade de HDs ligados a máquina):

mount /dev/sdb /mnt

Agora torne o seu pendrive, uma unidade de CD virtual com a imagem do sistema:

dd if=/home/SeuUsuario/ImagemIsoBaixada.iso of=/dev/mnt

Reinicie o PC dando boot pelo pendrive.
A apartir daí, você escolhe os procedimentos baseado na ISO que você baixou, podendo reinstalar o Mint se vc baixou a imagem do mesmo.


Para iniciar pelo pendrive a partir da bios, sem ser pelo grub, fique teclando entre as teclas F7 a F12 na maioria dos computadores. Mas se for um note Lenovo, desligue, pegue um palito de dentes e do lado de onde ficao led de power tem um buraquinho em que vc insere o palito de dentes até sentir que clicou em algo e solta até ele ligar.

um desses dois procedimento vão te dar na tela o menu de escolhas de boot, nisso, vc entra pelo pendrive.

Olá a todos…

  1. Quanto ao sistema gráfico instalado, não sei responder porque já vei de fabrica no aparelho.
  2. O bios não apresenta na opção de locais de boot ao clica-lo, nenhuma opção de boot por pendraive, drive externo como aparece em um outro computador de 2006 que já mostrava estas possibilidades… Vou tentar esta opção quando chegar em casa…

Obrigadão…

Faz essse passo a passo, dependendo do estrago dá pra recuperar:

  • Atualize a lista de pacotes:
sudo apt update 
  • Reinstale a interface gráfica:
sudo apt install mint-meta-cinnamon

Se der um erro, mande uma foto do erro, isso é importante pra saber o que deu errado

2 Curtidas

Natanael , fiz o que pediu e começou a dar certo mas deu um erro porque o linux estava montado em um ssd cheio, o que acabou dando pau!! Mas acredito sua solução mais simples era a mais eficiente.
Mas por um milagre da natureza, na outra ligamento da maquina, ela voltou ao modo gráfico, e como tinha feito um backup como solicitado pelo Mint, mandei ele restaurar e tudo voltou como antes… Obrigadão amigos, vocês são essenciais a possibilidade de que consigamos viver sem o Ruindows… valeu turma.

6 Curtidas