Pequenas travadas no ambiente gráfico do Ubuntu, nvidia, 20.04

Boa noite,
Instalei o ubunto no desktop, a versão de drivers opensouce funciou muito bem, mas como preciso de emular programas de edição, e até jogos, instalei o driver da nvidia. Minha placa é uma GTX 1650, meu processador um AMD fx a 4300.
O problema começou ai, o ambiente gráfico apresenta umas pequenas travadinhas, de menos de um segundo, elas ficam bem claras quando se mexe o mouse ou assiste um vídeo.
Já tentei tudo que eu poderia pensar, com minhas pequenas habilidades, desde atualizar e reinstalar o driver de video mais atualizado (6 vezes); atualizei o kernel do ubuntu.
Pesquisando achei algo sobre o ‘__GL_MaxFramesAllowed=1’ mas não consegui entender bem aonde eu insiro essa linha. A coloquei no terminal: echo ‘__GL_MaxFramesAllowed=1’ >>~/.bash_profile. Sem sucesso. Estou aqui pq realmente já tentei tudo ao meu alcance: o desktop :
Processador amd fx a4300 > overlocking 4.3ghz pra diminuir o gargalo
GPU: Nvidia gtx 1650
mãe: asrock n68 gs4 fx (bios atualizada, se não nem instalava o ubuntu)
S.O. Ubuntu 20.04

1 Curtida

Eu tive um problema semelhante em um de meus notebooks devido a uma incompatibilidade com a extensão system-monitor. Foi só desligar essa extensão que o problema sumiu. Não sei se é o mesmo problema que você está tendo, mas vale a pena tentar desligar essa extensão, caso você a esteja usando.

2 Curtidas

Amanhã vou tentar isso, eu já tentei o ubuntu o pop os, agora vou tentar o fedora. O engraçado que o ubuntu no meu notebook ta lindo, ressuscitado!

1 Curtida

Infelizmente não está aquivo aqui.

1 Curtida

Já tentou usar o POP!_OS? Suporte dele para drivers da Nvidia é muito bom, ainda mais com um prime-select amigável

2 Curtidas

A melhor chance que você tem de encontrar o culpado nessa situação é com a ajuda de um monitor avançado do sistema, rode (se não tiver, instale):

atop 2

e fique de olho nos momentos em que os travamentos começarem, tente inclusive reproduzir travamentos enquanto observa o relatório, algumas coisas nas quais você deve ficar de olho são os status PSIe DSK, principalmente se ficarem em vermelho em algum momento ou acima de 50%.

1 Curtida

Estou usando!

Consegui solucionar, entrei em todos os arquivos de log do pop_os. Descobri que eram dois culpado: a memoria compartilhada da pci ex, estava no automático, coloquei 256; o outro culpado era o ACPT ou alguma coisa assim que estava desativado. Nunca achei que seria isso, por ter uma placa de video off broad. Obrigado pela dica!

Acho que você quis dizer ACPI, Realmente é uma causa comum para esse tipo de problema. Que bom que conseguiu resolver! :slightly_smiling_face:

1 Curtida