PeppermintOS com File System XFS

Boa tarde galera, bom feriado a todos!!
Venham curtir o Peppermint!!

Galera, atualizei meu peppermint dando a ele um novo SSD, um kernel satisfatório 6.1.0-27-amd64
Mudei a instalação do file system para “XFS” que antes era “EXT4”

Mas… não vi diferença nenhuma de um para o outro, o boot dessa distro é mais rápida que o F16, copiar e colar arquivos grandes ou pequenos para dispositivos externos são os mesmos valores que varia de 591 MiB/s a 602 MiB/s a transferência.
O que os apoiadores do XFS acham disso ?

Se eu envia-se um e-mail para a “Silicon Graphics” explicando o assunto eles com certeza me chamaria de louco kkkk

Não intendi, o que estava esperando?
Essa taxa de transferência é o limite da tecnologia SATA e surpreso que tenha conseguido passar de 550 MB.
Ext4 e XFS são filesystem muito bons e rápidos atualmente sendo que XFS leva vantagem em arquivos grandes (acima de 1GB).

3 curtidas

Apensar do limite máximo do SATA3 como dito acima, sobre o SSD, a maior diferença em relação ao HD que vc vai receber é uma melhora extraordinária em leitura aleatória, isso significa que a sua swap esta mais eficiente. A leitura aleatória do SSD em relação ao HD é de + de 13 vezes, faz uma boa diferença em carregamento de jogos.
A leitura aleatória de um HD mecânico sem ser híbrido é de 13 milissegundos, a leitura aleatória do SSD é menor que 1milessegundo.

2 curtidas

@Rimana21 Na pratica otimização de software não faz grande diferença, a menos que o programador tenha esculachado o código intencionalmente, mas essas coisas não acontece, quando tem uma otimização de software não costuma ser grande diferença para nos usuários de desktop. Ate tem uma lógica para os programas serem muito bom, isso acorre por causa dos compiladores e os interpretadores, o mecanismo de otimização deles é um pouco diferente, mas ambos otimizam o código do programador, logo mesmo que o programador faça uma lambança o compilador ou o interpretador vai otimizar o código do programador de forma automática, então quando tem uma otimização de software ela não é tão impactante para nos usuários de desktop.

2 curtidas

Mas uma vez obrigado rapaz, bom dia.
Esclareceu minhas dúvidas, apesar que na instalação do sistema eu optei por desativar a swap pois realmente não faz sentido se você tem muita ram.
Os desenvolvedores me explicaram na semana passada no site “peppermint community” que você só usa swap se caso o pc tiver 4 a 8gb de ram, acima disso não é necessário.
Agora sobre o “carregamento de jogos” eu pude notar que o “processing vulkan shades” tá um pouco mais rápido carregando a partir dos 83% nos jogos Resident Evil 1 hd remaster e o RE0 sem a necessidade do opengl e a ferramenta de compatibilidade desativados, rodando direto via vulkan.

Eu me baseei numa lógica tola sem sentido;
Eu achava que o ext4 fosse o fat32 e o xfs fosse o ntfs kkkk

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.