Pensando em comprar um MiniPC. Seria esta uma boa escolha?

Olá pessoal, tudo bem?

Minha esposa hoje usa um MacMini de 2014 com Linux Mint para trabalhar aqui em casa. Ela usa Internet e processador de texto basicamente. Queria dar um up na configuração dela e pensei num MiniPC deste aqui.

Entendo que ele vai rodar o Mint ou mesmo um ZorinOS de forma bem bacana para ela seguir trabalhando, mas gostaria de saber dos colegas do fórum se esta é uma boa escolha ou se existem opções melhores.

Uma coisa muito importante é que ela usa 2 monitores e pretendemos seguir assim, porque é muito útil.

1 curtida

Cara, olhando por cima achei bom o preço pelas especificações, ainda mais nesses tempos atuais de alta de preço em tudo. Precisaria dar uma pesquisada melhor.

1 curtida

Valeu! Eu também achei bacana. Estou achando que vou encarar. Não achei nada assim com 16GB de RAM…

Olá!

Eu curto bem mini-PCs.
O modelo que linkou deve atender bem sim.
O que sugiro é que assim que chegar faça os testes de hardware, performance e etc para verificar estabilidade, temperatura. Só por um controle de qualidade.
Importante, não faça login nem use nada de dados sensível importante no primeiro momento.
Há uma gama enorme de Win11 de fábrica de milhões de mini-PCs com spy nas imagens de instalação e é replicado na alta. Sendo assim, após os testes baixa a iso original do Win11 Pro na MS faz o pendrive e instala do zero, formata todo o disco do mini-PC. Ele vai puxar a licença novamente. Ao menos nos que testei foi tudo de boas.

Tem muito benchs online e outras coisas que pode fazer.
Veja, por exemplo:

1 curtida

Eu tenho um mini pc parecido, um ryzen 7 5500u com 16gb de ram é um pequeno monstrinho, roda tudo e até ja rodei jogos nele de maneira muito divertida na tv

Usamos ele aqui para trabalho 24h ligado com kubuntu rodando basicamente navegador (web apps) com muitas abas e ele roda super bem sobrando e muito

2 curtidas

Que bacana. Obrigado pelas dicas! Eu já pensava tacar o Zorin ou o Mint nele no primeiro boot.

Mini PCs são muito legais para o uso mais normal de computadores.

1 curtida

Excelente saber! Muito obrigado! Acho que vou embarcar nessa então.

Fiquei até com vontade de comprar um desse, meu desktop é um ryzen de 2017, toma uma surra desse mini pczinho aí e ainda deve gastar 1/10 da energia que meu monstrinho aqui gasta kkkkk. Tô ficando velho e quero praticidade, sem contar que esses desktop véio aqui tão me dando trabalho demais, muita manutenção. Projeto para um futuro próximo

1 curtida

Pois é. Acho que será um ótimo upgrade para ela poder trabalhar. Obrigado pela resposta!

Estes mini pcs são muito bons para tarefas do dia-a-dia. Eu acho que vale muito a pena. To fechando com esse mesmo. Valeu!

Meu arrependimento foi ter montado um pc normal e 1 mini pc , peguei 1 pc normal pela praticidade do upgrade, mas nunca troquei nada rsrs

1 curtida

Pois é. Comprei ontem. Agora é só esperar chegar.

2 curtidas

Gostei muito da configuração e preço. Estou querendo montar meu primeiro homelab para estudo e procurava uma configuração assim para instalar o Proxmox para rodar o CasaOs e uma vm com debian 13 para máquina de teste para alguns serviços de rede. Será que esse minipc aguenta ficar ligado 24/7?

1 curtida

O meu aqui fica 24/6 sem nenhum problema, o melhor é que a memória é compartilhada e da para setar muita memória para o gráfico integrado e rodar ate umas LLM local

2 curtidas

Fiz a compra. Pelo que vi ele vai atender muito bem e o preço estava até OK. Agora é aguardar chegar e fazer funcionar.

Pois é. Acho que vai dar e sobrar aqui para realizar as tarefas de trabalho dela.

A única coisa que me ajuda desktop é quando vai dando pau nas peças eu reponho. O problema é que justamente pela disposição das peças de um desktop tradicional ele fica mais vulnerável à maresia aqui em cidade de praia e acaba pifando as peças… Ou seja, melhor ter um notebook ou um miniPC que é mais “isolado” do que um gabinetão. Sem contar que comigo é a mesma coisa, montei minha máquina em 2017 e só troquei a placa de vídeo porque deu problema, além de ter adicionado mais RAM e armazenamento.