Pendrives perdendo partição no ZorinOS

Pessoal, cuido de uma faculdade. Instalei ZorinOS em todos os computadores usados em salas de aula para professores. Mas estou tendo um problema recorrente. Ao plugar pendrive, ele perde a partição e some tudo dos pendrives. Alguém já passou por isso e saberia me explicar?

Pendrive com FAT32 ou FAT64(extFAT) ou EXT2? esse filesystem não presta.

Mas isso não está no meu controle. Como disse, são professores. Pelo jeito vou ser obrigado a mudar de distribuição.

Uai, isso não esta no seu controle, isso esta no controle dos usuários, ou seja não tem nada que se pode fazer, é que nem uma cidade na beirada do vulcão, você sabe que a cidade vai ser destruída pelo vulcão mas a sociedade te chama de maluco, pega a sua família e pica a mula, deixar todo mundo lá. Mudar de sistema operacional não resolve o problema, esse problema é devido ao filesystem que usa tecnologia obsoleta, eles não tem nenhuma tecnologia de segurança de dados, é como se diz, coisa velha é lixo.

A mais coisa velha da para reformar, sim, da sim para reformar um filesystem, mas porque se vai fazer isso se já existe filesystem melhor, quem fizer isso é masoquista.
Teve reforma do FAT12 para FAT16 deste para o FAT32 e depois para o FAT64(extFAT) mas em nenhuma destas reformas foram feitas foi melhorado a segurança de dados eles continuam com a mesma segurança do FAT12. O que foi feito, não sei muito da parte técnica mas foi alterar os bits do filesystem, o extFAT é de 64 bits mas foi só isso.

Mais uma coisa, esses filesystem tem ferramentas para reparar danos no mesmo, só que não se engane o problema de segurança destes filesystem são graves devido a não terem tecnologias modernas de segurança, mesmo que reescrevesse essas ferramentas de correção elas não vão dar resultado satisfatório, os problemas desses filesystem é grave.

Digite no terminal:
man fsck.vfat
Para não usar terminal use um programa como gparted e outros.

As ferramentas de reparo de filesystem modernos(o windows só tem filesystem obsoleto, o NTFS já tem 20 anos nas costas, em 2 anos em tecnologia é muita coisa, imagina 20 anos) são muito mais poderosas, e os filesystem modernos estão tendo uma tecnologia que chama “self-healing” essa tecnologia faz um autorreparo do filesystem sem necessidade de interação com o usuário e é ativada automaticamente o usuário não precisa nem mandar o reparo iniciar é tudo automático. O usuário nem fica ciente de que tinha dado problema. Eu não sei o porque é que a microsoft ainda não esta desenvolvendo um filesystem moderno eu já critiquei ela aqui mas o site não permite.

O ultimo filesystem que esta sendo adicionado ao kernel Linux é o “BcacheFS” e o que eu estou usando por agora é o “BTRFS” e de acordo com as fontes o BcacheFS será mais poderoso que o BTRFS em segurança de dados porque ele esta planejado a implementação de criptografia transparente o BTRFS não tem e não vai ter criptografia transparente. O Windows como mencionado anteriormente só tem filesystem obsoleto ou seja ele não tem suporte ao BTRFS e nem ao BcacheFS então se você falar para os professores usar um destes eles não vão conseguir passado dados da escola para os computadores pessoais.

O que eu sugiro você fazer, desabilitar a cache de gravação(OS Linux através da cache de gravação ele diz que os dados já foram copiados mas na verdade os dados estão na cache de RAM ainda em processo de escrita) não sei se tem como mais procura ai.
Outra coisa é orientar os professores a clicar em remover com segurança e não simplesmente puxar o pendrive da USB.

Olá @Renesarli, tudo bem contigo?

Não importa qual filesystem esteja sendo usado, apenas de conectar o pendrive na porta do computador nenhuma alteração deveria ser feita. Verifique se essa situação não está ocorrendo por conta de alguma política de segurança ou software instalado nas máquinas.

Sugiro que colha logs e faça testes para tentar entender o que está ocorrendo antes de formatar todas as máquinas.

:vulcan_salute:

Boa, mas só que como são professores e eles tem Windows na maquinas pessoais eles usam o NTFS que da problema de travar a escrita para usuários não root ou eles estão usando extFAT que não tem tecnologia de permissão, é 99% que devido a isso eles estejam ou com NTFS ou com extFAT. O NTFS ainda é menos pior do que o extFAT porque o NTFS tem pelo menos a tecnologia de segurança de “journaling” que o extFAT não tem. E eu lembro que o suporte ao journaling do NTFS foi adicionado no ntfs3g em alguma atualização ai.

Vejá sobre o suporte do journaling do ntfs3g:
"NTFS-3G supports partial NTFS journaling, so if an unexpected computer failure leaves the file system in an inconsistent state, the volume can be repaired. As of 2009, a volume having an unclean journal file is recovered and mounted by default. The ‘norecover’ mount option can be used to disable this behavio."

ntfs3g é o driver de manipulação de filesystem ntfs em sistemas operacionais não MS Windows.