Pendrive não formata

Eu acho que já era, mas antes de “guardar” ele queria tentar fazer algo pra ver se consigo recuperar.

Quando tento formatar pelo GParted o programa para de responder, por linha de comando não acontece nada. No Windows é ainda pior, o pendrive é “reconhecido”, mas no gerenciador de partições só aparece os meus HDs. Acontece algo mais bizarro ainda: quando entro no Windows com o pendrive plugado ele nem reconhece o mouse e teclado. Consigo bootar o sistema que tava nele, mas somente isso. Ele realmente morreu ou tem alguma solução?

Tenta formatar pelo Diskpart, no Windows.

Conecta o pendrive no PC, abre o Prompt de Comando (ou Power Shell) como administrador e digita diskpart.

Depois que abrir o Diskpart, você digita list disk, para listar os discos. Identifique qual é o pendrive, vamos supor que seja o 1.

Então você digita select disk 1, para selecionar o pendrive. (Veja qual é o número do seu, pode ser 1, 2, enfim… cuidado para não selecionar o disco errado).

Depois disso, você digita essa sequência de comandos, para limpar o pendrive, criar uma nova tabela de partições e formatar:

clean
create partition primary
format fs=fat32 quick
assign

Depois você pode digitar exit para sair do Diskpart, e pode fechar a janela do Prompt de comando.

E é isso. Veja se funciona.

EDIT:

Eu não tinha prestado atenção nisso. É bem estranho. Tenta conectar em outra entrada USB. Ou reinserir o cabo do mouse e teclado depois de inserir o pendrive…

Você também poderia tentar formatar pelo Fdisk no Linux.

1 Curtida

O pendrive aparece quando usa o comando abaixo?

$ sudo fdisk -l

Aparece. Já tentei formatar com o mkfs, mas não acontece nada.

Achei um mouse com entrada P2 e consegui entrar no Windows, estranhamente o pendrive aparece como uma unidade de disquete.

Achei este tutorial, veja se ajuda.

Você poderia tentar usar esse mouse e o teclado virtual do Windows para corrigir o pendrive.

Já tentei fazer todos esses passos, acho que o pendrive já era mesmo.

O problema é que se o pendrive tiver plugado antes da incialização do Windows o gerenciador de disco nem carrega, colocando depois da inicialização ele não aparece.

Ele até é reconhecido:

Então… tenta fazer o procedimento pelo diskpart como eu sugeri acima. Você pode tentar usar o teclado virtual do Windows para digitar os comandos…

Não da pra usar, é como se a partição do pendrive nem existisse.

Você disse que se plugar o pendrive antes de iniciar o Windows o Gerenciador de Disco não inicia, e se plugar depois o pendrive não aparece, certo? Você tentou plugar o pendrive antes, depois iniciar o Windows e abrir o diskpart?

Se não der certo, acho que só pelo Linux mesmo.

Sim, é ai que o mouse e teclado não é reconhecido.

Nem no Linux eu consigo fazer algo, já tentei de tudo e o programa crasha ou o comando no terminal não funciona. Ainda tem mais, as vezes o PC nem da boot se o pendrive estiver plugado (para na mensagem de checagem dos dispositivos USB). Acho que não tem solução mesmo.

Ainda tenho uma sugestão. No Linux, execute lsblk ou fdisk -l e veja se o pendrive é listado. Se sim, identifique qual é ele (/dev/sdb, /dev/sdc, algo assim).

Tendo identificado o pendrive, tente executar o comando

dd if=/dev/zero of=/dev/sdX bs=1M status=progress

Substitua o X pela letra correspondente ao pendrive. Ah e o comando precisa ser executado como root.

Depois, faça a formatação pelo Gparted ou outro programa que preferir.

Por enquanto tá assim, vamos ver…

Parou…

1 Curtida

Ficou travado aí?

Sim, tentei tirar e colocar de novo mas para no 1,3GB

1174405120 bytes

Pelo que eu vi aí, a velocidade diminuiu, o que é normal. Nesse caso tem que ter paciência.

Veja bem se ele realmente travou ou se está apenas demorando mais. Quantos GB tem esse pendrive?

8GB, eu passei um tempinho aqui e os bytes não subiam.

Ehh, então não sei mais como ajudar, parece que está danificado fisicamente mesmo. Se você quiser ainda pode tentar usar o parâmetro bs=512. Acho que não vai adiantar, mas quem sabe…