Pendrive não aparece mais

Já procurei bastante (inclusive aqui no Fórum), mas não consegui achar ninguém com o mesmo problema que eu. Tudo começou porque eu tentei criar um pendrive bootável pra rodar uma distro por pendrive. Utilizei o Etcher pra fazer isso. Agora que já usei a distro, queria formatar o pendrive e voltar a usá-lo como de costume, entretanto, ele não aparece mais, após ser plugado. No Windows ele aparece, porém, diz que não tenho permissão para acessá-lo. Segue imagem do Gparted, caso precisem saber algo dele. Alguém faz ideia do que eu possa fazer?

1 curtida

Na mensagem, diz pra instalar o dosfstools e o mtools.

Você deve ter feito alguma no Windows que causou esse comportamento.

Aí que tá, unica coisa que fiz no Windows foi formatar. Não me lembro de ter feito nada importante nele. Todo o problema começou porque tentei fazer um pendrive bootável pelo Linux. Mas enfim, tentarei instalar o que vc mencionou.

Edit: Ambos os "dosfstools* e mtools já estavam instalados previamente. Nada foi feito. Tô na mesma.

Já tentou isso?

Quando chego no final, na hora de fazer “sudo mkfs.vfat -F32 /dev/sdx1” (Substituo sdx1 por sdb, no meu caso), e ele aponta isso no terminal:

mkfs.fat 4.1 (2017-01-24)
attribute “partition” not found
mkfs.vfat: Partitions or virtual mappings on device ‘/dev/sdb’, not making filesystem (use -I to override)

Já tinha tentado formatar ele pelo terminal antes, e deu exatamente esse problema daí.

Roda o comando:
sudo dd if=/dev/null of=/dev/sdX

Onde X é a letra relacionada ao seu pendrive, daí deixa rodar por uns 30s e depois aperta Ctrl+C pra encerrar, após isso, faz a formatação normalmente pelo Discos.

Ele retorna isso daqui:

0+0 registros de entrada
0+0 registros de saída
0 byte copiado, 0,000148143 s, 0,0 kB/s

Imagino que ele não tenha feito nada no dispositivo.

Você colocou qual letra pro pendrive?

Coloquei “sdb”, destaquei no terminal pra vc ver.

Pelo print, não parece que você apertou o Ctrl+C, você fez isso?

Ele termina o processo instantaneamente. Não preciso apertar Ctrl+C. Na hora que dou enter, ele encerra o comando na hora.

Fiz do jeito que vc falou, e ele ficou lá um tempo. Daí tentei fazer Ctrl + C pra interromper, mas por algum motivo não funcionou, daí fechei o terminai e abri novamente. Depois tentei prosseguir com o tutorial postado mais acima, e deu o mesmo erro. “Atribute “partition” not found”.

Ao apertar Ctrl+C, ele demora alguns segundos pra liberar o terminal novamente.

Depois que liberar, você vai lá no Discos e formata o disco, ele vai aparecer sem particionamento.

Obrigado, @anon17586640. Apesar do erro que dá no terminal, que mencionei no post anterior, por algum motivo, ele faz o pendrive aparecer novamente. Agora tudo voltou ao normal. Agradeço a vc, e ao @atomic, ambos me ajudaram a resolver o problema :slight_smile:

2 curtidas

O que esse processo faz é sobrescrever o setor inicial do pendrive, com zeros, o que faz ele voltar a ser reconhecido pelo sistema.

Você podia deixar rodar por algum tempo e ele encerraria sozinho, sobrescrevendo todo o dispositivo, mas não há necessidade disso, só o setor inicial já é suficiente, por isso eu sugeri 30 segundos.

1 curtida

na próxima coloca

sudo dd if=/dev/zero of=/dev/sdX status=progress

assim vc fica sabendo o que tá acontecendo por trás :stuck_out_tongue:

2 curtidas

Deixei passar, realmente…

Mas acho que foi por conta da contagem de tempo.

Tive que reviver o tópico pois o problema voltou.
Assim, formatar pelo terminal funciona e tudo mais, mas o pendrive não aparece mesmo assim, depois do processo. O jeito que consegui fazer aparecer de novo é usar o Windows (tenho dual boot), e apenas fazer o sistema usar uma letra qualquer para identificar o pendrive (Disco Removível K, por exemplo). Quando faço isso, ele volta a ser identificado tanto no Windows quanto no Linux. Alguém sabe o que fazer pra resolver isso daqui do Ubuntu mesmo, sem precisar ter que reiniciar pro Windows pra fazer esse processo?