Pendrive multiboot pelo terminal

ubuntu

Bom dia, pessoas… Eu estou com uma duvida e não obtive uma resposta digamos um pouco esclarecedora ainda hahaha… Bom, eu quero criar um pendrive bootável pelo terminal, ou seja; não quero utilizar nenhum programa, porem as soluções que me apresentaram foi o comando DD, mas esse comando ele clona e se eu for querer adicionar outro sistema ele vai sobrescrever. Então, tem como criar um pendrive multiboot pelo terminal ?

1 Like

Na verdade tem sim. Você teria de ter mais de uma partição no pendrive. Ai você usaria o dd para copiar um sistema para cada partição do pendrive e colocaria o grub para gerenciar o boot. Para facilitar ao invés de fazer pelo terminal o que você pode fazer é instalar um Linux num pendrive e depois instalar outro ao lado. Assim como você faria para ter duas distros no HD. Aí o grub cuidaria do boot. A única diferença é que ao invés de um HD sería um pendrive. Agora se você quer colocar duas iso’ s de instalação eu não sei como.

2 Likes

Pois é… quero colocar mais de 2 isos. Eu pensei em criar uma partição para cada iso, porem não sei como o sistema vai reconhecer o boot pra aparecer todas as opções igual a um multiboot que aparece todos os sistemas.

1 Like

Pelos meus testes, vi que as distros se diferem na maneira em que se instalam no pendrive.
Não fiz o teste de colocar varias distros no mesmo pendrive, mas acho que devem ser compativeis (mesma base) entre si para isto ocorrer

1 Like

Para te facilitar use o YUMI Multiboot via wine, funciona que é uma beleza, caso queira no linux use o MultiSystem.

MultiSystem - Create a MultiBoot USB from Linux | USB Pen Drive Linux

1 Like

Bom, eu usei uma aplicação para fazer um boot, porem identifiquei que todos os windows funcionaram, só que os linux não.

0 Likes