Pendrive bootável com Windows 10 + Linux (Mint, Ubuntu e/ou Debian)

Olá, pessoal! Tudo bem? Sou novo por aqui, e embora eu seja formado em T.I., tenho muitas dúvidas sobre, e uma delas está relacionada em como criar uma mídia bootável para fazer dual boot na minha máquina (Windows + Linux).

Estou pensando em comprar um SSD para melhorar o desempenho do meu desktop, e antes de instalar nele qualquer O.S. que seja, eu gostaria de optar pelo dual boot e estou tendo dificuldades para criar a mídia bootável com os dois sistemas operacionais.

Meu objetivo é usar o Linux para Desenvolvimento Web, ficando o Windows para uso cotidiano. Estou na dúvida entre qual versão linux escolher, embora já tenha tido contato com o Debian e o Ubuntu (gostei de ambos, mas me disseram que o Mint é muito bom também, pra quem tá iniciando com linux).

Qual seria a melhor versão linux para quem está iniciando, quanto de espaço devo alocar para poder realizar meus estudos e trabalhar com desenvolvimento web e programação? Um SSD de 480GB para esta finalidade é suficiente?

Já dei uma olhada nos vídeos do Diolinux, além de pesquisar na net, claro, mas ainda continuo com dúvidas e inseguro para fazer o procedimento. Devo instalar um O.S. primeiro e depois o outro, ou já consigo instalar os dois de uma só vez?

Também gostaria de saber como criar uma mídia bootável com os dois sistemas no pendrive, ou qual o procedimento para ter dual boot no meu PC.

Toda ajuda, é bem-vida!
Desde já, agradeço,
Renato.

1 curtida

Olá @RBARoninDeveloper tudo bem contigo?

Seja bem-vindo ao nosso fórum :slight_smile:

Dual-boot pode dar um pouco de trabalho dependendo de qual sistema Linux você escolher e existem muito pontos de falha. Até você se habituar e encontrar a distro que te mais agrada, porque você não usa o Linux em uma VM dentro do Windows?

Essa é a pergunta mais recorrente neste fórum e por mais que existam várias sugestões válidas, não existe “melhor distro”. Pode parecer meio chato não dar uma resposta direta, mas existem tantas distros e tantas coisas diferentes entre elas… que eu posso achar uma distro super maneira e você achar horrível.

Teste algumas das mais “famosas” usando um live pendrive como o Ventoy, assim você pode escolher qual você se adapta.

Dá uma pesquisada aqui no fórum que temos várias discussões similares a esta e você pode conseguir mais dicas nelas.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Olá, estou bem e você!?

Já usei VM, e embora seja muito interessante e divertido usá-la, não curto muito.

Mas… vou pensar com carinho a respeito e considerar essa possibilidade, desde que o desempenho do meu PC melhore com a adição do SSD, mais memória RAM etc…

Digo isso porque tenho apenas o Windosw 10 instalado na minha máquina, e mesmo as configurações da mesma não sendo tão ruins, meu PC tá parecendo uma “carroça” (talvez o SSD melhore isso).

Obrigado pelas dicas! :vulcan_salute:t3:

1 curtida

Recomendo o Zorin OS, ótima distribuição.

1 curtida

Obrigado @Gbiel.