Boa tarde, tenho um pendrive Kingston 64Gb e hoje tentei salvar uns arquivos e apagar outros, mas para minha surpresa ele está “bloqueado”, não apaga nem um arquivo e não deixa formatar…
Aparece essa mensagem:
Error unmounting / dev/sda1:target is busy (udisks-error-quark,14)
Alguém poderia me ajudar?
Olá.
Quando você criou esse pendrive, deu as permissões de leitura e escrita pra geral? Ou deixou padrão?
Tem esse artigo aqui do Diolinux que fala sobre permissões de arquivos (e pastas/diretórios) no Linux:
Quanto a isso…
… abra o gparted, e pelo gparted você desmonta a partição do dispositivo de armazenamento a ser excluída e depois cria uma nova. Após a criação certifique-se de dar as permissões de leitura, escrita e execução (777) pra essa nova partição.
Antes de executar o procedimento de formataçã, faça backup dos dados do pendrive.
[Edit]
Já ia me esquecendo: E ao armazemar arquivos nesse pendrive certifique-se de que estejam com permissões de leitura e escrita pra geral (666) e no caso de pastas com execução também (777).
[/Edit]
Bom dia @Votherou
Eu tentei seguir os passos que tu me passaste, mas mesmo com o gparted não consegui fazer nada, ele dá erro. Acho que vou comprar outro pendrive
Vc sabe se é pendrive falsificado? então pode jogar fora.
Não, não, comprei na Amazon um Kingstone 64Gb original
Vê se algum PC com Windows ou Mac ou BSD ou outros conseguem resolver, se em nenhum funcionar, pode pedir a garantia. Vai em uma lanhouse 15min e vê o que vira.
Da um lsblk
pra ter certeza que o pendrive é
/dev/sda
Se for com toda certeza rode esses comandos
se não for troque o “sda” pelo identificador correto isso vai apagar tudo então cuidado para não apagar o drive errado:
sudo umount /dev/sda* || :
sudo wipefs -af /dev/sda
sgdisk -e /dev/sda --new=0:0: -t 0:0700 && partprobe
sleep 3s
sudo umount /dev/sda* || :
sudo mkfs.exfat /dev/sda1
sudo mkdir -p /run/media/meu_drive
sudo mount /dev/sda1 /run/media/meu_drive
Se der o erro de umont retire o pendrive do Pc e coloque novamente e tente outra vez lembrando que ele pode remontar o pendrive com outro identificador como sdb sdc sdb e assim por diante.
Não deu certo, mesmo seguindo esses passos. Mas te agradeço pela ajuda
Certo, mandei msg pra um amigo que vive na matrix e tem pc com (ru)windows, dai vou tentar. Obrigado
Eu arrisco que esse drive tava formatado como NTFS e o Ubuntu não tem o ntfs-3g instalado ou tá com defeito físico mesmo.
Brabo! (caractere)
Não. Toda distro moderna já lê e grava em dispositivos NTFS por padrão. Se tiver alguma distro que não faz isso é porq foi feita em fundo de quintal.
Ou ela foi feita para um propósito especifico @kalebepsouza
Proposito de não ler NTFS? kkk
Sim uai, o que tem isso? aqui a ultima vez que pluguei ntfs faz 3 anos.
O Fat eu pluguei faz uns 6 meses, mas ntfs foi antes da minha ultima formatação que faz 3 anos.
Sinto mt. N vou entrar em discussão sobre isso. Acho mt meme pra valer meu tempo rs.
O Android ele não tem suporte a NTFS, aqueles de Modem tmb não tem, o da antena da starlink tmb não tem…