PenDrive 64Gb abre mas não deixa apagar ou formatar

Boa tarde, tenho um pendrive Kingston 64Gb e hoje tentei salvar uns arquivos e apagar outros, mas para minha surpresa ele está “bloqueado”, não apaga nem um arquivo e não deixa formatar…
Aparece essa mensagem:
Error unmounting / dev/sda1:target is busy (udisks-error-quark,14)
Alguém poderia me ajudar?

Olá. :wave:

Quando você criou esse pendrive, deu as permissões de leitura e escrita pra geral? Ou deixou padrão?

Tem esse artigo aqui do Diolinux que fala sobre permissões de arquivos (e pastas/diretórios) no Linux:

Quanto a isso…

… abra o gparted, e pelo gparted você desmonta a partição do dispositivo de armazenamento a ser excluída e depois cria uma nova. Após a criação certifique-se de dar as permissões de leitura, escrita e execução (777) pra essa nova partição.

Antes de executar o procedimento de formataçã, faça backup dos dados do pendrive. :slightly_smiling_face:

[Edit]

Já ia me esquecendo: E ao armazemar arquivos nesse pendrive certifique-se de que estejam com permissões de leitura e escrita pra geral (666) e no caso de pastas com execução também (777).

[/Edit]

2 curtidas

Bom dia @Votherou :maté:
Eu tentei seguir os passos que tu me passaste, mas mesmo com o gparted não consegui fazer nada, ele dá erro. Acho que vou comprar outro pendrive :sweat_smile:

1 curtida

Vc sabe se é pendrive falsificado? então pode jogar fora.

Não, não, comprei na Amazon um Kingstone 64Gb original :smile:

Vê se algum PC com Windows ou Mac ou BSD ou outros conseguem resolver, se em nenhum funcionar, pode pedir a garantia. Vai em uma lanhouse 15min e vê o que vira.

1 curtida

Da um lsblk pra ter certeza que o pendrive é

/dev/sda

Se for com toda certeza rode esses comandos
se não for troque o “sda” pelo identificador correto isso vai apagar tudo então cuidado para não apagar o drive errado:

sudo umount /dev/sda* || :
sudo wipefs -af /dev/sda
sgdisk -e /dev/sda --new=0:0: -t 0:0700 && partprobe
sleep 3s
sudo umount /dev/sda* || :
sudo mkfs.exfat /dev/sda1
sudo mkdir -p /run/media/meu_drive
sudo mount /dev/sda1 /run/media/meu_drive

Se der o erro de umont retire o pendrive do Pc e coloque novamente e tente outra vez lembrando que ele pode remontar o pendrive com outro identificador como sdb sdc sdb e assim por diante.

Não deu certo, mesmo seguindo esses passos. Mas te agradeço pela ajuda :+1:

1 curtida

Certo, mandei msg pra um amigo que vive na matrix e tem pc com (ru)windows, dai vou tentar. Obrigado :facepunch:

Eu arrisco que esse drive tava formatado como NTFS e o Ubuntu não tem o ntfs-3g instalado ou tá com defeito físico mesmo.

2 curtidas

Brabo! (caractere)

1 curtida

Não. Toda distro moderna já lê e grava em dispositivos NTFS por padrão. Se tiver alguma distro que não faz isso é porq foi feita em fundo de quintal.

1 curtida

Ou ela foi feita para um propósito especifico @kalebepsouza

Proposito de não ler NTFS? kkk

Sim uai, o que tem isso? aqui a ultima vez que pluguei ntfs faz 3 anos.
O Fat eu pluguei faz uns 6 meses, mas ntfs foi antes da minha ultima formatação que faz 3 anos.

Sinto mt. N vou entrar em discussão sobre isso. Acho mt meme pra valer meu tempo rs.

O Android ele não tem suporte a NTFS, aqueles de Modem tmb não tem, o da antena da starlink tmb não tem…