Pegar temas globalmente, sem necessidade de por na pasta do sistema como ROOT

*Algumas aplicações quando abertas como root podem destoar do tema padrão, isso ocorre pois o admin não possui acesso aos temas na pasta do usuário comum.

*Para evitar a necessidade de ir até o caminho /usr/share/themes como root e por os temas lá, você pode criar um link simbólico e contornar tal situação (isso também vale para os ícones, que ficam no diretório /usr/share/icons).

*Para pegar o tema globalmente: (substituir o “user” pelo seu usuário).

sudo ln -s /home/user/.themes /usr/share/themes

*Isso cria um Link simbólico entre os temas do usuário e o do sistema, fazendo aplicativos que não rodam sobre o usuário padrão (como o gestor de drivers) reconhecer o tema em GTK.

*Para os ícones o comando seria:

sudo ln -s /home/user/.themes /usr/share/icons

Agora mesmo como root o sistema reconhecerá seus temas e ícones personalizados, na pasta home.

*E claro que deve existir os diretórios .themes e .icons na sua home :joy::joy::joy:

É isso aí, uma perfumaria mas que faz toda diferença, te vejo na próxima, SISTEMATICAMENTE! :sunglasses:

2 curtidas

Aqui não funcionou no mint 19.1 cinnamon x64.

Quando eu entro no Nemo como user
clico com o botão direito do mouse na area em branco
abrir como root
o Nemo abre uma nova janela como root mas os icones são o padrão do sistema e não os meus icones de usuario, também perde as configurações personalizadas(através do menu Preferências) que o usuario faz no Nemo.

O link simbólico é por questões de segurança?

Digo mais por praticidade, mas claro que isso pode evitar cagadas feitas como root nos diretórios dos temas do sistema.

eu tenho o Mint 19.1 Cinnamon instalado em um notebook e mesmo sem realizar nenhuma modificação ele abre o nemo como root com o tema de ícones do usuário.

A) Metodo 1
Aqui se eu inicio o pc
Quando eu entro no Nemo como user
clico com o botão direito do mouse na area em branco
abrir como root
o Nemo abre uma nova janela como root mas os icones são o padrão do sistema e não os meus icones de usuario, também perde as configurações personalizadas(através do menu Preferências) que o usuario faz no Nemo.
Agora se inicio o pc e abro o nemo como root pelo terminal
sudo nemo

ai ele mantem os icones, mas perde as configurações personalizadas(através do menu Preferências) que o usuario faz no Nemo.

B) Metodo 2
se eu abro o nemo pelo metodo 1 depois fecho todos os Nemos abertos e tento abrir pelo metodo 2, apatir desse momento ele não mostra mais os ícones do usuario no modo root, ate eu reiniciar o pc novamente.

Veja a imagem:

Excelente dica!!! Eu ficava alternando o modo root toda hora só pra colocar novos ícones e temas no lugar certo. Aviso aos novatos, como eu, que no gestor de arquivos tem que habilitar a exibição de arquivos ocultos pra ver as pastas .icons e .themes.