PCI Ethernet caindo

Pessoal, tenho dois HDs no computador, um de 500gb com Windows 10 instalado e outro de 1TB o qual uso sempre alguma distro Linux. A internet cabeada (PCI Ethernet) funciona perfeitamente no W10, com velocidade total. Mas no Linux, ela cai constantemente. No ícone da conexão aparece uma “?” interrogação e simplesmente não baixa mais nada da internet. Quando uso no terminal “ping google.com” simplesmente nada acontece. Testei Ubuntu 18.04 e 19.04. Fedora 29 e 30. Ubuntu 16.04, Deepin 15 e agora estou com Manjaro 18.
Em absolutamente todas as distros ocorre exatamente o mesmo problema.

Não é o cabo, além de ser novo eu já testei outros dois.
A internet roteada do celular através do cabo USB funciona perfeitamente bem (apesar de ser mais lenta que a internet do cabo).
Já tentei praticamente todos os tutoriais de fóruns, blogs e sites sobre alterar configurações do NetworkManeger ou até mesmo substituí-lo.
Já não sei mais o que fazer.

Ao usar o comando lspci no terminal, identifico minha placa de rede como sendo:
03:00.0 Ethernet controller: Broadcom Inc. and subsidiaries NetXtreme BCM5762 Gigabit Ethernet PCIe (rev 10)

Acredito que o problema deva estar no driver. Alguém saberia me dizer se tem algum driver alternativo ou proprietário para essa placa de rede, ou alguma outra possível solução? Será mesmo que o problema está no NEtworkManeger? Alguém mande uma luz.

Desde logo agradecido, obrigado.

1 curtida

Pessoal. Aparentemente o problema era o gerenciamento de DNS no Network Maneger. Dei uma leve adaptada ao tutorial deste vídeo /

Instalando o unbound e usando o mesmo para gerenciamento de DNS. Utilizando também o DNS da google 8.8.8.8

Por hora, parece que tudo está funcionando. Já fazem algumas horas que navego no YouTube sem nenhum problema e o download do JDK11 que pesa 170mb e estava impossível de baixar antes, agora foi realizado sem problemas. Inclusive com uma velocidade de download bem alta, mais baixa que antes, mas ainda assim bem alta.

Fica a dica.

2 curtidas

Voltando aqui para dizer que a solução acima foi somente parcial. Segurou a internet por algumas horas, dá até pra navegar e ver uns vídeos, mas quando vou fazer um download por torrent ou na steam, a internet cai. As vezes cai rápido, as vezes baixa alguns gigas antes de cair… Em fim, estou agora tentando uma versão mais antiga do kernel.

Conseguiu achar alguma mensagem no log do sistema quando o a rede cai?

journalctl -b

Qual o módulo do kernel está sendo usado pela placa?

lspci -kv

Vamos investigar isso aí!

1 curtida

Eu mudei para o Kernel 4.14 (antes estava no default do Manjaro, 5.2) e faz algumas horas a internet não caiu mais. Fiz um “teste de fogo” e coloquei para baixar CS:GO na Steam, um filme pelo torrent, um upload pro Google Drive e um vídeo em 1080p no YouTube e funcionou tudo normal.
Acho que isso pode indicar que o problema estava no módulo do kernel, né?

Uma coisa que percebi é que no kernel 5.2 quando a internet cai, eu uso o ifconfig e ele mostra milhares de erros, RX errors e TX errors. Mas no kernel 4.14, faz horas que uso e ainda está zero erros.

ainda não olhei o journal de quando a internet cai, fiquei até com medo reiniciar.

Mas utilizando o lscpi -kv no kernel 4.14 tenho isso.

Bloco de Citação
03:00.0 Ethernet controller: Broadcom Inc. and subsidiaries NetXtreme BCM5762 Gigabit Ethernet PCIe (rev 10)
DeviceName: Onboard LAN
Subsystem: Hewlett-Packard Company NetXtreme BCM5762 Gigabit Ethernet PCIe
Flags: bus master, fast devsel, latency 0, IRQ 18
Memory at e0820000 (64-bit, prefetchable) [size=64K]
Memory at e0810000 (64-bit, prefetchable) [size=64K]
Memory at e0800000 (64-bit, prefetchable) [size=64K]
Capabilities:
Kernel driver in use: tg3
Kernel modules: tg3

Seria possível utilizar o módulo desse kernel no 5.2?

depois q tu instalar o kernel,
edita o /etc/mkinitcpio.conf
na linha MODULES=, você coloca os módulos broadcom tg3, ficando assim:

MODULES=(… broadcom tg3 …)

depois disso é só salvar e dar um

sudo mkinitcpio -p linux

e dar reboot na sua máquina

Referência: Network configuration - ArchWiki

O kernel tem centenas de opções para configuração de rede. Eu acho mais provável que alguma dessas características que são novas no 5.2 que tem incompatibilidade com o driver do módulo.

Teoricamente é possível você usar o módulo, mas não é recomendável. O correto é descobrir o que está acontecendo para alterar apenas aquilo que causa o problema. Se você não tiver nenhum hardware que dependa do 5.2, eu recomendaria você testar no 4.19, ou mesmo continuar no 4.14 por mais um mês, para dar tempo do bug ser corrigido.

Outra opção é ver se há alguma configuração específica antiga que pode causar essa incompatibilidade também. Nesse caso você lembraria que meses atras adicionou algum parâmetro no kernel ou no módulo, seguindo algum tutorial. Aí teria que desfazer o “tweak”.

Bom, como esse PC eu comprei num leilão da prefeitura, ele tem um hardware um pouco antigo, de 2014. Acho que não tem nada que precise de algum módulo mais novo. Vou deixar o 4.14 instalado e ir testando outros; e testar a dica do @jeffinshadow com o kernel 5.2 para ver se resolve.

2 curtidas

A internet voltou a cair mesmo com o kernel 4.14…
Achei essa postagem num blog em inglês.
https://lauri.võsandi.com/2016/02/fixing-broadcom-bcm5762-on-ubuntu.html
alguém tem alguma sugestão?

qual a sua distro

no arch
https://wiki.archlinux.org/index.php/Network_configuration#Broadcom_BCM57780

em outras deverá fazer algumas modificações

contudo faça este procedimento para ver se funciona

  • If your wired networking is not functioning in some way or another, unplug your cable then do the following:

modprobe -r tg3
modprobe broadcom
modprobe tg3