PC não reconhece Linux instalado no pen drive

Estou tentando instalar uma distribuição Linux diretamente no Pen Drive. O problema é que toda distro que eu coloco nele não é reconhecida pelo computador (Boot Device Not Found). Eu já assisti o vídeo em que o Dio ensina a instalar uma flavour do Ubuntu no pen drive e segui todos os passos, inclusive já tentei criar as partições (swap etc) manualmente e mesmo assim ele não é reconhecido no início. Já desativei o secure boot, ativei e desativei o legalicy mode e não obtive nenhum resultado. Ele também não reconhece algumas distros feitas para rodarem diretamente no pen drive, como Slax e LXLE. Vou deixar imagens da Bios aqui pra caso vejam algum causador. O notebook que estou usando é relativamente novo, um hp beats audio. No meu outro notebook HP EliteBook ele também não reconhece.

O sistema que estou tentando instalar nele agora é o PrimeOS (Android), ele dá mensagem de instalado e quando dou reboot ele resulta em Device boot not found. Live USB ele reconhece normalmente.

  • entre na bios com o pendrive plugado e defina ele como a primeira opção do boot order.
  • ao instalar o sistema no seu pendrive, ou vc define para gravar o grub no próprio pendrive( /boot/efi criada no pendrive), ou garanta de fazer a instalação sem nenhum hd adicional plugado.
  • se mesmo assim usa máquina não buscar o pendrive na hora do boot, tente usar o menu boot options que é acionado pela tecla de atalho do seu pc( no meu note é f7 ao ligar, em outros pcs é f12 etc.), para selecionar o boot pelo pendrive depois de instalado.

Um detalhe importante é que para discos “fixos” os arquivos UEFI ficam em pastas separadas para cada bootloader.

Já para discos removíveis, geralmente as implementações de UEFI desconsideram a possibilidade de multi boot e apenas tentam carregar o bootloader padrão em \EFI\BOOT\bootx64.efi

A sugestão então é vc copiar o atual bootloader para refletir esse caminho.
Ex: se o bootloader está em \EFI\ubuntu\grubx64.efi copie a pasta para \EFI\BOOT e renomeie grubx64.efi para bootx64.efi

Outra opção para não precisar fazer esse trabalho, é executar o procedimento de instalação do grub mas adicionar opção grub-install --removable xxxxxxx