Pc lento com qualquer distro linux

Boa noite, sou um usuário Windows de forma forçada, pois todas as distros que testei ficam lentas, desde o Mint XFCE ao Lubuntu.

Minha configuração é bem humilde:

Core 2 Duo E4700
2GB de RAM DDR2
GT 710 1GB DDR3

Uso o PC para coisas leves como assistir vídeos no YouTube mas até isso tem um engasgo no Linux, editar documentos, estudar, assistir animes e ler mangás.

Eu realmente gostaria de sair da pirataria, mais por motivos de segurança, atualmente uso o Windows 7.

testou o linux lite ?

Quais foram as distros que testou exatamente?

Já testou o UBUNTU MINIMAL 20.04?

Realmente é estranho apesar de que 2GB é realmente muito pouco hj em dia, distros com interface Mate ou XFCE deveriam rodar bem.
Ja tentou Ubuntu Mate, Linux Lite?

Ainda não testei o Linux Lite, rodar até rodam mas pra usar o YouTube ele engasga muito e eu n sei pq :frowning:

Muitas mesmo, Deepin, todas as flavours do Ubuntu, Debian XFCE, Fedora, Mint e outras que não lembro de cabeça agora. Em um curso que fazia havia computadores com 2 GB de ram e sem placa de vídeo e o Ubuntu com a interface antiga (antes do gnome eu acho) rodava extremamente liso

1 curtida

Já tentou o Alpine com XFCE, ou o LXpup?

Ainda n , vou testar aaui

Bem… essas são as maiores. Uma coisa que você pode fazer é limitar a inicialização de alguns apps. Pelo XFCE mesmo, pelo Gerenciador de Configurações (Painel de controle do XFCE) > Sessão e Inicialização > Inicio automático de aplicativos. Você pode desabilitar a inicialização de alguns apps, tipo:

• Atualizar pastas de usuario
  • Compton (se tiver instalado)
  • Geo-Clue, Im-launch
  • Mini Aplicativo de Fila de Impressão
  • Protetor de tela
  • Snap user aplication… (Se não tiver nenhum snap instalado)
  • vspicevd agent
  • User folders update

Nisso vc reinicia e vê se já ficou mais leve.

Você pode testar tambpem o Xubuntu Core, que é a versão feita pela comunidade do Xubuntu:

https://unit193.net/xubuntu/core/

Como ela só vem com o minimo para o sistema, fica bem leve.
E para usar apps mais pesados e manter o sistema leve, sugiro que baixe apps em AppImage, que fica que nem os Apps Portáteis do Windows. Você baixa eles a partir desse site:

Qual navegador vc esta Usando? tente desativar a Aceleração de hardware no Google Chrome e no Firefox, recomendo tbm vc utilizar driver proprietários da nvidia ao invés do nouveau (open source), no ubuntu e derivados é bem simples fazer essa troca.

Muitas mesmo, Deepin, todas as flavours do Ubuntu, Debian XFCE, Fedora, Mint e outras que não lembro de cabeça agora. Em um curso que fazia havia computadores com 2 GB de ram e sem placa de vídeo e o Ubuntu com a interface antiga (antes do gnome eu acho) rodava extremamente liso

Programas e ate mesmo SO ficam mais pesados com o tempo 2gb é muito pouco hj em dia.

Caso queira Gerar o seu próprio AppImage do Google Chrome ou o Firefox (pelo Xubuntu Core) para poder sair usando, abra o terminal e escreva esse comando para instalar a base:

sudo apt install gawk build-essential mousepad

Espere terminar. Ai cole esses comandos abaixo no terminal:

wget -c https://raw.githubusercontent.com/andryeltj/aio/master/aio
chmod +x aio && sudo ./aio

Agora digite no terminal:

Para gerar o Firefox

wget https://raw.githubusercontent.com/andryeltj/receitas/master/all/firefox.yml -O firefox.yml
pkg2appimage firefox.yml

Para gerar o Google Chrome
https://raw.githubusercontent.com/AppImage/pkg2appimage/master/recipes/Google_Chrome.yml -O google-chrome.yml

pkg2appimage google-chrome.yml

O(s) AppImage(s) está dentro da pasta out, basta entrar e dar dois cliques para sair usando.

A vantagem aqui é que você vai gerar tanto o firefox quanto o Google Chrome na versão mais recente, e por estarem dentro de um arquivo (no caso dentro do AppImage) - todas as bibliotecas necessárias - o tempo e desempenho acabam sendo menores.

Mas para você recomendaria usar o Palemoon. Tenho um note com 2GB de ram tbm e á vi que o Palemoon consegue ser ótimo para PCs com pouca memória.

No seu caso, sugiro que dê o comando: aio add palemoon no terminal.

Caso tenha rodado antes o comando

O app neste caso vai estar em /home/apps

Obs.: O AIO é um app que Ainda estou desenvolvendo para agilizar a busca, geração e integração com AppImages.

Cara, tenta investir em um outro pente de memória RAM, 4GB é o suficiente para você fazer as suas atividades numa boa.

Caso contrário recomendo que fique no Windows 7 por mais um tempo, se ele continuar funcionando melhor do que alguma distro Linux.

Se o Windows 7 roda bem, qualquer distribuição GNU/Linux mais enxuta deveria rodar bem. Que estranho.

Eu uso o Ubuntu 20.04 LTS (que é pesadinho) em um tablet com 2GB de memória ram. Para tarefas básicas, atende.

Nos teste que fiz aqui pra ter um desempelho aceitavel precisei de processador de 4 nucleos e 4 GB de ram.

Com 2 núcleos até o XFCE deixou a desejar.

Com 2 núcleos talvez apenas a distro Q4os seja aproveitavel pra vc
https://q4os.org/downloads1.html

Gente, eu rodo Manjaro Gnome num I3 com 2 núcleos/4 threads - tá, ele tem 8 Gb de RAM - e tá liso toda vida… acho que com 2 N/T e 2 Gb deveria rodar bem em XFCE. Tem algo errado aí. Mas concordo que se o W7 tá bem, deixa. No entanto, pode haver algo no kernel que dá errado e trava os processos. Sugiro experimentar versões antigas em LTS (não sei se o Xubuntu 16.04 tá valendo ainda, mas 18.04 deveria servir…). E acho que o Mint Debian Edition pode valer o teste, tem em 32 bits e 64, vai que um deles presta…
Uma opção é rodar Manjaro em XFCE ou MATE e ir testando os kernels mais antigos mas ainda com suporte e ver o que fica melhor

Já usei Debian 10 Gnome em computador com processador pior que esse. Celeron. Não tive problemas. E sem placa de vídeo.

Creio que escolhendo uma interface mais leve deve ficar melhor ainda.

infelizmente to vendo que vai ser assim, vou fazer mais uns testes aqui e se n der vou continuar nele, eu tinha 4gb de ram antes e funcionava engasgando do mesmo jeito, agora o pente queimou ou parou de funcionar :c