Pc desligando estranhamente

Olá, estou com um problema um tanto estranho, meu pc desliga quando eu to jogando Dayz e Arma 3.
No começo achei que era o jogo com algum tipo de bug, mas não é reinstalei os jogos, formatei o pc e nada!
Fiz teste com o HWmonitor, as voltagens e temperaturas estão ok.
Usei um programa para test de stress junto com o HW e o pc não desligou, mas quando tento jogar um dos jogos citados acima ele simplesmente desliga.
PS: Para o pc ligar novamente eu tiro o cabo da fonte e coloco de volta só assim ele liga.
Desde já agradeço!!

1 curtida

Bem vindo ao fórum!
Me cheira a problema de fonte. Tenho um problema similar que, do nada, meu pc trava e reinicia/desliga. Qual seu hardware?
Vida longa e próspera :lizard: :vulcan_salute:

6 curtidas

Cara, eu descobri ontem, é a minha fonte…
eu tenho uma RX580 e a minha fonte tem 3 anos de uso e não aguenta manter a energia da placa de video.
Por um acaso eu fui fazer um bench na placa e descobri os picos de energia, para ela manter os jogos abertos e é ai que a fonte abre o bico. kkk

1 curtida

Qual fonte você tem atualmente?

1 curtida

Tente melhorar a ventilação da fonte, eu tenho uma fontes super silenciosas e volta e meia no modo eco ela também entrega se desliga mas creio que pelo calor, estou pensando em um dia desses abrir e limpar substituir a ventoinha, mas falta vontade.

1 curtida

Seria bom informar o modelo do processador, placa de vídeo e da fonte.

Dependendo de quais sejam as peças, pode até ser algum problema de curto na placa de vídeo e ela esteja desligando por segurança. Quando acontece esses curtos, geralmente tem que remover o cabo de energia e colocar novamente.

1 curtida

Desculpem a demora, para dar mais detalhes, tive uma semana corrida.
meu setup:
Placa Mãe Asus M5A78L-M LX/BR
Processador FX6300 com cooler original
16gb de Ram kingston
Fonte ATX 500w
2 hds de 500gb
E agora eu aguardo a fonte nova, essa fonte minha já tem mais de 4 anos então eu comprei uma nova.

A placa-mãe do seu computador é essa aqui:

O video dela é onboard. O chip gráfico de vídeo fica na parte debaixo desse metal azul, onde tem escrito “Asus”.

Chips onboard demandam baixa energia. A princípio a fonte não deveria estar desligando por excesso de demanda.

Não tem muito o que fazer, @Sr_XamZ . Infelizmente tem que testar uma outra fonte para ver.

A título de curiosidade, você por acaso verificou a temperatura da placa-mãe? Ou, chego a encostar o dedo nessa parte azul que te falei?

Se estiver tão quente de forma que não consiga deixar o dedo por, digamos uns 5 segundos, possa ser que o problema resida aí.

Não aconselho testar placa de vídeo offboard. A fonte pode estar realmente ruim e poderá comprometer o seu computador ( placa-mãe, processador, etc).

Qual o modelo de fonte que você comprou?

1 curtida

Comprei a fonte que cabia no orçamento kk (Placa mãe não passa de 56º, abri o gabinete e passei a mão pra sentir a temperatura aparentemente ok)
PS: Já troquei a pasta do processador e da placa de video.

Fonte ATX 600w Real One Power MP600W3i V2.3

Características:

  • Marca: OnePower
  • Modelo: MP600W3-I

Especificações:

  • Padrão: ATX (70%)
  • Potência: 600W
  • Cabos com malha (sleeve) de proteção
  • Seletor de Voltagem
  • Pfc Passivo
  • Alimentação: Bivolt (manual)
  • Padrão: ATX Versão 2.01
  • Eficiência: Máxima: 70%
  • Refrigeração: 1 Cooler 14cm

Recursos:

  • Fonte padrão ATX com 24 pinos (20 + 4 pinos), podendo ser usada em placas mãe de 20 ou 24 pinos no cabo de alimentação.
  • Fan de 140 x 140 mm, diminuindo a propagação de ruídos e sons incomodáveis.
  • Entrada de alimentação para linha dupla (dual processor).
  • Excelente combinação de qualidade, performance e valor.
  • Eles são pintados em preto fosco e os cabos são protegidos por uma malha de nylon de alta resistência.

Cabos:

  • 1 x 20+4 pinos (com Sleeve)
  • 1 x 6+2 pinos PCI Express
  • 1 x 8 Pinos (4+4 placa mãe)
  • 2 x Molex
  • 4 x Sata

Eu entendo. Mas a fonte é, a meu ver, o componente que deve ter melhor qualidade. É ela quem vai suprir energia para todas as outras peças. Existem fontes genéricas, como essa sua, que geram tensões espúrias e que podem ir danificando os componentes.

Pela descrição da fonte, ela não é de boa qualidade. É grande a chance de haver um problema com ela.

Sugiro que, quando for montar o seu próximo computador, procure fontes renomadas.

Ficamos no aguardo para o teste com a nova fonte.

2 curtidas

Obrigado pela dica.
E quando a fonte chegar eu vou testar e venho aqui dizer se deu certo. =)
Forte abraço!

1 curtida

Essa fonte é de baixíssima qualidade. A própria descrição dela já indica isso. O Teclab testou o modelo de 500W e ela explodiu na bancada de testes. Foi uma das piores fontes já testadas. Mesmo extraindo apenas 300W, ela já estava com tensões no limite e ripple insano (já teria danificado o computador antes de chegar a isso):

Recomendo que use o Direito de Arrependimento e devolva a fonte assim que chegar à sua porta. Nem abra o pacote. Ela não passa de uma fonte genérica comum colocada em uma caixinha mais bonita.

Quanto tem para investir em uma fonte? Vamos procurar algo bom. A fonte é o componente mais importante do computador.

1 curtida

F para o OP então… Eu já estou tendo problemas com uma VS600 da Corsair, imagino ele com um ripoff que não foi aprovado nem o mínimo pelo Ronaldão e companhia :grimacing:

1 curtida

É complicado. Há muitas fontes criminosas sendo vendidas por aqui, e essa “One Golpe” é uma delas. Recomendo a leitura do seguinte artigo para ajudar na escolha de fontes de alimentação:

1 curtida