Passthrough com a vega integrada do processador é possível?

Tenho uma máquina com um Ryzen 5600g, 16gb ram e uma 6500xt. Seria possível usar minha 6500xt no pc, normal e fazer o passthrough com a vega 7? Eu ia usar só pro photoshop e clip studio então fazer com a 6500xt não compensa, já que pra essas atividades a vega 7 é o suficiente.

Obs. pesquisei sobre e só achei soluções para iGPUs da intel :confused:

Ob2. estou usando ubuntu 22.04 agora mas não tenho problemas em mudar pra qqr distro onde seja possivel

Provavelmente é possível. Tem que ver só se é do jeito fácil ou difícil.

O jeito fácil é quando vc faz o passthrough do vídeo secundário, aquele que fica apagado enquando vc está mexendo na BIOS.

Se acontecer o contrário, então vai ter que fazer do jeito difícil. Não sei direito como fazer, mas acho que vc vai ter que compilar um kernel específico com o vfio-pci compilado como embutido, e deixar o amdgpu para carregar apenas no initram. Desse modo, com um parâmetro do kernel marcando para associar sua placa primária com o vfio-pci, quando o driver amdgpu ele vai ser carregado apenas para a placa de vídeo secudária.

Eu tentei aqui algo semelhando com duas placas da amd, e o jeito “fácil” funcionou bem, mas o jeito difícil eu não consegui fazer. A tela congelava quando era carregado o driver vfio-pci na placa primária e a secudária não cheegava a ligar quando o computador iniciava. Se eu quisesse mesmo, seria mais fácil inverter os slots das placas pci-e. No caso do vídeo integrado, talvez tenha algumas opções específicas no firmware para indicar qual será a placa de vídeo primária, de modo que o computador já inicie na placa que vc quer usar, deixando a outra ociosa e podendo facilmente carregar o driver vfio-pci pra ela.

Meu tutorial sagrado é esse: Running Windows 10 on Linux using KVM with VGA Passthrough - Heiko's Blog

2 curtidas