Passar sistema do hd para o ssd

Recentemente adquiri um novo SSD e gostaria de passar o meu sistema para ele, pois não lembro de muitas das configurações que eu fiz e não tenho mais tanto tempo para isso. Gostaria de saber se é possível e quais riscos eu corro fazendo isso.

Sabe aquela sensação de que certas ideias parecem bem interessantes, mas ao mesmo tempo dão uma impressão danada que vão dar um xabú enorme? Pois é, essa questão que vc levantou me causa essa sensação kkkk!

Não sou expert, posso estar falando besteira, mas que eu saiba, muitas informações sobre boot incluem qual é o HD/SSD para inicialização. Portanto, copiar os seus arquivos do HD pro SSD não necessáriamente significa que seu computador vá saber como dar boot, já que ele espera que os arquivos estejam no HD…

Eu sugeriria você fazer uma instalação nova no SSD e ir copiando os arquivos de configuração do HD pro SSD conforme a necessidade. Muitas configurações ficam na pasta home do seu usuário, portanto só o fato de copiar esta pasta pra instalação nova já vai configurar muita coisa. Outros softwares (como o Samba) mantém seus arquivos em locais distintos, aí teria que ver o local de cada um em particular.

Na wiki do Arch há um guia completo sobre migração para novo hardware.

Resumidamente:

1. Passar os arquivos do HD para o SSD usando um mecanismo que preserve permissões e metadados (como rsync -avH ou cp -a)
  2. Reinstalar o bootloader
  3. Atualizar o / do fstab para apontar para o SSD.
2 curtidas

Neste mesmo tipo de situação, só que com o Windows, procuro usar algum programa que me permita “clonar” o disco completo para outro. Por exemplo, quando um cliente não pode perder um programa específico de mil oitocentos e lá vai pra lá que tá na máquina dele e ele não tem mais o instalador nem contato com o desenvolvedor.
Nunca precisei fazer com linux o mesmo tipo de procedimento, pra ser exato. Mas acho que o clonezilla deve servir, já que simulando algumas situações, consegui certos resultados bem satisfatórios com ele.

Neste vídeo o Fábio da Bózon treinamentos mostra o procedimento:

Depois de clonar, você só precisa desconectar seu HD e testar se está iniciando o sistema normalmente pelo SSD.

3 curtidas

Clonezilla funciona com vários OS.
Manda ver.

1 curtida

Se o seu sistema for um Linux, a melhor forma que eu conheço é usando o Rsync, como o @Capezotte também sugeriu. Aqui um tutorial que eu usei uma vez para copiar meu sistema para uma nova partição:

Lembre-se que depois você tem que atualizar o /etc/fstab e reinstalar o GRUB.