Partiocionamento de disco Ubuntu

Meu computador estava dando muito problema de travamento com a leitura do hd e resolvi limpar tudo, eu tinha 4 distros instaladas e tava tudo muito lento, então apaguei todas, deixando só o ubuntu.

Criei um pendrive bootavel e usei-o para mover o sda6 (ubuntu) para o inicio do disco.

Após esse processo fui tentar reparar o grub e foi quando me deparei com o problema.

Como pode ver na imagem a cima, o fdisk -l reconhece a partição como sendo do tipo windows recovery environment.
Mesmo assim tentei montar e corrigir o grub, mas ele dava erro,

Então aceitei que eu tinha feito alguma besteira e fui formatar tudo, mas então o instalador do Ubuntu detectou que já tinha um Ubuntu instalado, como na imagem a seguir.

Tenho certeza que movi a partição certa e que esse é de fato meu Ubuntu, mas o que tinha antes nessa seção do disco era Windows, será por isso o problema? tem como resolver?

Se vc quer mesmo deletar tudo, que é o que imagino, basta criar nova tabela de partição pelo instalador (ou pelo Gparted), escolhendo GPT (recomendável em placas-mãe com UEFI) ou msdos/mbr (para equipamentos mais antigos, que só suportam legacy). Aí faz o particionamento segundo o caso - ou faz pelo instalador automático, depois roda o pendrive em live, reduz a partição raiz, cria uma em ext4 pra home e monta como home com o sistema rodando pela instalação, basta seguir o seguinte tutorial:

eu fiz backup desse meu sda6, é possivel eu recuperar os dados dentro dele? pq n consigo mais le-los. quero reinstalar mesmo e isso é de boas, mas queria ler os dados

Bicho, se vc fez backup, esquece esses dados do HD e passa a borracha. Pq até pode dar pra ler, mas se tá dando dor de cabeça por algo que vc já tem cópia, bola pra frente e faz o sistema funcionar

1 curtida

Resolvi. movi de novo a partição para a posição que ela estava anteriormente e instalei o ubuntu novo no inicio do disco normalmetne. Entao na hora do but consegui acessar minha partição antiga.

Acho que eu fiz a besteira de apagar a EFI, alem de mover as partições para lugares formatados de outra forma.

1 curtida

Provavelmente, na hora de mexer nas partições, o fstab ficou perdido. E deletar o boot/EFI só ajudou no caos…

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.