Particionamento Windows 10 + Linux Mint e problema com UEFI

Boa noite, pessoal. Li um tópico semelhante, mas não resolveu.

Vou instalar o Linux Mint em dual boot com o Windows 10. Minha ideia é ter três partições:
(1) Mint; (2) Windows; e (3) Arquivos Pessoais e Jogos.

Atualmente, os discos estão assim:

Disco 0 HD de 1TB com três partições:

  • Sistema EFI: 260 MB
  • Recovery: 650 MB
  • Vazio: 930 GB (onde estava o Windows de fábrica)

Disco 1 SSD de 250GB:

  • Windows 10

As dúvidas:

  1. É melhor deixar o SSD para os dois SO’s ou instalo um nele e outro numa partição menor no HD?

  2. Será possível acessar e editar os Arquivos Pessoais da partição maior a partir dos dois sistemas operacionais?

  3. Vou conseguir instalar jogos para o linux numa partição separada assim como fiz no Windows?

  4. Apesar da partição de 260MB para o Sistema EFI, nunca consegui acessar ele, somente o BIOS e não existe aquela opção de troca. Seria o caso de excluir a partição dele e do recovery durante a formatação/instalação dos sistemas? (Já preparei os pendrives de instalação em GPT e UEFI (não CSM)).

Agradeço desde já.

Bom dia @thurnux,
Como o amigo tem um SSD de 250 gb + HD de 1 tb, a melhor maneira de fazer o dual boot seria.
Instalar o windows e o mint no SSD, divide no meio 125gb para cada sistema e utiliza o hd para pasta de documento para windows e como a pasta home no linux.
Se o amigo precisar de uma ajuda mais técnica é só falar

1 curtida

William, muito obrigado pela resposta!

Devo excluir as partições Sistema EFI e Recovery do HD?

Ouvi falar que é melhor instalar o Windows antes do Linux.
Caso eu exclua o Sistema EFI e o Recovery do HD e formate-o, durante a instalação do W10 no SSD será criada uma partição para o UEFI ou vou ter que fazer isso antes?

Instalando primeiro o Windows e depois o Mint, terei que fazer algum procedimento pro dual boot?

Não recomendo dividir.

Deixe pelo menos 25% de espaço no ssd não formatado.
Este procedimento é recomendado tanto para Windows como para Linux para o funcionamento trim.
Sobre a partição de efi. Recomendo criar uma para Windows e uma para Linux.
Instale o Windows primeiro e depois o Linux.

1 curtida

Muito obrigado, swatquest!

Só confirmando. Não recomenda dividir o SSD em dois, que deveria fazer primeiro uma partição vazia para o TRIM e depois dividir, correto?

Seria 25% do SSD ou para cada SO?

O próprio Windows e o Linux criam? Ou devo fazer manualmente?

Quando instala o MINT, normalmente é aproveitada a particão EFI. Não precisa excluir.

1 curtida

Muito obrigado, costagaro!

Não faz diferença a partição do UEFI estar no HD e o Mint no SSD?

Aqui eu tenho dual boot e fiz o seguinte:
Primeiro eu instalei o Windows 10 no SSD e atualizei pelo update pra instala os Drivers, feito isso eu abri o gerenciador de discos do Windows e tirei 54,5 GB do SSD. Após isso dei boot no pen drive com o ubuntu, ficando assim:
No SSD de 240GB:

50GB = / (raiz que instalei o ubuntu)
4GB = swap
512mb = efi
Restante deixei pro Windows 10.

No HD secundário:
Particionei 100GB pro /home do ubuntu e o restante deixei para os arquivos do Windows 10.
No ubuntu só uso pra uns projetos mobile que desenvolvo então não vou precisa de muito espaço, até agora ocupei 23gb da home e não passa disso, o restante eu deixei pro Windows 10 e redirecionei as pastas Documentos, Downloads, Imagens, Músicas e vídeos para a partição do HD que deixei pro Windows, jogos da Steam também instalo no HD secundário e o LOL também deixei instalado no HD secundário.
No final fico assim:
SSD:


HD:

Tudo organizado com os dois sistemas funcionando perfeitamente e não preciso me preocupa com espaço mais pois já tenho tudo que preciso instalado e nem chego perto de encher.
Se tiver dúvida em algum parte da instalação pode fica a vontade em me chama que te ajudo.
Vídeos de apoio caso queria vê e tira dúvidas:

1 curtida

Acho que não, mas só testando para ter certeza.

1 curtida

No geral.
Se tem 240

240x0.25=60

Deixe 60GB livres…

Sobra 180…
Divide isso para o Windows e Linux

50 para Linux já é mais que o suficiente…

Partição Uefi 50 MB já esta bom. No caso é o caminho /boot/efi. Normalmente leva um arquivo tamanho KB. Lembrando que esta partição tem que ser formatada com fat32

O /boot fica montada junto com /

1 curtida

@swatquest
Então, para o TRIM eu deixo um espaço “não alocado”, certo? Sem criar um volume pra ele.

@YugiMoto
Cara, muito obrigado! Assisti aos vídeos. Pretendo fazer minha instalação semelhante a sua.

Tenho uma dúvida quanto ao compartilhamento entre sistemas:

Pretendia usar o Dropbox e Google Drive em ambos os sistemas e utilizar a mesma pasta que sincroniza com a nuvem. Também não queria ter uma pasta Imagens, Documentos, Downloads e por aí vai… pra cada sistema.

Eu posso criar uma partição comum W10/Mint para os arquivos pessoais e jogos, podendo acessar/editar dos dois sistemas? Qual formatação, NTFS ou FAT32?

Ou seria melhor criar uma partição pequena para o /home, mas não utilizá-la?

Pode sim, basta cria uma partição NTFS apesar de não curti isso ainda tem essa possibilidade:

1 curtida

Isso . Deixa um espaço não alocado…

Eu te passei o mínimo.

Tem gente que recomenda 40 %, mas eu acho muito

Aqui sempre deixei 25% e nunca tive problema…

1 curtida

Vou testar logo menos. Obrigado, pela dica!

errei na hora de colocar na calculadora e ficou 20% kkk
mas vamos ver agora. aparentemente está tudo ok.

Na wiki do arch fala para deixar 20% , mas eu gosto de deixar 25%

A todos que me ajudaram, @williamneto @swatquest @costagaro @YugiMoto, muito obrigado!

Depois de excluir todas as partições de todos os discos, instalei Windows 10 e depois o Mint. No Windows foi tranquilo, mas na hora de fazer as partições do Mint deu uma certa confusão com tanta partição aberta e só tinha visto sda, sdb, sdc… não nvme0n1.

Ficou assim o esquema:

Disco 0 / sda: HD

  • sda1: 831,51 GB (instalar jogos, arquivos pessoais)
  • sda2: 100 GB (/home do Mint)

Disco 1 / nvme0n1: SSD

  • nvme0n1: Espaço não alocado: 46,57 GB (TRIM)
  • nvme0n1p1: 100 MB - Sistema EFI (Win10)
  • nvme0n1p2: 16 MB - ? (Win10)
  • nvme0n1p3: 131,20 GB - Windows
  • nvme0n1p4: 512 MB - UEFI (Mint)
  • nvme0n1p5: 600 MB - Recovery (Win10)
  • nvme0n1p6: 4 GB - swap (Mint)
  • nvme0n1p7: 50 GB - Mint

Gerenciador de discos do Windows:

Discos no Mint


Acabei deixando 100 GB pro /home, caso não dê certo de compartilhar os mesmos arquivos entre os sistemas.

No fim das contas, tá tudo funcionando perfeitamente.

2 curtidas

Estou com problema. Meu caso é esse, de HD como “disco 0” e “sda” e SSD como “disco 1” e “sdb”. O boot do Win10, na reinstalação, tinha ficado no HD, mas já o passei a partição UEFI para o SSD. O problema está na reinstalação do Linux Mint: atribuo uma partição devidamente formatada para a UEFI em “sdb” (ou seja, “disco 1”, o SSD), e o instalador dá pau, põe mensagem de que não foi possível criar a UEFI e em seguida trava.

Li num fórum que o Ubiquity teria um bug, que o faz instalar a partição UEFI na partição que fica “em primeiro” (nesse caso, “sda”). Procede isso?

Quando testei a opção “instalar junto ao Windows boot Manager” (e este agora está numa partição em “sdb”), o Ubiquity me põe mensagem sugerindo uma reorganização de partições em “sda”…

Uma gambiarra seria desplugar o HDD pra instalar os sistemas e depois montar a home…

https://manjariando.com.br/2018/01/02/como-separar-a-home-com-o-sistema-ja-instalado/

1 curtida