Me chamo Lucas, e recentemente fiz a aquisição de um novo laptop. Um daqueles que podem ser chamados de ‘notebooks gamers’. Sempre usei Debian, mas como agora vou poder jogar no computador, e como o Pop!_OS parece ser bem popular entre os jogadores no Linux, decidi dar uma chance a esta distribuição.
Meu problema é o seguinte: nunca tive uma máquina deste calibre, muito menos um computador com SSD + HD. Em adicional, recentemente descobri sobre algo chamado Swap, que divide opniões… Enfim, muita confusão pra mim. Por isso preciso de ajuda de vocês para realizar a instalação dessa distro. Eu desejo instalar no SSD somente o sistema operacional (foi o que me recomendaram), e utilizar o HD para o armazenamento de programas+arquivos… e sobre esse Swap nem sei o que fazer… o que recomendam, e como posso fazer isso?
Entendi o que é Swap. Pelo visto, não acho que eu vá precisar de tanta, visto que terei 32gb de RAM, mas é bom usar um pouco só pra garantir… Sobre o particionamento, a minha dúvida é sobre como deixar apenas o sistema operacional no SSD (no instalador, o que eu deveria fazer), e todo programa/arquivo que eu tenha vá para o HD.
A melhor forma de você particionar seu espaço vai depender dos tamanhos dos seus HD’s/SSD’s e informar as configurações do seu computador iria ajudar a responder mais objetivamente.
Sobre o tamanho da SWAP existe esse vídeo aqui do Dio que apesar de antigo responde a basicamente todas as perguntas.
Em um equipamento muito parrudo, a SWAP física (partição) poderia até ser substituída por uma SWAP em arquivo - apesar de ser mais lenta, é uma opção viável se espaço em disco não for um problema.
Uma última consideração é que eu uso Debian SID para jogar e estou bem contente.
No que se diz respeito a memória, estou assim: 32GB de RAM SSD 500GB HD 2T SLOT 3 Vazio
Sobre o SO, realmente escolhi testar o Pop!, por recomendação do Dio mesmo. Mas quando me sobrar um tempinho vou dar uma olhada melhor sobre isso, como eu disse sou usuário Debian de longa data…
Com 500gb de SSD eu colocaria perto de 80gb para o “/” e deixaria o restante para a “/home”. E utilizaria o HD como uma partição à parte apenas para colocar arquivos mais pesados como filmes, os instaladores dos jogos e backups.
O Pop é uma ótima distribuição e realmente entrega uma experiência muito boa em jogos. Vale a pena testar sim.
Saquei… Só pra ver se eu entendi mesmo: nessa configuração sugerida, eu teria o “raiz” e o “usuários” no SSD, e os programas que eu instalasse ficariam no HD, pois a maioria fica no /bin certo?
Sim e não. SIM, você teria a raiz e os usuários no SSD que é mais rápido etc. NÃO, porque o “/bin” por padrão fica junto com o “/” então também estaria no SSD.
Essa partição extra no HDD que eu sugeri, seria uma partição genérica qualquer que você pode dar o nome que preferir. Eu por exemplo, crio um “/dados” que fica em um HDD e é onde eu guardo meus backups.
Tópico é igual caixa de pandora… você abre, mas nunca sabe como irá acabar.
Hm… Pergunto isso pois trabalho com programação e, às vezes preciso de bastante espaço para o desenvolvimento de um projeto. Assim, meu planejamento inicial era colocar as IDES e os programas de edição + seus respectivos arquivos no HDD.
Sim. A questão é que realmente não manjo muito sobre partições, etc… Só insisto em deixar o SO sozinho no SSD pois li que quanto mais cheio o mesmo, mais lento ele fica. E se eu entendi bem, o SSD pode buscar infomações no HDD, e assim seria mais vantajoso deixá-lo quase vazio. Pelo menos foi o que saquei na minha pesquisa, mas me corrija caso eu esteja equivocado.
Olha, eu botei 175gb livres na minha partição “/”, e com varias coisas instaladas não cheguei a 50gb usado, e instalo bastante coisa, realmente 500gb de ssd somente pro sistema é um desperdício, recomendo uns 100 gb pro “/”, se esta meio assim, bota um 150 pra garantir, e o restante para a “/home”, e o hd vc pode instalar os jogos mais pesados, criar lá seus diretórios dos projetos de programação, filmes etc…,
O que pesa mais são os jogos, o restante é pouco, não lembro de ver um programa com mais de 1gb pra instalar
Não sei se vc já fez a instalação, mas fica a minha ideia