Particionamento no Pop!_OS = SSD + HD + Swap?

Boa noite a todos!

Me chamo Lucas, e recentemente fiz a aquisição de um novo laptop. Um daqueles que podem ser chamados de ‘notebooks gamers’. Sempre usei Debian, mas como agora vou poder jogar no computador, e como o Pop!_OS parece ser bem popular entre os jogadores no Linux, decidi dar uma chance a esta distribuição.
Meu problema é o seguinte: nunca tive uma máquina deste calibre, muito menos um computador com SSD + HD. Em adicional, recentemente descobri sobre algo chamado Swap, que divide opniões… Enfim, muita confusão pra mim. Por isso preciso de ajuda de vocês para realizar a instalação dessa distro. Eu desejo instalar no SSD somente o sistema operacional (foi o que me recomendaram), e utilizar o HD para o armazenamento de programas+arquivos… e sobre esse Swap nem sei o que fazer… o que recomendam, e como posso fazer isso?

Grato desde já, Lucas.

Bro,

Neste post tem uma lista que dá uma sugestão de qual valor colocar na partição SWAP.

E neste post lhe dará uma ideia do que é SWAP e uma dica para alterar o limite de uso dela.

A ideia do seu particionamento não está ruim não. Na minha maquina, que não é gamer mas possui 2 SSDS, eu faço:

/ - /boot - /backup - swap e /home.

Entendi o que é Swap. Pelo visto, não acho que eu vá precisar de tanta, visto que terei 32gb de RAM, mas é bom usar um pouco só pra garantir… Sobre o particionamento, a minha dúvida é sobre como deixar apenas o sistema operacional no SSD (no instalador, o que eu deveria fazer), e todo programa/arquivo que eu tenha vá para o HD.

Na tela que você vai particionar o sistema, você coloca o /home no HDD e o resto no SSD.

Importante: Lá no final desta mesma tela vai ter uma parte de opções para escolher onde instalar o GRUB, ai você coloca no SSD também.

Entendi. Aí nesse caso, se eu mandar um “apt-get install gimp”, o gimp vai automaticamente para o /home, que fica no HD, certo?

Fala @LUCAS_DE_BIAZI_FERRE beleza?

A melhor forma de você particionar seu espaço vai depender dos tamanhos dos seus HD’s/SSD’s e informar as configurações do seu computador iria ajudar a responder mais objetivamente.

Sobre o tamanho da SWAP existe esse vídeo aqui do Dio que apesar de antigo responde a basicamente todas as perguntas.

Em um equipamento muito parrudo, a SWAP física (partição) poderia até ser substituída por uma SWAP em arquivo - apesar de ser mais lenta, é uma opção viável se espaço em disco não for um problema.

Uma última consideração é que eu uso Debian SID para jogar e estou bem contente. :wink:

:vulcan_salute:t2:

Opa, e aí?

No que se diz respeito a memória, estou assim:
32GB de RAM
SSD 500GB
HD 2T
SLOT 3 Vazio

Sobre o SO, realmente escolhi testar o Pop!, por recomendação do Dio mesmo. Mas quando me sobrar um tempinho vou dar uma olhada melhor sobre isso, como eu disse sou usuário Debian de longa data…

1 curtida

Com 500gb de SSD eu colocaria perto de 80gb para o “/” e deixaria o restante para a “/home”. E utilizaria o HD como uma partição à parte apenas para colocar arquivos mais pesados como filmes, os instaladores dos jogos e backups.

O Pop é uma ótima distribuição e realmente entrega uma experiência muito boa em jogos. Vale a pena testar sim.

:vulcan_salute:t2:

2 curtidas

Saquei… Só pra ver se eu entendi mesmo: nessa configuração sugerida, eu teria o “raiz” e o “usuários” no SSD, e os programas que eu instalasse ficariam no HD, pois a maioria fica no /bin certo?

Off Topic: Aqui se fecha post?

Sim e não. SIM, você teria a raiz e os usuários no SSD que é mais rápido etc. NÃO, porque o “/bin” por padrão fica junto com o “/” então também estaria no SSD.

Essa partição extra no HDD que eu sugeri, seria uma partição genérica qualquer que você pode dar o nome que preferir. Eu por exemplo, crio um “/dados” que fica em um HDD e é onde eu guardo meus backups.

Tópico é igual caixa de pandora… você abre, mas nunca sabe como irá acabar. :wink:

:vulcan_salute:t2:

Hm… Pergunto isso pois trabalho com programação e, às vezes preciso de bastante espaço para o desenvolvimento de um projeto. Assim, meu planejamento inicial era colocar as IDES e os programas de edição + seus respectivos arquivos no HDD.

@LUCAS_DE_BIAZI_FERRE Opa! Fique livre para adaptar a divisão de espaço da forma como ajudar melhor com a sua forma de trabalho/necessidade. :slight_smile:

O mais importante é utilizar os recursos que você adquiriu da melhor forma possível.

:vulcan_salute:t2:

Sim. A questão é que realmente não manjo muito sobre partições, etc… Só insisto em deixar o SO sozinho no SSD pois li que quanto mais cheio o mesmo, mais lento ele fica. E se eu entendi bem, o SSD pode buscar infomações no HDD, e assim seria mais vantajoso deixá-lo quase vazio. Pelo menos foi o que saquei na minha pesquisa, mas me corrija caso eu esteja equivocado.

Acredito que estes vídeo do Dio podem te ajudar.

Olha, eu botei 175gb livres na minha partição “/”, e com varias coisas instaladas não cheguei a 50gb usado, e instalo bastante coisa, realmente 500gb de ssd somente pro sistema é um desperdício, recomendo uns 100 gb pro “/”, se esta meio assim, bota um 150 pra garantir, e o restante para a “/home”, e o hd vc pode instalar os jogos mais pesados, criar lá seus diretórios dos projetos de programação, filmes etc…,
O que pesa mais são os jogos, o restante é pouco, não lembro de ver um programa com mais de 1gb pra instalar

Não sei se vc já fez a instalação, mas fica a minha ideia

Saquei… Ainda não fiz não. Estou averiguando ainda sobre o SO. Mas eu também acho meio que um desperdício toda essa memória pra tão pouco.